As pessoas são a força que move uma empresa. O capital humano é, sem dúvida, o principal pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que a fazem crescer. Quando unidas, as pessoas podem alcançar resultados extraordinários e é por isso que o trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado.

Continue acompanhando para saber mais a respeito do trabalho em equipe e a sua importância.

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O trabalho em equipe e tão desafiador quanto recompensador

Um ponto que precisamos destacar é que trabalhar em uma empresa implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido.

Uma vez que integra as habilidades dos diversos componentes do grupo, o trabalho em conjunto traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.

O trabalho em equipe também oferece a oportunidade de socialização com os colegas, uma vez que o grupo convive diariamente e sempre é possível aprender e crescer em com essa relação.

Por que as empresas valorizam o trabalho em equipe?

Muitas pessoas se fazem essa pergunta por não conseguirem entender o motivo pelo qual o trabalho em equipe tem sido tão valorizado. E a verdade é que a resposta para esse questionamento é bastante simples: porque várias mentes pensam melhor do que apenas uma!

Cada indivíduo tem a sua visão sobre determinado assunto, às vezes, ela pode ser suficiente para ter uma boa ideia ou resolver um problema. Contudo, existem casos em que é necessário reunir várias pessoas para que cada uma chame a atenção para um detalhe.

Desse modo, através da união de várias percepções se chega a um resultado bem mais satisfatório do que se a atividade tivesse sido realizada por apenas um profissional. É por isso que as companhias têm adotado estratégias para montar e treinar suas equipes, para que trabalhem de forma colaborativa e coordenada.

Habilidades essenciais para o trabalho em equipe

Se deseja aperfeiçoar sua capacidade de trabalhar em equipe ou mesmo estimular isso entre os seus colaboradores, comece considerando as seguintes habilidades.

1. Saber ouvir

Devido à diversidade de opiniões e pensamentos de cada um, é necessário que a equipe tenha o hábito de ouvir o outro, além de expor seus posicionamentos respeitosamente. Assim, é possível chegar a um acordo que beneficie a todos: colaboradores, líderes e organização.

Quando ouvimos, nos conectamos verdadeiramente ao outro e temos a oportunidade de reforçar ideias que já tínhamos ou aprender com ele. Devemos sempre buscar ouvir antes de falar, pois é assim que conseguimos encontrar a forma certa de passar a mensagem que desejamos e construir laços poderosos com as pessoas.

2. Comunicar-se bem

Aqui entra a fala, que costuma ser citada como a habilidade de comunicar-se bem. Ela é importante porque representa o modo como nos apresentamos ao mundo. Em uma empresa, é fundamental saber se expressar bem para tirar dúvidas, mostrar seu ponto de vista, sugerir melhorias e questionar.

Para isso, é preciso ter uma base sólida de autoconfiança e abertura ao aprendizado. Afinal, ninguém sabe tudo, sempre podemos aprender com os outros e esse é um dos grandes benefícios de trabalhar coletivamente.

3. Comprometimento

Para que o trabalho realizado pela equipe seja frutífero, é preciso que os membros sejam ativos e estejam dispostos a trabalhar juntos para que os objetivos da companhia possam ser alcançados. É essencial que todos estejam entusiasmados e motivados para participar de todas as atividades e procurem sempre melhorar mais.

Embora o comprometimento venha de uma atitude pessoal, a companhia pode contribuir dando motivos para que os colaboradores trabalhem de forma engajada. Para isso, é preciso se atentar a pontos, como: remuneração compatível com o mercado, oferecimento de benefícios, ambiente agradável e amistoso, entre outros.

4. Confiança é a base de tudo

A confiança é a base de todo trabalho em equipe bem-sucedido. Todos os membros precisam realmente confiar uns nos outros, pois, somente assim, se sentirão livres e confortáveis para dividir informações e opiniões e, principalmente, pedir ajuda quando necessário.

Sabemos que a confiança não é algo automático e precisa de tempo para ser construída. Mais uma vez, a empresa pode impulsionar esse processo através de uma cultura com valores sólidos. Assim, os colaboradores irão agir de modo compatível, transmitindo seriedade uns para os outros.

5. Conhecer o funcionamento de toda a engrenagem

No trabalho em equipe, cada membro deve saber o que fazer, o que os outros integrantes estão fazendo e a sua importância para que a tarefa seja concluída com êxito. Na ausência de um colega, o grupo saberá como substituí-lo ou encontrará uma maneira de realizar aquela função, evitando que o trabalho se torne improdutivo.

Compartilhar informações e responsabilidades faz com que cada um possa dar o melhor de si e, também, ajudar aos outros, deixando o sucesso mais próximo da equipe. Nesse caso, os sistemas de gerenciamento de time se mostram bastante eficazes, pois garantem que esses dados fluam de maneira organizada.

Quer descobrir como é possível resgatar a união de sua equipe? Assista ao vídeo a seguir.

Como aprimorar as habilidades de trabalho em equipe?

Se você tem uma empresa e deseja aprimorar essa habilidade entre os seus colaboradores, saiba que os treinamentos se mostram como uma das melhores formas de otimizar esse processo e alavancar os resultados do empreendimento.

A primeira etapa dessa capacitação se resume a exercícios que promovam o autoconhecimento dos membros. Com isso, eles irão conseguir entender bem melhor as suas funções e saber por que são essenciais para o sucesso de todos.

Na segunda etapa, acontecem as dinâmicas de grupo, responsáveis por fazer com que os membros exercitem as principais habilidades de trabalho em equipe. Essas atividades simulam situações capazes de determinar quais são os pontos fortes e fracos do time, mostrando o caminho para que, juntos, possam evoluir e bater as metas estipuladas.

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Dinâmicas para incentivar o trabalho em equipe

Como mencionamos, as dinâmicas são atividades bastante interessantes para fortalecer o desejo da companhia de ver seus colaboradores trabalhando como um verdadeiro time. Veja, a seguir, dois exemplos de dinâmicas bastante simples de serem realizadas e capazes de trazer excelentes resultados!

Círculo do elogio

Peça para que os colaboradores se posicionem formando um círculo. Em seguida, fale para que cada um deles compartilhe algo que aprecia na pessoa que está à sua esquerda. Quando todos tiverem participado, siga o caminho inverso, pedindo que todos compartilhem algo que apreciam na pessoa à sua direita.

Simulação de problema

Crie um roteiro simulando um problema que pode ocorrer considerando a área de atuação da sua empresa. Então, apresente a questão aos colaboradores e peça para que sugiram possíveis soluções.

É importante pedir que levem a atividade a sério e se esforcem para chegar à melhor saída para a situação hipotética. Mesmo sendo uma simulação, eles terão que trabalhar juntos para resolver e concluir a atividade com sucesso.

Trabalho voluntário em grupo

Já pensou em promover uma ação social e contar com os colaboradores como voluntários? Existem muitas causas que precisam de apoio, como orfanatos, asilos, pessoas em situação de rua, entre outras. O que não faltam são pessoas precisando de ajuda.

Incentivar o trabalho voluntário entre a equipe é muito valioso por diferentes motivos. Em primeiro lugar, porque os funcionários irão agir em conjunto em prol de uma causa, aperfeiçoando as habilidades de trabalho em equipe. Além disso, o fato de saber que estão ajudando alguém fará com que fortaleçam valores muito importantes, como a generosidade, o respeito e a compaixão.

Importância da participação do líder do grupo

É o líder do grupo que irá impedir que a correria do dia a dia não atrapalhe a colocação em prática de tudo que foi aprendido nos treinamentos de trabalho em equipe. Para que os resultados sejam sempre extraordinários, é preciso que ele esteja atento a tudo o que acontece, o que inclui desde o planejamento, distribuição de tarefas e prazos, até a constante verificação dos objetivos propostos.

Dessa maneira, a equipe conseguirá reconhecimento perante a organização, alcançando os objetivos estipulados por ela. Caso algum conflito apareça, é fundamental ser profissional e evitar que ele atrapalhe a execução das demandas.

O nosso artigo lhe ajudou a perceber a importância do trabalho em equipe nas empresas? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conhecimento com outras pessoas nas redes sociais!