As redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas. Justamente por isso, muitas empresas têm adotado esse canal de comunicação para se aproximar dos seus consumidores, além de divulgar e fortalecer a sua marca. Além disso, esses websites também podem ser uma excelente forma de manter a comunicação dentro da própria organização, desde que sejam utilizados com profissionalismo.
O fato é que é possível encontrar aspectos positivos e negativos do uso das redes sociais no ambiente de trabalho. Por isso, o que realmente importa é que as organizações criem diretrizes para orientar os seus funcionários quanto às boas práticas ao fazer uso desses sites. Para ajudar nessa reflexão, separamos algumas vantagens e desvantagens sobre esses canais de comunicação.
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Vantagens
1. Otimização de tempo
Hoje em dia, reuniões e até mesmo entrevistas de emprego podem ser realizadas pelas redes sociais ou pela internet. O Skype, por exemplo, é uma das ferramentas mais utilizadas para estabelecer conexão rápida, sem gastar tempo com deslocamento. Ele também é um grande auxílio para os funcionários que estão em teletrabalho.
Além disso, quantas questões profissionais não são resolvidas diariamente por meio do WhatsApp? Para aquelas dúvidas pontuais (que não necessitam do caráter oficial de um e-mail) ou mesmo para o envio de arquivos digitais, é fato essas redes tornam os processos mais práticos e rápidos dentro das empresas.
2. Alinhamento de informações
As redes sociais, quando utilizadas internamente nas empresas, colaboram substancialmente com a integração dos colaboradores. Isso ocorre porque esse é um canal que permite a troca de informações e a divulgação de notícias e novidades, além de abrir espaço para estimular uma cultura colaborativa e proativa, em que os colaboradores enviam sugestões e ideias.
Mesmo fora da empresa, os colegas de trabalho podem criar grupos digitais que fortaleçam as interações e a amizade. Isso pode ser muito positivo, tendo em vista que o estreitamento desses laços favorece um convívio harmônico dentro da empresa também.
3. Proximidade com o consumidor
O uso das redes sociais permite também que as empresas estabeleçam uma relação mais próxima com o seu público externo, aumentando o nível de fidelização dos clientes. Além disso, uma empresa pode ser reconhecida mundialmente por conta da sua ação no universo virtual, impulsionando substancialmente os negócios.
Hoje em dia, grande parte dos consumidores entra em contato direto com a instituição por meio das redes sociais, seja para fazer uma compra, para tirar dúvidas ou para reclamar de algum produto ou serviço. Por isso, ter profissionais especializados em atendimento via redes sociais é uma maneira de resolver os problemas do consumidor, impulsionar vendas e construir relacionamentos duradouros.
4. Produção de conteúdo relevante
Outra grande vantagem das redes sociais é que elas se tornaram grandes vitrines para as marcas. Por meio delas, é possível produzir diferentes tipos de conteúdo para atrair e fidelizar o consumidor, como artigos, dicas, tutoriais, vídeos, enquetes, grupos de discussão, infográficos, entre outros.
A ideia desse tipo de conteúdo é mesclar informação útil, entretenimento e uma comunicação mais mercadológica (voltada para as vendas). Juntos, esses três pilares fortalecem a imagem das marcas e as tornam mais atrativas ao público em geral. Por isso, as redes sociais são também consideradas importantes canais do marketing digital.
5. Monitoramento da imagem da empresa
Por fim, um fator que as redes sociais (e a internet, de maneira geral) trouxeram foi que a comunicação institucional, que antes era unidirecional, passou agora a ser uma via de mão dupla. Antigamente, as empresas diziam o que queriam ao público e ponto final. Hoje em dia, porém, as redes dão voz ao consumidor.
Elogios e críticas a determinadas marcas surgem a todo instante nesses sites. Por isso, é possível fazer pesquisas com o nome da empresa para saber o que as pessoas têm postado sobre ela, servindo como uma importante ferramenta para entender como ela está sendo vista. Além disso, os dados disponíveis nas redes sociais permitem que a empresa compreenda melhor quem se interessa por ela, por meio de segmentações de público cada vez mais precisas.
Desvantagens
1. Queda de produtividade
Um dos principais problemas causados pelo uso das redes sociais é a queda na produtividade dos colaboradores, causada pela falta de foco. A moderação é sempre a palavra-chave para tudo: quando os profissionais usam a internet por mais tempo do que o necessário nesse tipo de website, é inevitável que o desempenho acabe prejudicado.
Todo mundo faz pausas em algum momento do dia — inclusive, elas são benéficas para a produtividade. Checar o seu Facebook por cinco minutinhos nessa pausa não faz mal nenhum. O problema ocorre quando esse tempo passa disso e começa a alimentar a procrastinação e a distração. Isso prejudica a produtividade e a qualidade daquilo que é produzido, já que falta atenção.
2. Divulgação negativa
Nas redes sociais, como citamos anteriormente, as pessoas se tornam também formadoras de opinião. Isso ocorre porque é muito comum que o usuário compartilhe as suas experiências — positivas ou negativas — com determinada empresa. Nesse sentido, as marcas ficaram mais vulneráveis, uma vez que o alcance da rede pode ser gigantesco.
Se por um lado isso pode elevar a imagem da marca, por outro, pode também destruí-la, desencadeando graves crises. Na era da rede social, não há muito o que se fazer depois que uma informação negativa começa a circular pelos computadores da população. É um risco ao qual qualquer marca está exposta, mas que, em compensação, serve como um estímulo para que elas sejam cada vez mais competentes.
3. Fofoca
Outra terrível consequência do uso das redes sociais é a fofoca. Ela pode, sim, integrar melhor os colegas de trabalho, mas também pode potencializar as rivalidades. Grupos de colaboradores que falam mal de algum outro funcionário da empresa não são tão raros de se encontrar.
Além disso, as redes sociais de certa forma expõem a vida da pessoa. “Nossa, mas a fulana já está de namorado novo?”, “Você viu que o beltrano viajou pro exterior? Deve estar ganhando bem!” — comentários desse tipo podem estimular as fofocas de corredor e até mesmo criar problemas de relacionamento.
4. Prejuízo à imagem do profissional
Por falar em exposição da vida pessoal, é fato que a imagem que um indivíduo tem na empresa é diferente daquela que ele exibe em casa ou no churrasco com os amigos. No entanto, isso não exime a pessoa de tomar alguns cuidados.
Comentários preconceituosos, piadas de mau gosto, exposição de momentos íntimos e ofensas, por exemplo, podem prejudicar a imagem do profissional na empresa. Há até mesmo relatos de organizações que demitiram colaboradores que se envolveram em polêmicas graves nas redes sociais. Sem falar que os recrutadores sempre dão uma checada nos perfis dos candidatos antes de contratá-los. Portanto, cuide da sua imagem nas redes — tanto para manter o emprego quanto para conquistar um novo!
Como você pode perceber, as redes sociais não são as heroínas e nem as vilãs do ambiente corporativo. Elas apresentam vantagens e desvantagens, de modo que a saída para fazer um bom uso delas é a moderação.
Tudo na vida tem um lugar, um momento e uma maneira adequada de se fazer. Mesmo nos ambientes digitais, essas regras de bom senso continuam valendo. Que a reflexão acima seja útil para que você faça um bom uso desses sites, sem prejuízo da sua vida profissional!
E você, o que pensa sobre o assunto? Acha que as redes sociais são mais nocivas ou benéficas a uma empresa? Deixe a sua opinião no espaço abaixo. Por fim, aproveite o assunto e utilize as suas redes sociais com sabedoria ao compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares!
Imagem: Por Rawpixel