Querida pessoa, quero começar este artigo com um pequeno exercício. Pense em uma pessoa. Pensou? Agora, eu quero que você pense na característica mais forte que esta pessoa possui. Se esta é uma característica forte e que define bem quem é esta pessoa, eu quero te contar uma coisa: esta é a marca pessoal dela. Mas, o que é marca pessoal? Como identificar a minha marca pessoal? Para responder esta e outras perguntas sobre este importante tema, preparei este artigo especialmente para você. Confira!

Mas afinal, o que é marca pessoal?

Quando se fala em marca pessoal, fala-se de algo que está intrinsecamente ligado a essência de cada indivíduo. Todos nós temos uma marca pessoal pois ela representa o que você tem e que te faz um ser humano único, diferente dos demais. Assim como as empresas possuem uma marca que as representa no mercado e deixam evidente seus diferenciais competitivos para seus clientes, a marca pessoal tem também essa função.

A marca pessoal é composta por habilidades e competências, dons e talentos. É aquilo que nos diferencia das demais pessoas e profissionais. São as características marcantes da personalidade de cada um.

Muita gente confunde marca pessoal com marketing pessoal, mas os conceitos de ambos são bastante diferentes. Enquanto o marketing pessoal consiste em um conjunto de estratégias para a apresentação de uma pessoa, a marca pessoal é o que você é na essência. Marca pessoal está ligada à sua identidade, enquanto o marketing está na sua imagem.

A marca pessoal é algo que acompanha o indivíduo em todas as áreas de sua existência. Nas relações interpessoais, na carreira profissional, no ambiente de trabalho e demais campos da vida, a marca pessoal se fará presente.

 

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

A marca pessoal no ambiente de trabalho

Todos os profissionais precisam estar atentos com suas marcas pessoais. É através da marca pessoal que gestores, clientes e até colaboradores terão condições de conhecer melhor quem está diante deles – no caso, você! Sua marca pessoal é uma poderosa aliada para que você alcance o tão sonhado sucesso profissional. Além disso, uma marca pessoal bem desenvolvida contribui significativamente com o sucesso de futuros negócios em quaisquer segmentos.  

Para construir uma marca pessoal que transmita credibilidade, o autoconhecimento é imprescindível, pois é através dele que você reconhecerá suas mais poderosas competências. Além disso, é através do autoconhecimento que se identifica os pontos de melhoria, assim podendo trabalhá-los a seu favor.

 

É importante que você tenha em mente que a sua marca pessoal é seu cartão de visita, é a primeira impressão. Ela é sua característica mais marcante, aquela que todos ao seu redor e que convivem com você percebem. Nada melhor que esta marca pessoal seja algo positivo, não é mesmo? E o que é preciso fazer para construir esta marca pessoal?

Se você acredita que precisa de uma nova marca pessoal ou que precisa construir uma marca para si, confira as dicas a seguir que te ajudarão neste processo!

1 – Desenvolvimento de habilidades e aperfeiçoamento são fundamentais

É muito importante que você busque o aprimoramento de suas habilidades e também de novos conhecimentos. Portanto, invista em formações e cursos de capacitação. Invista também em formações de desenvolvimento humano. Assim, você reforçará e potencializará sua marca pessoal.  

2 – Invista na sua comunicação

Ter habilidades para se comunicar é muito importante. Vale destacar que comunicar não significa somente falar, ouvir também é uma etapa da comunicação. Saber falar e saber ouvir seus interlocutores são habilidades necessárias. Afinal, é através da comunicação que você fará grande parte da exposição da sua marca pessoal. Uma boa forma de melhorar esta habilidade é investir em leitura. Tenha o hábito de ler. Outra forma de desenvolver esta habilidade é participar de palestras. É uma boa maneira para exercitar a audição e ouvir na essência.

3 – Construa network

Nada melhor que manter uma rede de relacionamento com afinidades, gostos e habilidades parecidas, não é mesmo? Estar presente em eventos relevantes do seu segmento mercadológico é importante para que você crie uma rede de contatos interessante e valorosa. Investir em um networking é uma ótima estratégia para agregar valores importantes para sua marca pessoal

4 – Marketing Pessoal é imprescindível

Como mencionei anteriormente, Marketing Pessoal é diferente de Marca Pessoal. Mas isso não significa que um anula o outro. O marketing pessoal é importante para divulgar a sua marca pessoal. Por isso, é importante que você Invista na sua divulgação. Uma boa forma de fazer esta divulgação é utilizar as redes sociais e demais plataformas disponíveis na internet. Se for preciso, busque ajuda para otimizar os recursos destas plataformas em seu próprio benefício. Assim, você ampliará o alcance das pessoas que saberão e conhecerão a sua marca pessoal e seus diferenciais

Autoconhecimento e coerência: fatores importantes para a marca pessoal

Que a marca pessoal precisa ser construída de maneira estratégica e inteligente, disso ninguém duvida. O que vemos constantemente são casos de celebridades, profissionais renomados no mercado de trabalho sendo “desmascarados” pois agiram de uma maneira totalmente divergente da marca pessoal que foi construída ao longo dos anos. Isso gera muitos desgastes, além de um grande desapontamento por parte das pessoas que acreditaram que aquela marca pessoal admirada não era coerente e verdadeira. Reverter este quadro não é algo fácil e, dependendo do nível do problema, pode ser até irreversível.

Para que sua marca pessoal tenha o desempenho desejado é fundamental o autoconhecimento. A partir das informações que você tem sobre si mesmo, será possível construir uma marca pessoal que realmente te represente bem. Pois ela terá a coerência necessária. A partir do autoconhecimento, você reconhecerá seus valores, sua missão enquanto profissional e suas principais características. Tais fatores serão de extrema importância para a construção da sua marca pessoal. Assim,ela falará bem sobre você em qualquer lugar, em qualquer situação, em qualquer tempo.

Muitas vezes, as pessoas buscam construir marcas pessoais que realmente são bastante eficazes e até mesmo populares em seus respectivos nichos de mercado, mas que não fazem sentido algum para elas mesmas. E isso é muito nocivo, não só para a carreira profissional como também para os demais campos da existência.

Por isso, é muito importante que você se conheça! Para que você e sua marca pessoal sejam uma só. O Professional & Self Coaching é uma boa forma de investir em autoconhecimento e garantir a construção de uma marca pessoal verdadeira,autêntica e coerente. Clique aqui e saiba mais sobre esta formação em Coaching. Lembre-se sempre que o autoconhecimento é o que proporcionará a estrutura e consolidação da sua marca pessoal. Graças a ele, será possível ter uma marca pessoal coerente que será verdadeiramente a base do seu sucesso.

Espero que este conteúdo contribua de maneira positiva e poderosa com a construção da sua marca pessoal, querida pessoa! Agora, quero que você me conte: você tem a sua marca pessoal? Como é a sua marca? Conte-me mais sobre ela. Se você ainda não tem ou ainda não reconhece a sua marca pessoal, conte aqui quais são as dificuldades que você tem encontrado neste processo. Se você acredita que este conteúdo pode ajudar outras pessoas a terem suas marcas pessoais de maneira coerente e verdadeira, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: 681206938 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund