A pontualidade é uma das principais características que um bom profissional precisa desenvolver para se destacar e ser bem visto dentro do ambiente organizacional. Chegar no horário não é só apenas uma norma que deve ser cumprida diariamente, ela também demonstra responsabilidade e comprometimento com a empresa onde você está inserido.
É importante lembrar que no ambiente de trabalho estamos sendo observados a todo momento e, diante disso, é fundamental sanar ou evitar atrasos constantes, pois eles podem manchar e afetar negativamente a sua imagem profissional.
A pontualidade não diz respeito a apenas chegar dentro do prazo de sua jornada de trabalho, ela também está diretamente ligada ao cumprimento de datas, horários, atividade e tarefas dentro da organização.
Com certeza você já conheceu ou conhece algum colega de trabalho que costuma estar constantemente atrasado, não é mesmo? Basta pensar na sensação que o atraso dele causa para imaginar o que isso significa para seus chefes e superiores. Por isso, é bom estar atento!
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17 Dicas para ser mais pontual
Se a pontualidade não é o seu forte, preparei algumas dicas importantes que podem te ajudar a se tornar mais pontual. Confira:
1. Administre o seu tempo
Uma das principais causas da falta de pontualidade dos profissionais está na falta de administração do tempo. Por isso, é bom se planejar antes de começar o dia, como verificar sua agenda e compromissos, deixar seu café pronto ou se levantar mais cedo para prepará-lo, deixar suas coisas arrumadas e perto do local de saída para evitar perda de tempo.
2. Se antecipe para não ter atrasos
Se o seu trajeto de casa para o trabalho costuma ter muitos imprevistos como trânsito ou congestionamentos, por exemplo, é bom se antecipar para que isso não te impeça de chegar à empresa dentro do horário.
Se seus atrasos têm sido frequentes, uma boa dica é sair 15 minutos mais cedo de casa e, principalmente, conferir sua rota antecipadamente para planejar quanto tempo gastará em seu deslocamento.
3. Seja comprometido com você mesmo
Todo comportamento que executamos com frequência acaba se tornando um hábito. Por isso, se você não quer ser visto como uma pessoa nada pontual em sua vida pessoal e profissional, procure se comprometer consigo mesmo. Não tem nada pior do que “tomar chá de cadeira” de alguém, não é mesmo? Se você não gosta de esperar, imagina os outros?
Se empenhe em chegar mais cedo em qualquer compromisso e, assim, com o passar do tempo, esta atitude não será mais um esforço, pois fará parte das características que definem você.
4. Adquira novos hábitos
Uma atitude comum da maioria das pessoas é ativar o botão soneca por mais alguns minutos assim que o despertador toca, não é mesmo? É bom lembrar que estes poucos minutos perdidos de sono não foram planejados na noite anterior e eles podem fazer grande diferença se você quer chegar no horário em seu trabalho.
Por isso, que tal adquirir novos hábitos, como se levantar assim que o despertador tocar? No começo pode ser difícil, mas nada que a rotina não se torne um hábito regular. Assim que acordar, lave o rosto e tome um banho para que o seu corpo acorde com mais rapidez.
5. Analise o tempo gasto em atividades matinais
Outra dica importante é analisar o tempo que você gasta em hábitos matinais, como tomar banho ou preparar o café da manhã, por exemplo, e reveja se o horário estabelecido para acordar está sendo suficiente para realizar tais atividades. Talvez esse seja um dos motivos que prejudicam a sua pontualidade no trabalho.
6. Deixe suas coisas preparadas
Durante a manhã você pode perder muito tempo em atividades não planejadas como escolher a roupa adequada, não é mesmo? Por isso, uma excelente dica é deixar todas as suas coisas preparadas e arrumadas na noite anterior, assim, você conseguirá se arrumar dentro do prazo e sair de casa com um pouco mais de antecedência.
7 – Torne a organização um hábito
Outra dica importante é deixar que a organização faça parte da sua rotina e acabe se tornando um costume constante. Para isso, procure guardar seus objetos de trabalho em seus devidos lugares assim que terminar de usá-los e, principalmente, deixar seu ambiente arrumado ao fim de cada expediente. Assim, na manhã seguinte, você não perderá tempo tentando ordenar a bagunça antes de iniciar suas atividades.
8 – Planeje suas atividades diárias
Planejamento é uma palavra fundamental a qualquer profissional que busca adquirir o hábito da organização. Para isso, todo o dia busque administrar o seu tempo separando suas tarefas entre importantes, urgentes e circunstanciais. Isso evitará que você se perca em meio a tantas coisas a fazer e lide melhor com seus prazos e metas sabendo o que executar primeiro.
9 – Tenha uma rotina diária
Criar uma rotina diária é fundamental para, aos poucos, ir se tornando mais organizado com relação ao trabalho. Para isso você pode fazer uso de agendas ou bloco de notas e ir anotando cada tarefa para evitar se esquecer.
Ao chegar a seu trabalho, por exemplo, responda seus emails, verifique compromissos e reuniões, e as atividades que precisará entregar ao longo do dia. Aos poucos, isso se tornará seu hábito e não precisará mais fazer uso destes utensílios.
10 – Comece cedo
Chegue uns minutos mais cedo na empresa para que o processo de organização não tome o tempo do seu trabalho e acabe prejudicando as suas atividades e entregas.
11 – Priorize as atividades do dia
Para uma melhor gestão do tempo, liste as suas atividades do dia e priorize aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.
12 – Limite o tempo de cada tarefa
Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandarão mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.
13 – Evite distrações
Redes sociais, conversas paralelas, uso de telefone e celular, pausas extensas para o lanche ou café, tudo isso influencia negativamente na produtividade e no final das contas, pode fazer muita diferença na entrega dos resultados.
14 – Defina uma hora para sair
Estender a jornada de trabalho pode não ser uma boa opção. Defina uma hora para finalizar suas tarefas e tente cumprir. Trabalhar cansado e com pouca energia gera um ambiente também de pouca organização e concentração.
15 – Organize as anotações num só lugar
Para não se dispersar, durante a execução da tarefa, centralize suas anotações em pequenos papeis, ou agenda, ou post it, para que não fiquem dispersas. Vale a dica!
16 – Corra da procrastinação
Deixar para fazer depois… Esse é uma grande mania que temos quando a tarefa nos assusta um pouco. Identificar o motivo é o primeiro passo. Pode ser algo fácil de fazer e estamos com medo de começar. Daí vem a procrastinação. É preciso focar nos benefícios para superar os esforços. Uma dica é pensar na tarefa já executada e quantos benefícios ela trará, começando devagar, com passos menores. Quando perceber já estará cumprida.
17 – Elabore listas
Listas são úteis para que o colaborador visualize suas tarefas durante o dia de trabalho e se mantenha organizado. Procure sempre se organizar diariamente, seja em uma tabela no papel, um rascunho ou até mesmo via caminhos mais modernos como um aplicativo de celular ou um site que faça essa organização para ajudar você.
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Créditos da Imagem: Por Roman Samborskyi – ID da foto stock livre de direitos: 1050029480