Focado no estudo e compartilhando as potencialidades da ferramenta e software denominado Coaching Assessment do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que oferece a capacitação de Analista Comportamental em nossa formação Professional and Self Coaching – PSC, apresento um dicionário de competências, onde cada característica abaixo mensura uma mescla de comportamento, habilidades e atitudes para uma excelente avaliação de perfil comportamental. Veja a seguir para melhor compreensão.
Contents
Agressividade
Indica o pulso e o ímpeto à ação em busca por seus objetivos, de modo a encarar os acontecimentos como se fossem uma prova, uma disputa ou uma luta pessoal. Aponta o nível de afinco com que busca seus resultados.
Desenvolvimento por relacionamento
O nível de foco da pessoa em relacionamentos. Esta competência indica o quanto a pessoa se desenvolve por relacionamentos, com atenção às pessoas, e o quanto ela se apraz de gastar seu tempo com pessoas.
Facilidade de mudar
Facilidade em lidar com mudanças. Indica o quanto a pessoa assimila e gosta de novos desafios e alterações em sua rotina.
Extroversão
Característica de quem é extrovertido, expansivo, comunicativo e sociável. Uma pessoa extrovertida tem facilidade em se sociabilizar.
Dominância
Indica a predisposição da pessoa em assumir a liderança e/ou comando das situações, preferindo exercer influência do que se subordinar a uma missão.
Desenvolvimento por trabalho
É a competência que identifica o quanto a pessoa se desenvolve pelo trabalho, em oposição ao estilo de desenvolvimento por relacionamento. Esta característica aponta a pessoa que prefere se esforçar em ser reconhecida por sua competência produtiva.
Formalidade
Característica que mensura a conduta formal da pessoa com relação a regras e padrões estabelecidos, além de trazer esta característica também para sua forma de relacionamento social.
Condescendência
Indica o quanto a pessoa considera e pondera as intenções, desejos e opinião de outrem, agindo com complacência para buscar a melhor ação possível.
Concentração
Nível de capacidade/necessidade de concentração para execução de um trabalho que exige atenção e constância. Esta competência mensura não só a capacidade de a pessoa se concentrar como também sua necessidade de um ambiente adequado para tal atividade.
Habilidades técnicas
Aptidão para habilidades técnicas. Indica a capacidade de a pessoa se especializar, dar ou proporcionar recursos técnicos a uma atividade para otimizá-la.
Exatidão
Atenção minuciosa em busca do rigor da qualidade de seu trabalho.
Detalhismo
Capacidade de exposição minuciosa de fatos, planos ou projetos, com atenção a detalhes.
Habilidade artística
Habilidade artística indica a propensão à criação artística plástica, literária, musical, visual, e outras principalmente as ligadas ao absorto.
Paciência
Indica o nível de esforço que a pessoa despende para manter sua calma e complacência diante de situações de estresse.
Empatia
Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Sociabilidade
Indica a necessidade e a tendência à busca por relacionamento social com outras pessoas, de forma expansiva e extrovertida.
Entusiasmo
Indica o nível de excitação, exaltação criadora com relação a uma atividade.
Capacidade de sonhar
Capacidade de Sonhar indica a capacidade de a pessoa se abstrair da realidade, de forma a imaginar um cenário desejável e novo.
Automotivação
Indica o nível da capacidade de a pessoa se automotivar e a capacidade de a pessoa ser motivada ao entusiasmo.
Multitarefas
Capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo.
Independência
Capacidade e necessidade de autonomia.
Para aprofundar mais sobre esse tema, e conquistar o título de Analista Comportamental, venha fazer a formação PSC – Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Saiba mais em meu site: JRM Coaching.