Colocando-se no lugar do consumidor, qual característica você mais aprecia em um profissional de vendas? Agora, colocando-se no lugar da empresa empregadora, qual é o ponto mais relevante para um colaborador desta área?
Antes de responder as perguntas acima, leia este artigo que preparei para você!
O que é analisado no trabalho de um vendedor
Mostrei as duas situações para você, pois é preciso de forma diferente. Enquanto cliente, você avalia a habilidade do profissional se colocar no seu lugar, usa persuasão com inteligência, não insiste demais e é respeitoso e educado. Ah! E, é claro, desconto, facilidades na hora do pagamento.
Já, enquanto um gestor ou líder de um funcionário deste setor analisa se ele seguiu o roteiro ou script básico, tempo de atendimento, oferecimento de produtos complementares e/ou suplementares, quantidade de desconto dada e mais.
Essa cobrança da liderança ou gestão acontece justamente porque vender exige bem mais do que simplesmente repetir frases prontas e aplicar a estratégia da insistência ou do desconto. Hoje em dia, o consumidor está mais bem informado, exigindo preparação de alto nível do vendedor.
Para isso, esse profissional deve conhecer profundamente o serviço ou produto que está oferecendo, bem como a filosofia que o envolve. Isso é importante, pois muitas marcas geram vendas também por meio do storytelling que constroem ao redor do catálogo de produtos. Com esse conhecimento em mãos, o vendedor desenvolve argumentos mais consistentes.
Porém, chegar a esse nível de maturidade pede empenho tanto da gestão e da área de recursos humanos (RH) da empresa quanto do colaborador de vendas. Quer saber como?
- A organização deve elaborar um calendário com atividades internas e externas que ajudam a desenvolver o funcionário. É hora de investir em treinamentos, palestras, workshops e cursos complementares. Somente quando há a passagem do conhecimento clara, o empregado pode cobrar por isso.
- Por sua vez, o vendedor deve participar de todas as atividades que a empresa disponibiliza, estudar com os materiais que ela também oferece e aplicar a sabedoria obtida no dia a dia. Além disso, o funcionário pode correr atrás de conteúdos externos que conversem com esse conhecimento, além de buscar pela educação continuada.
Esse processo, tanto por parte do empregador quanto do empregado, não é simples, porém não é impossível se realizar. Quando há dedicação e cooperação de todas as partes, cada etapa é cumprida com mais satisfação, realização e certeza de que a ação é importante para todos.
Uma forma que o RH pode usar para trabalhar o desenvolvimento de colaboradores é o coaching. O método é eficiente, pois contribui para que o indivíduo desperte o potencial pleno dele para utilizá-lo no dia a dia profissional e até pessoal. Para o vendedor, há o curso Coaching em Vendas que amplia a performance do profissional com técnicas empoderadoras de coaching.
Confira 7 características que um profissional de vendas deve ter:
Agora você vai ver quais são as 7 principais características que um colaborador da área de vendas precisa ter para ter um alto desempenho:
- Inteligência emocional: uma venda pode acontecer em minutos, dias, meses e até anos. Durante uma negociação longa, por exemplo, é fundamental que o profissional de vendas aprenda a controlar e lidar com emoções e sentimentos, como ansiedade, raiva, angústia e frustração. Isso permite que ele se mantenha firme e confiante nos seus argumentos. Já a negociação curta exige atenção em relação a possíveis arrependimentos. Para evitar isso, o vendedor deve ter gatilhos de venda muito bem construídos.
- Estratégia: o mercado de vendas pode ser bastante rentável ao passo que pode ser instável. Para não ficar a mercê dessa instabilidade, o profissional de vendas deve traçar estratégias para alcançar suas metas em no prazo. Um modo de fazer isso, é elaborar uma lista com todas as atividades a serem realizadas. Depois, é interessante montar um cronograma com todos esses itens bem como as subtarefas. Dessa forma, é mais fácil visualizar tudo que deve ser feito e também de remanejar algumas tarefas ou compromissos caso apareça algum problema ou um simples imprevisto.
- Poder de comunicação: a comunicação vai além das palavras. No caso de vendas, ela compreende observar, perceber e sentir o que o cliente deseja, mesmo quando ele não consegue se expressar verbalmente. Aprender a se comunicar e entender as necessidades de cada tipo de perfil é um super diferencial, pois isso aumenta a chance de fechar venda.
- Foco em sua meta: na maior parte das empresas, o salário final de um vendedor está diretamente ligado ao seu desempenho. Para que sua renda não seja comprometida, é fundamental seguir um planejamento, fazer uma boa gestão do tempo e evitar atitudes que prejudiquem os resultados. Ter foco ajuda a não perder de vista os seus objetivos e a se comprometer com eles até sua conclusão.
- Automotivação e resiliência: no mundo das vendas seu colega de trabalho pode ser também seu principal concorrente no cumprimento de sua meta mensal. Para conseguir lidar com o alto nível de competitividade, é preciso buscar sua própria motivação, focar em suas metas e objetivos de vida, e ser bastante resiliente para superar frustrações e não desistir da profissão.
- Amar o que faz: sem dúvida, os melhores profissionais de vendas são aqueles que amam o que fazem e demonstram esta paixão em seu trabalho diário. Vendedores assim, além de se destacarem na profissão, conseguem a preferência dos clientes e ganham a confiança para assumir cargos de gestão. Também são tidos como fontes de inspiração para os novos profissionais, conquistam melhores salários, têm maior credibilidade ao apresentar os produtos, e de quebra, ainda ganham boas indicações das pessoas atendidas por eles.
- Buscar evolução contínua: é certo que produtos, consumidores e empresas mudam constantemente. É preciso acompanhar esta evolução, estar atento às novas demandas e procurar atendê-las assertivamente. Por isso, o profissional de vendas deve investir, continuamente, em seu desenvolvimento por meio de treinamentos e cursos de coaching.
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Até a próxima!
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