Saber se comportar de forma adequada e mostrar postura profissional dentro do ambiente de trabalho são medidas essenciais para manter um bom relacionamento e ser visto com bons olhos diante de superiores e colegas de empresa.

Por isso, ter etiqueta profissional é fundamental. A etiqueta profissional pode ser definida como um conjunto de normas de conduta que cada profissional deve seguir dentro dos padrões e políticas da organização, visando ao bom convívio e à harmonia no local de trabalho.

Pensando nisso, selecionamos 8 poderosas dicas de etiqueta profissional para que você saiba qual a melhor maneira de se portar no trabalho. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

1. Cultive um bom relacionamento com todos no ambiente de trabalho

Uma vez que passamos boa parte do nosso tempo no trabalho, saber conviver em harmonia com chefes e colegas é essencial. Por isso, cada um tem de aprender a conviver com pessoas que têm pensamentos, comportamentos, criação e culturas diferentes.

É claro que você não é obrigado a gostar de todo mundo, mas o respeito a todos os colegas, superiores, fornecedores, clientes e demais pessoas é fundamental. Trate-os sempre com educação, respeito e gentileza. Além disso, jamais se permita “descontar” o estresse de um dia ruim sendo rude com os outros.

2. Evite falar mal da empresa e dos colegas

Lembre-se de ser profissional quando estiver no seu local de trabalho. Trate os seus colegas com respeito e evite falar mal da empresa ou de outros colaboradores. Isso, além de antiético, pode manchar a sua imagem profissional. (Leia mais sobre ética no trabalho).

Se precisar fazer alguma crítica, faça-a diretamente à pessoa cuja atitude você não gostou. Além disso, faça a crítica de forma construtiva, explicando o que o desagradou e o que poderia ser melhor. Não critique apenas por criticar. Demonstre as suas razões e jamais deixe de respeitar as pessoas.

3. Seja assíduo e pontual

A pontualidade é uma característica que demonstra responsabilidade e respeito com as políticas da organização. O horário de expediente existe para ser cumprido, por isso, evite atrasos constantes. O mesmo vale para reuniões, encontros com clientes, entregas de projetos, e por aí vai.

Quando não puder chegar no horário estipulado, seja por conta de um compromisso importante, seja por algum imprevisto, lembre-se de avisar os seus superiores ou colegas com o máximo possível de antecedência. Atrasos constantes e sem justificativa podem causar advertência e, dependendo do caso, até demissão. Adote a mesma postura para os momentos em que precisar se ausentar do trabalho.

4. Mantenha uma boa aparência

Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, tenha cuidado com a sua aparência. No local de trabalho, evite usar roupas curtas demais ou decotes e dê preferência para roupas mais formais — como o terninho, no caso das mulheres, e a roupa social para os homens. Evite, também, maquiagens excessivas e acessórios extravagantes.

Procure seguir a cultura da sua organização nesse sentido. Mesmo nos dias considerados “casuais” em termos de moda, não seja completamente descuidado da sua aparência. Apresente-se sempre limpo, com roupas passadas, barba aparada, unhas limpas etc.

5. Não trate de assuntos pessoais no trabalho

O ambiente de trabalho é específico para que você trate da sua vida profissional. Por isso, nada de ficar um tempão ao telefone batendo papo com o namorado, acessar redes sociais a todo instante, fazer trabalhos da faculdade, assistir a vídeos divertidos ou realizar qualquer outra atividade que não seja relacionada ao trabalho.

O mesmo vale para o uso da infraestrutura da empresa. Não leve materiais de escritório para casa e evite a utilização de computadores e impressoras para finalidades pessoais. Se for realmente necessário, peça permissão a algum superior para resolver essa questão pessoal com a estrutura da empresa.

6. Entenda que você não está na sua casa

Algumas pessoas agem na empresa como se estivessem em suas casas: deixam a louça suja na pia, comem petiscos na mesa de trabalho, falam alto, ouvem música em volumes que atrapalham o trabalho dos colegas, invadem o espaço alheio, controlam o aparelho de ar condicionado como se fosse seu, enfim, comportam-se como se não estivessem dividindo o ambiente com outras pessoas.

Jamais aja dessa forma. Lembre-se de que você está em um ambiente profissional, onde, assim como você, todos têm obrigações a cumprir. Portanto, respeite a individualidade de cada um e não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem a você.

7. Faça bom uso dos equipamentos e espaços coletivos

Nas empresas, todos os seus frequentadores são responsáveis pelos espaços de uso coletivo, como as copas, as estações de trabalho, os banheiros, os jardins etc. Não é porque existem profissionais que limpam e consertam esses ambientes que você pode agir com descuido, sujando e quebrando o que vir pela frente.

Quanto ao uso de equipamentos, tenha bom senso: conserte o que quebrar, devolva o que pegou emprestado ao lugar correto, reponha o papel que acabou na impressora, enfim, pense na coletividade.

8. Saiba a hora de falar e a hora de ouvir

Por fim, concluímos este artigo com uma dica de ouro, que é muito válida para as reuniões e também para os encontros com clientes: saiba a hora de falar e a hora de ouvir. No ambiente de trabalho, frequentemente temos que lidar com interesses em conflito. Portanto, saiba a hora de expor o seu ponto de vista, mas também compreenda que o outro tem esse mesmo direito de dizer o que pensa.

Mesmo para discordar, expresse-se com educação. Além disso, entenda que nem sempre será possível fazer a sua vontade no trabalho. Frequentemente, precisamos acatar as ideias dos superiores ou dos colegas. Nesse sentido, seja flexível e aja de acordo com os interesses coletivos.

Os 8 comportamentos acima são apenas algumas dicas essenciais de etiqueta profissional. Por meio deles, você será capaz de conviver melhor com as pessoas do seu trabalho, o que, consequentemente, lhe atribuirá uma imagem profissional muito melhor. Isso pode abrir muitas portas na sua carreira!

E você, querida pessoa, conhece mais alguma recomendação de comportamentos benéficos para a etiqueta profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!