Ter um marketing pessoal bem desenvolvido é sinal de uma maturidade muito mais acentuada no ambiente de trabalho como um profissional que pensa a respeito de sua própria imagem e do impacto que ela trará, sendo positiva ou negativa. O fato é que desenvolver seu marketing pessoal é algo que transpassa toda a ideia de se vestir bem, se portar bem, entre outros fatores. Como você verá mais adiante, o marketing pessoal é uma mudança que começa de dentro.
A importância do Marketing Pessoal
Por que é tão importante ter um marketing pessoal alinhado com a política que há dentro da empresa? Porque ao passo que você se torna alguém que desenvolve uma imagem muito mais coerente com o trabalho que é feito e com o lugar onde esse trabalho é realizado, mais parte daquele local você se torna. É como se você deixasse de ser um mero profissional contratado, para de fato integrar o corpo da empresa, de forma simbólica, é claro.
O marketing pessoal não apenas traz benefícios para a sua carreira dentro daquele local. Em caso de qualquer imprevisto no futuro da sua relação com a empresa, adivinhe quem serão os mais indicados em outras oportunidades de cargos em diferentes organizações?
Sim, o marketing pessoal é importantíssimo para o valor que os seus chefes agregarão à sua imagem. Mas, como eu já disse ali em cima, a mudança começa de dentro. Logo, é notável que o marketing da sua personalidade valoriza ainda mais o que você é. Você passa a se tornar alguém que realmente vale a pena ter do lado como companheiro de trabalho, como amigo, como parceiro num relacionamento.
O marketing pessoal exterioriza tudo isso e explicita essa mudança interna que acontece no profissional.
A diferença entre vender sua imagem e mentir sobre sua personalidade
Por isso mesmo que há uma enorme diferença entre vender a sua imagem e mentir sobre a sua personalidade. Porque, afinal, o que é vender a sua imagem? Temos que trabalhar nesses conceitos para que o que estamos querendo dizer fique cada vez mais claro. Vender a sua imagem é mostrar para as pessoas ao seu redor, para o seu chefe, para o gestor e até mesmo para a sua equipe, o que é importantíssimo se você for um líder, as boas características que existem dentro de você.
Você se comunica bem? Então, que tal se expressar bem, pedindo para fazer uma explicação ou tirando dúvidas das pessoas? Aproveite esse momento para ser alguém bem mais proativo e que sabe demonstrar as coisas que valem a pena ser mostradas da sua personalidade.
Porém, mentir sobre a personalidade é algo completamente diferente e que, muito pelo contrário, não vai ajudar em nada. Só vai causar uma má impressão da sua pessoa. Não adianta de nada chegar todo disposto e se colocar à disposição se depois não conseguir cumprir com toda a demanda que acabou atraindo para si mesmo.
Porque a mentira tem perna curta, como todo mundo já diz. Então, não vale a pena ficar passando uma imagem que não é verdadeira.
Dicas pontuais de marketing pessoal
Então, vamos às dicas pontuais de marketing pessoal. A primeira delas é: tenha postura dentro do ambiente de trabalho. E não, não estou falando da posição da sua coluna ou dos seus ombros enquanto você anda ou está sentado. Bem, isso também é bacana averiguar, você não quer ficar com problemas na coluna porque senta da maneira inadequada.
Mas a postura que eu quero dizer é: ser pontual, cumprir com tudo o que lhe for delegado, assumir os compromissos que lhe são pedidos, não decepcionar ninguém, entregar sempre mais do que lhe é requisitado, respeitar todos os outros e fazer seu trabalho com primazia, sempre pedindo espaço para subir cada vez mais.
Ter um marketing pessoal significa ser o funcionário que nem a empresa esperava que você fosse. Então, agora, quando terminar de ler esse artigo, pense: eu posso ser mais do que minha empresa pede!
Seja você um líder ou um funcionário, você precisa ser mais do que a empresa pede, pois só assim você conseguirá se destacar não somente na sua carreira, como na sua vida pessoal. Tudo é uma questão de comportamento e mentalidade.