Ao receber um feedback, mesmo que todas as orientações tenham sido seguidas (quanto à formalidade, ao consenso, à restrição do lugar, ao ouvir na essência, à intercalação entre os pontos bons e de melhoria) a pessoa pode adotar uma postura defensiva. Por isso, podemos dizer que assim como dar, receber feedback também é algo que se aprende.
“Defensivo” é o ato de defender-se, em vez de estar aberto a escutar, fazer uma autoanálise e corrigir-se (para o caso de um feedback corretivo). A postura defensiva não gera aprendizagem e, não gerando aprendizado, não gera desenvolvimento.
Sinais de uma Postura Defensiva
- Sentir curiosidade sobre o que você precisa mudar e aprender;
- Demonstrar interesse superficial enquanto pensa em como contestar;
- Explicar demais e achar que, com isso, o problema irá desaparecer;
- Justificar o problema;
- Interromper para dar sua opinião;
- Sentir-se criticado e desvalorizado em seu trabalho;
- Culpar sutilmente outra pessoa;
- Mostrar sua irritação de forma não verbal;
- Intimidar ou atacar o mensageiro;
- Fingir que concorda e depois falar da pessoa pelas costas;
- Concordar, mas torcer para que o plano falhe.
Em contrapartida, existe uma postura focada na aprendizagem. Para aprender deve-se adotar uma postura aberta, a defesa e a justificativa são menos importantes que o reconhecimento e a busca por melhoria.
Em um feedback corretivo sabemos que algo errado ocorreu. Pode ser uma falha técnica ou um problema de postura ou comportamento. Há algo a ser corrigido, melhorado. Nesse caso a mudança positiva, referente ao ocorrido, é o que tem o poder de gerar mudança e aprendizagem.
Não se aprende quando se está preocupado em se isentar da culpa – seja criando desculpas ou culpando outros – também não se aprende mostrando irritação, raiva, descontentamento e planejando vingança a possíveis culpados pelo que está ocorrendo (quando o feedback é encarado como algo ruim).
Nós aprendemos pedindo informações novas, corretas, exemplos do que seria ideal/adequado, sabendo onde ocorreu a falha, questionando sobre a postura que se espera a partir desse momento, sondando a respeito da imagem pessoal e do relacionamento com as pessoas, planejando uma nova forma de ver/fazer.
Dicas para Desenvolver uma Postura de Aprendizagem
- Planeje a mudança, envolva as pessoas e implemente-a;
- Transmita entusiasmo em relação à mudança;
- Pense em voz alta, fazendo novas associações relativas ao problema;
- Assuma total responsabilidade;
- Peça informações e exemplos;
- Questione-se sobre o seu papel no problema;
- Transmita uma curiosidade genuína;
- Receba bem o mensageiro;
- Resuma os pontos-chave;
- Pareça interessado, exiba uma postura aberta;
- Seja curioso sobre o que você precisa aprender e mudar.
Vê como eliminar a postura defensiva e ter uma mais aberta aos feedbacks é importante? Pois bem, você é o reflexo de seus pensamentos e comportamentos. Como tal, quando resiste a receber e avaliar um feedback, consequentemente, acabará se fechando a novos aprendizados, para evoluir e crescer profissional e pessoalmente. Lembre-se disso e abra-se as oportunidades de evolução e crescimento que os feedbacks podem te trazer. Permita-se!
E se você deseja vencer esta e outras crenças limitantes em relação ao feedback e evoluir em sua carreira e vida pessoal de forma objetiva e planejada, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC.