© Depositphotos.com / choreograph Confira como funciona o comportamento humano nas organizações!

Com o avanço e crescimento do mercado, o comportamento humano presente nas organizações tem mudado muito ao longo dos últimos anos. Compreender e avaliar como as atitudes, características, opiniões e personalidade dos profissionais que estão no meio corporativo impactam e influenciam diretamente a conquista dos resultados almejados por uma empresa torna-se, a cada dia, um fator fundamental para obter sucesso e se destacar.

Você conhece sua equipe? Qual é o perfil dos seus profissionais? Como você tem estimulado cada um de acordo com suas características e talentos? Como você tem aproveitado o potencial de sua equipe para gerar resultados e melhorar a performance organizacional? Conhecer a sua equipe é o primeiro passo para a conquista de grandes objetivos.

Existem 4 tipos de profissionais presentes no ambiente organizacional. Confira cada um deles e suas principais características:

Catalisador

Trata-se do profissional criativo, dinâmico, inovador e empreendedor. Está sempre propondo coisas novas e contribuindo com novas idéias e sugestões para melhorar o dia a dia de trabalho. Por ser muito idealista, este colaborador pode sentir dificuldades em seguir as normas e regras da empresa.

Para lidar com este perfil, o gestor deve estimular e delegar atividades e projetos que envolvam criação de idéias inovadoras e dar feedbacks constantes a cerca de seu comportamento com seus colegas de trabalho, ressaltando a importância da simplicidade e humildade dentro do meio corporativo, além de estimular o trabalho em equipe.

Controlador

Este é o perfil do profissional completamente focado em grandes e efetivos resultados. Seu estímulo é pautado em grandes feitos e realizações. Este é um colaborador altamente competente, metódico e objetivo.

Por ter estas características, em alguns momentos, pode ser visto como prepotente e autoritário, querendo impor sua opinião a todo custo e tendo dificuldade em aceitar ideias de seus colegas e superiores.

Para lidar com este profissional, o gestor deve trabalhar constantemente a importância do ouvir e respeitar o outro e, ainda a importância de cada um para que o os resultados almejados sejam conquistados de forma assertiva.

Apoiador

Trata-se do profissional que gosta e aprecia o trabalho em equipe, ele acredita que o coletivo produz mais resultados do que o individual. Normalmente, é uma pessoa que tem um bom convívio e relacionamentos saudáveis com colegas e superiores.

Por ter estas características, em determinados momentos pode ser visto como incompetente, pois não consegue realizar nada sozinho. Pode ter dificuldade em lidar com prazos e metas bem definidas.

Neste contexto, a função do líder e trabalhar o aperfeiçoamento de suas habilidades e seu foco nos resultados e não nas pessoas.

Analítico

Este é o profissional focado em condutas, métodos e processos. Seu estímulo é a estabilidade. Trata-se de um colaborador altamente disciplinado, focado e comprometido. Porém, em alguns momentos pode ser visto como perfeccionista o que, dependendo da situação, pode ser uma característica negativa. Ele sente dificuldades em tomar decisões rápidas, pois precisa de dados e tempo para analisar e avaliar as consequências desta decisão.

Neste perfil, o líder deve desenvolver e promover o lado criativo deste profissional, conduzindo-o a sair da zona de conforto e pensar fora da caixa.

Independente de qual seja o perfil do seu colaborador, não há um perfil profissional mais adequado. Cada funcionário possui suas próprias qualidades e talentos essenciais para o conjunto de toda a organização. É importante valorizar cada talento, aperfeiçoar cada habilidade para que seja utilizada da melhor maneira e, ainda desenvolver os pontos de melhoria de cada um para que os resultados obtidos sejam, verdadeiramente, satisfatórios não só para a empresa como um todo, como para a equipe e individualmente.

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