Você se responsabiliza e toma iniciativa antecipando-se às demandas de seu trabalho ao invés de esperar ordens dos outros? Se sua resposta for positiva, Parabéns! Você pertence a um seleto grupo dos proativos e tem muito potencial para desenvolver uma carreira bem-sucedida.
Como a própria palavra diz, proatividade define alguém que age por antecipação, que se coloca em uma situação futura. Trata-se de um comportamento consciente que permite prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de interferir, reagir, modificar e interagir com as situações ao redor para fazer as coisas acontecerem no tempo certo.
Dessa forma, as pessoas proativas não apenas tomam a iniciativa como também assumem o compromisso e colocam as suas ideias em prática. A proatividade é muito buscada e valorizada pela maioria das empresas porque as pessoas com esse perfil conseguem evitar prejuízos.
A principal postura dos proativos diante dos problemas é propor algo, mesmo que não sejam eles os responsáveis pela origem dessas situações. Sua capacidade de observação apurada, representada por sua visão sistêmica e a vontade de conhecer mais sobre a sua área de atuação, bem como as atividades exercidas pelos seus colegas são as principais particularidades que os permitem se antecipar e executar bem as tarefas, ajudar os demais e, especialmente, desenvolver soluções efetivas.
Contents
Proatividade no Trabalho
Nas empresas, os profissionais proativos são aqueles que não ficam engessados, fazendo apenas o que lhes foi diretamente delegado. Os proativos geralmente são os colaboradores que mais ajudam o gestor e os seus colegas de trabalho, pois não esperam ordens para agir. Não por acaso, esses profissionais têm mais chances de obter reconhecimento do que aqueles que preferem fazer apenas o trivial.
Contrastando-se com os indivíduos proativos, temos os reativos. Pessoas com comportamento mais voltado para esse perfil são aquelas que utilizam-se de diversos fatores para justificar suas impossibilidades. Diante de problemas, elas tentam se eximir de alguma ação com a justificativa de que aquilo não é sua responsabilidade. Elas estão, assim, aprisionadas e dominadas pelas circunstâncias.
Dicas Para Ser Proativo e Assertivo
As pessoas não são totalmente proativas ou totalmente reativas e, por esse motivo, não devem ser rotuladas. Em geral, todos são dotados de uma mistura de comportamentos pertencentes a esses perfis. Quando aqueles mais próximos à proatividade se destacam, temos indivíduos com tendência a serem proativos.
No entanto, é importante deixar claro que essa habilidade pode ser desenvolvida se você estiver disposto a mudar paradigmas, valores e hábitos. Desenvolver a proatividade é um processo nem sempre fácil, mas possível se você tiver persistência e dedicação.
Seja um bom observador
Proatividade está diretamente ligada à capacidade de observação e análise do ambiente. Sem essa percepção apurada, é impossível agir para melhorar as situações. Por isso, exercite diariamente sua capacidade de observação, identifique o que pode ser melhorado, novas possibilidades, focos de problemas e busque soluções desde já.
Aprenda a Trabalhar em Equipe
Aprender a trabalhar em grupo, oferecendo seus conhecimentos e também estando aberto a receber sugestões e opiniões dos colegas faz parte do perfil do profissional proativo. Essa abertura a compartilhar e oferecer soluções para que a tarefa seja executada com maestria é fundamental.
Respeite os Limites dos Outros
Em se tratando de proatividade, ter bom senso é fundamental para não ultrapassar os limites e invadir o espaço do outro. Mesmo que sua intenção seja a melhor, é importante se lembrar de que cada um tem suas competências e um próprio tempo para executar as tarefas.
Respeite seus próprios limites
Atente-se para não extrapolar o nível saudável de proatividade e buscar conciliar seu trabalho com as demandas extras, de maneira assertiva. Ou seja, se você é proativo, para que possa aproveitar essa habilidade, encontre um equilíbrio que favoreça a execução de suas tarefas. Isso vai lhe permitir manter sua motivação para o trabalho, sem exceder suas capacidades físicas e mentais.
Ame o que faz
Nem sempre é possível fazer o que ama, mas amar o que faz é sim uma escolha. As pessoas proativas geralmente se enquadram neste último caso, exercendo suas funções com maestria e paixão. Dessa forma, tornam-se naturalmente comprometidas e movidas incessantemente por alcançar melhores resultados.
E você, deseja desenvolver essa e outras capacidades comportamentais e melhorar suas chances de sucesso profissional? Faça a formação que vai alavancar seus resultados. Faça o Professional & Self Coaching – PSC!
Gostou do texto? Curta e compartilhe em suas redes sociais!