Em se tratando do alcance de resultados e do aumento da produtividade nas empresas, entender como melhorar a autoconfiança dos seus funcionários é fundamental ao líder e empreendedor. Quando os nossos colaboradores estão com a autoestima elevada, eles se sentem mais confiantes para realizar as suas tarefas e mais motivados para o trabalho, para colaborar com as suas ideias e habilidades e para demonstrar todo o seu potencial.

Porém, como fazer isso? Certamente, você também está interessado em saber como melhorar a autoconfiança dos seus funcionários e aumentar a eficiência operacional na sua empresa, não é mesmo? Essa é uma preocupação importante e que, enquanto empresários, nos leva a pensar em ações e soluções efetivas para motivar, engajar e desenvolver os nossos profissionais.

Pensando justamente em ajudar você a conquistar resultados ainda mais extraordinários com a sua equipe, separamos algumas dicas poderosas e perfeitamente aplicáveis no dia a dia e que, com certeza, ajudarão a aumentar drasticamente a autoconfiança dos seus funcionários. Continue lendo e saiba mais!

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Dicas de como melhorar a autoconfiança dos seus funcionários

1. Reconheça os seus profissionais

Uma atitude que ajuda a elevar a autoconfiança de um colaborador é o reconhecimento profissional ao seu trabalho, bem como às suas habilidades, esforços, competências, diferenciais e comportamentos positivos. Por isso, reconheça a dedicação, o foco e os resultados da sua equipe. Enalteça os seus pontos fortes, comemore as suas conquistas e fortaleça a sua autoestima. Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho positivas, elogios, bonificações, entre outros prêmios.

2. Valorize a sua equipe

O profissional valorizado, que é reconhecido pela sua empresa e líder, que recebe oportunidades reais de crescimento na carreira, que tem chances de demonstrar as suas habilidades e competências e também que é recompensado financeiramente e, de forma justa, pelo seu trabalho, certamente, também tem maior confiança em si mesmo. Portanto, esteja atento e invista na valorização da sua equipe. Nesse sentido, vale a pena criar planos de carreira que motivem os profissionais a progredirem!

3. Respeite os seus colaboradores

Um profissional respeitado também é um colaborador mais confiante em si mesmo e no seu trabalho. Por isso, os líderes que ouvem os seus liderados, que respeitam as suas necessidades, que compartilham as suas experiências e conhecimentos, que oferecem oportunidades e também que desenvolvem uma comunicação aberta e não violenta com os seus liderados são essenciais para que os funcionários sintam-se respeitados e mais autoconfiantes. São pilares de uma gestão democrática.

4. Ofereça um ambiente seguro

Elimine ruídos na comunicação, bem como fontes de boatos e fofocas, de modo a evitar que os seus colaboradores sintam-se inseguros e ameaçados por informações que não condizem com a realidade e com os planos da empresa (demissões, corte de gastos e mudanças na gestão, por exemplo). Para isso, crie na sua organização canais de comunicação interna oficiais para distribuir as notícias de interesse geral e também instrua os seus líderes a rechaçar comportamentos negativos e manter a equipe sempre calma, focada e confiante.

5. Ofereça feedbacks completos

O feedback é o processo em que o líder realiza uma avaliação de desempenho do seu liderado e apresenta a ele os resultados obtidos. Geralmente, isso ocorre em uma breve reunião individual, em que são apresentados os critérios avaliativos empregados, os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados. Isso melhora a autoconfiança do colaborador porque o mantém informado acerca de como os líderes estão avaliando o seu desempenho, mas precisa ser conduzido com muita ética, respeito e motivação.

6. Invista em capacitação

Não cabe aos líderes apenas apontar nos liderados o que precisa ser melhorado. Em complemento aos feedbacks, é importante também capacitá-los, ou seja, oferecer ferramentas práticas para que melhorem no dia a dia de trabalho e evoluam nas suas respectivas carreiras. Por isso, as empresas que oferecem cursos, treinamentos, palestras e materiais de apoio são geralmente as que contam com profissionais mais capacitados e, consequentemente, mais autoconfiantes para as tarefas profissionais.

7. Evite o microgerenciamento

Você já teve um chefe que fica “em cima” de tudo aquilo que você faz? Que controla cada vírgula que você escreve, cada dado que você coloca em uma planilha e cada decisão que toma? Essa postura é conhecida como microgerenciamento. Os líderes que agem assim querem controlar tudo o que todos fazem e, na verdade, demonstram não confiar nos seus colaboradores. Evite que isso ocorra e ofereça uma supervisão que não seja sufocante. Esteja por perto, mas ofereça liberdade para o profissional desenvolver a sua autonomia.

Conclusão

Estes são alguns exemplos de como melhorar a autoconfiança dos seus funcionários com atitudes simples e efetivas. Além de profissionais, lidamos com seres humanos nas nossas empresas, que têm sonhos, desejos e necessidades de reconhecimento e valorização do seu trabalho.

Comece, então, a colocar-se no lugar dos seus colaboradores, a ouvir as suas demandas e a conciliá-las às ações de crescimento da empresa. Com certeza, quanto maior for a autoconfiança da sua equipe, melhores também serão os seus resultados. Invista nos seus funcionários e tenha muito sucesso. Além disso, sempre que precisar, conte com as soluções corporativas do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching para potencializar e desenvolver ainda mais a autoconfiança dos seus funcionários!

E você, querida pessoa, de que maneiras desenvolve a autoconfiança dos seus colaboradores? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!