Rapport é um termo de origem francesa, e utilizado na psicologia, que significa “relação”. Trata-se de uma técnica utilizada para gerar empatia com outra pessoa, com a intenção de estimular uma sensação de bem-estar durante o diálogo.
No processo de Coaching, o Rapport é uma das técnicas mais importantes e fundamentais, pois propicia uma relação de confiança e harmonia na qual o coachee (cliente) fica mais aberto e receptivo para interagir, trocar e receber informações.
Vale ressaltar que o Rapport pode ser utilizado em todo e qualquer ato de comunicação — seja em relações profissionais, amorosas, familiares e de amizade —, pois estimula o estabelescimento de relacionamentos saudáveis e construtivos.
Esta técnica representa uma intenção verdadeira de gerar sintonia entre as partes envolvidas em uma conversa. Não significa que o indivíduo tem obrigação de aceitar todas as opiniões do outro, mas deixa claro que compreende, honra e respeita os seus valores e sua história de vida.
Técnicas para gerar Rapport
O primeiro passo é a observação. Cada pessoa tem sua forma de receber e captar as informações, além de ver o mundo a partir de sua bagagem de vida. Nesse sentido, antes de iniciar a conversa com o indivíduo, é preciso perceber suas particularidades para conseguir se conectar com ele da melhor maneira.
Segundo passo é o Espelhamento, em que a pessoa que está gerando o Rapport reproduz o comportamento físico da outra por meio de sua linguagem corporal, como gestos, expressões faciais, respiração e postura. É fundamental manter a sutileza para que a pessoa não perceba e acabe se irritando.
Vantagens da utilização do Rapport
Gerar Rapport é uma habilidade necessária a todos aqueles que almejam estabelecer relações mais significativas, seja na vida pessoal ou profissional.
Veja abaixo algumas vantagens da utilização desta prática em seu dia a dia:
- Relacionamentos interpessoais mais produtivos;
- Facilidade em conhecer novas pessoas;
- Habilidade em lidar com pessoas conflituosas;
- Estabelecimento de confiança e reciprocidade;
- Negociações mais fluidas;
- Estímulo da colaboração do outro.
É importante atentar-se à sua postura corporal e gestos durante uma conversa, pois a comunicação não-verbal também interfere positivamente ou negativamente na geração do Rapport. Caso sua intenção em gerar harmonia seja percebida como algo não genuíno, o indivíduo terá o comportamento contrário do desejado: ele se bloqueará e se sentirá incomodado em dar continuidade à conversa.
Convido você a ver abaixo um maravilhoso vídeo e conhecer o poder que o Rapport possui:
Este artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!