Estamos chegando ao final de mais um ciclo de 365 dias. Este é um tempo de renovar as esperanças e alimentar boas expectativas para o novo ano que se aproxima. Entretanto, fazendo um balanço de sua vida profissional, quantas metas você realmente concretizou em 2014?
Acredito que este seja o momento ideal para avaliar seus progressos e conquistas este ano, como também para começar a planejar e estruturar sua carreira e definir metas, objetivos e prazos. Este levantamento será um norteador de suas ações e deve ser seguido e executado, com disciplina, para que alcance, com sucesso, o seu estado desejado ao final de mais 12 meses.
Mas, por que fazer um Planejamento de Carreira?
Segundo pesquisa realizada com mais de mil profissionais na ativa, 58% já pensaram em largar tudo e partir para uma nova carreira, com a qual realmente tivessem mais afinidade e paixão.
Por isso, tanto para aqueles profissionais que desejam mudar de profissão, como para aqueles que desejam ampliar suas oportunidades de crescimento na área escolhida, elaborar um plano de carreira é fundamental. Isso permite dar um direcionamento mais assertivo às suas ações e trabalhar de forma mais organizada e objetiva no cumprimento de cada etapa.
Fatores que Impedem a Mudança de Carreira
- Medo de arriscar – Mesmo que não seja a carreira “dos seus sonhos”; muitos profissionais decidem permanecer na profissão que já “deu certo”, do que recomeçar do zero em outra área. Isso ocorre por conta do medo perder seu status profissional e a estabilidade financeira conquistada com a profissão atual.
- Falta de Qualificação – Por outro lado, existem aqueles profissionais que desejam avidamente mudar de carreira, mas não têm qualificação técnica ou comportamental necessária para mudar e exercer a nova carreira pretendida. Entretanto, com o aumento progressivo do acesso a cursos, formações e treinamentos de capacitação, esse já se torna cada vez menos um fator de impedimento da mudança.
- Incertezas quanto ao futuro – E se não der certo? Essa é uma das questões que mais afligem os profissionais que querem mudar de carreira, porém não tem uma base, financeira e emocional sólida, que permita fazer a transição de forma mais segurança e calculada.
- Avalie seus progressos em 2014 – O sucesso é a soma do todo, por isso é muito importante listar suas conquistas profissionais, ano a ano, (resultados, cursos realizados, promoções, aumentos de salário, novo emprego, melhor gestão do tempo), para visualizar seus avanços, planejar novas ações e dar continuidade ao seu desenvolvimento.
Sabendo de tudo isso, separei dicas valiosas que vão ajudar você a planejar sua carreira para 2015. Confira:
- Identifique pontos de melhoria – Liste também aquelas competências que ainda precisam ser melhoradas e desenvolvidas (comunicação, gestão do tempo, maior atenção aos detalhes, liderança), e para cada uma delas, indique uma ação que deverá ser tomada para solucionar o problema.
- Organize sua vida financeira – uma boa gestão financeira é essencial para realizar o seu plano de carreira. Se você está no vermelho, procure colocar suas contas em dia e programar melhor os seus próximos gastos e investimentos. Isso evita que preocupações com dinheiro atrapalhem seu desempenho no trabalho, limite suas ações (realizações de cursos, por exemplo) que tirem o foco dos seus objetivos.
- Equilibre vida pessoal e profissional – cuide do seu bem-estar, pratique atividades físicas, invista em seus momentos de lazer com a família e os amigos. Isso ajudará a criar uma rotina mais equilibrada, manter a saúde em dia, como também a criatividade, determinação e motivação para o trabalho.
- Invista em Aprimoramento – Quais cursos você deseja fazer em 2015? Seu foco será em capacitação técnica ou comportamental? Quais recursos você poderá utilizar para melhorar seu desempenho profissional? Responda estas questões e liste pelo menos quatro formações, com foco no aperfeiçoamento e desenvolvimento da sua carreira. Programe-se também para fazer a leitura mensal de pelo menos um livro.
Mais uma excelente opção é investir em um curso de Coaching ou mesmo num processo de coaching de carreira, que lhe ajudará ainda mais a definir os melhores caminhos para alcançar seus objetivos profissionais, de forma rápida e acelerada.
Caso não esteja preparado financeiramente para assumir compromissos, saiba que muitas instituições oferecem cursos gratuitos, tanto presenciais como pela internet, informe-se e aproveite estas oportunidades.
Você também pode participar de webinars (palestras online sem custo) e de eventos presenciais gratuitos, como as Palestras do IBC. As minhas, por exemplo, sempre abordam temas atuais, relacionados ao desenvolvimento humano da carreira.
Com estas dicas, comece agora mesmo a fazer o seu planejamento para 2015. Avalie, identifique oportunidades de crescimento, pontos de melhoria e procure avançar continuamente. Com certeza, seus esforços serão coroados e cada vez mais você se tornará um profissional extraordinário.