Quando falamos em amor próprio nós estamos falando do primeiro amor que uma pessoa deve ter – que é o amor por si mesma. Pode parecer um velho clichê, mas não, pois amar quem você é; reconhecer suas qualidades, talentos, dons, seu jeito único é um valor importante e a melhor forma de se relacionar com quem você é, e também com o ser humano que você deseja construir em si e edificar.
Neste sentido, gosto muito de um livro, escrito por mãe e filha, as americanas Kim e Alison McMillen, e que se chama – Quando Me Amei de Verdade. Ele traz poderosas reflexões sobre a importância de amar a si mesmo, de saber dizer não para as coisas que nos perturbam e de livrar-se do medo dos julgamentos que, muitas vezes, são o que verdadeiramente impede que façamos mudanças em nossa vida e encontremos o sentido da nossa existência e felicidade.
Como coach, eu encontrei e ainda encontro muitas pessoas que têm tudo, menos amor próprio. Isso as impede de assumir suas vontades, de realizar seus desejos e sonhos e coloca sua luz própria numa enorme caixa com uma tampa de crenças limitantes que lhes impendem de sair de dentro de si e amar seu reflexo no espelho.
Como então um ser humano que não se ama, pode reconhecer-se como alguém merecedor de sucessos, resultados, de ser amado pelos outros e como uma pessoa importante para o mundo? Como um ser sem amor próprio pode não ser escravizado por pensamentos sabotadores e comportamentos negativos? A resposta é apenas uma – libertando-se e amando-se verdadeiramente!
Coaching na Construção do Amor Próprio
O Coaching é um processo de autoconhecimento, ou melhor, de autorreconhecimento. É onde a pessoa tem a oportunidade de conhecer seus pontos fortes, qualidades, de enxergar seus talentos e de conquistar seu empoderamento. Para isso, o processo atua de forma a ajudar o coachee (cliente), com problemas de autoestima, a identificar as causas de sua baixa confiança para em seguida atuar no sentido de eliminar comportamentos e crenças que prejudicam a ter seu amor próprio.
Ao eliminar estes bloqueios, o indivíduo tem a chance de compreender quais são seus desejos, vontades e sonhos. De olhar para si mesmo e enxergar suas qualidades e orgulhar-se de quem é. Coaching ajuda a pessoa a apaixonar-se por si mesma e a viver realmente uma relação de amor consigo mesma. Isso traz o empoderamento que todo ser humano precisa para se amar de verdade e também para ser mais feliz como merece
Benefícios do Coaching
Inúmeros benefícios podem ser alcançados através do Coaching Espiritual. Conheça alguns:
- Harmonia e qualidade de vida;
- Autoconhecimento;
- Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
- Ressignificação;
- Descoberta do propósito de vida;
- Inteligência emocional;
- Desenvolvimento do perdão;
- Aumento da autoestima;
- Enfrentamento dos obstáculos e problemas do dia-a-dia;
- Foco no positivo;
- Mudança de pensamentos e comportamentos negativos;
- Consciência e valorização da força interior;
- Minimização do estresse;
- Maior compreensão do outro e das suas ações;
- Fortalecimento das potencialidades;
- Coerência entre os valores e o comportamento;
- Valorização da essência;
- Quebra das próprias limitações;
- Capacidade de tomar decisões;
- Relacionamento Interpessoal;
- Motivação;
- Visão sistêmica;
- Flexibilidade;
- Viver o presente, sem arrependimento do passado e sem medo do futuro;
- Rompimento da zona de conforto;
- Desenvolvimento do amor próprio;
- Senso de pertencimento;
- Capacidade de influenciar positivamente as pessoas;
Perceba que o Coaching pode realmente contribuir para que você conquiste um estado de felicidade e plenitude para a sua vida. Isso só demonstra o quando essa metodologia pode te ajudar em um processo de transformação que irá findar-se no seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Lembre-se que , ao amar a si mesmo você dara o primeiro e mais importante passo em direção a uma vida verdadeiramente incrível e estraordinária. Eu te convido a olhar no espelho, abraçar-se e sentir toda a energia, beleza e profundidade do seu ser.