mão escrevendo a palavra feedback

© Depositphotos.com / roobcio Apesar de ser uma excelente ferramenta para a gestão organizacional, é preciso muito cuidado e profissionalismo na hora de fazer um feedback.

A palavra feedback significa resposta, retro informação, comentários e informações sobre algo que já foi feito com o objetivo de avaliação, processo em que uma pessoa emite uma mensagem e obtém uma reação de quem a recebe, sendo usada para avaliar os efeitos deste processo.

Trata-se de uma das técnicas mais eficientes para promover o desenvolvimento de colaboradores em uma organização. O feedback consiste em dar retorno a um funcionário sobre determinada atitude, trabalho ou projeto. Ele funciona como uma avaliação de performance e, quando realizado de forma assertiva, tem o poder de motivar, incentivar e desenvolver a melhoria dos profissionais.

Por meio do feedback, é possível proporcionar melhorias nos processos de trabalho, aperfeiçoar ou alterar comportamentos, estimular o autodesenvolvimento, aprimorar talentos e aptidões, além de identificar pontos fortes e fracos que podem ser lapidados dentro do ambiente corporativo.

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Existem dois tipos de feedback: o feedback construtivo ou assertivo, e o feedback negativo. O primeiro tipo se caracteriza por ter a finalidade de promover melhorias na atuação de um profissional por meio de elogios que ressaltam acertos e comportamentos positivos que contribuíram para a conquista de grandes resultados. O feedback negativo, por sua vez, ressalta erros e aponta falhas de um colaborador.

Apesar de ser uma excelente ferramenta para a gestão organizacional, é preciso muito cuidado e profissionalismo na hora de fazer um feedback. Isso porque o feedback negativo, em muitos casos, pode ser visto como injúria, provocação ou até mesmo ofensa.

O feedback assertivo, por outro lado, motiva os profissionais que, ao receber um retorno positivo de seu trabalho, passam a ter consciência de seu valor perante dentro da equipe.

Dicas de Coaching para feedbacks assertivos

Confira algumas dicas de coaching que podem te ajudar a realizar feedbacks positivos de maneira eficaz e assertiva:

Seja breve

Ao realizar o feedback, seja breve e não fique horas e horas falando a mesma coisa ou explicando razões ao subordinado. Seja claro, objetivo e sucinto.

Ambiente seguro

O momento do feedback deve ser reservado especificamente para esta conversa. Para isso, escolha um local seguro, longe de outras pessoas e livre de interferências. Para realizá-lo de forma eficaz, o profissional deve estar receptivo e confortável e, diante disso, um ambiente seguro é um fator fundamental.

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Controle o tom de voz

Lembre-se que, muitas vezes, o que impacta não é o que se diz, mas a forma como é dito. E isso serve também para a realização dos feedbacks. Por isso, tente se manter o mais calmo possível, controlar seu tom de voz e, principalmente, suas emoções. Isso evita que o profissional interprete o feedback de maneira negativa.

Planeje o feedback

Antes de realizar o feedback, é fundamental planejar este momento com antecedência. Para isso, anote previamente o que será dito.

Se você deseja conhecer outras importantes dicas, técnicas e ferramentas úteis para a realização de retornos construtivos, convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC.

E você, já deu ou recebeu algum tipo de feedback? Como foi esta experiência? Deixe o seu comentário e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!