O momento de pedir um aumento salarial é sempre bastante delicado, uma vez que envolve coragem e argumentação para convencer os líderes de que sua produtividade é satisfatória e que você é merecedor do aumento. Portanto, antes de conversar com seu chefe, faça uma avaliação sincera de seu desempenho, da situação da organização e do seu salário atual.
Mais um ponto válido a ser mencionado diz respeito a discutir salário com colegas. Você costuma fazer isso? Saiba que essa atitude não é ilegal, mas pode gerar um certo mal-estar em relação aos colegas e, até mesmo, com a liderança. Se a empresa não possui uma política salarial bem definida, pode se tornar um assunto desagradável e despertar rivalidades desnecessárias entre os colaboradores do seu setor.
Siga a leitura para conferir dicas de como fazer uma proposta de aumento salarial sem criar situações desagradáveis com os colegas.
Contents
Dicas para pedir um aumento salarial
Veja, a seguir, alguns pontos que precisa considerar ao pedir um aumento salarial. São aspectos que te ajudarão a identificar o melhor momento e fazer isso da maneira certa, sem causar desconfortos.
1. Quando pedir
Antes de pedir o seu aumento, verifique se a empresa realiza avaliações periódicas de desempenho e se possui plano de carreira. Também é preciso avaliar se você é merecedor do reajuste, se está entregando resultados além do esperado, se cumpre os horários, se está presente nas reuniões e se participa de todos os treinamentos.
É fundamental ter essa reflexão antes de fazer o pedido, afinal, sem um desempenho que justifique, dificilmente a companhia irá conceder o aumento. Às vezes, vale mais a pena se dedicar com afinco, fazer com que os supervisores saibam disso, e realizar o pedido depois de um período. Em muitos casos, a dedicação basta para que a própria empresa faça o reajuste sem que seja necessário pedir.
2. Como pedir
Caso perceba que já está dando o seu melhor e que realmente deseja pedir, é preciso considerar como irá fazer isso. O ideal é marcar uma reunião formal com seu gestor e, quando chegar a hora, ir direto ao assunto sem fazer rodeios ou indiretas.
Lembre-se de que motivos pessoais para pedir aumento, como o nascimento do filho, por exemplo, não são suficientes para compor um argumento. É fundamental mostrar para a empresa que merece o aumento por estar oferecendo mais do que o seu salário atual. Afinal de contas, o que acontece na sua vida pessoal é sua responsabilidade, à empresa cabe remunerar de acordo com o seu trabalho e desempenho.
3. Situação da empresa
Na hora de pedir o aumento, tenha a sensibilidade de verificar se a organização não está passando por um momento de crise, mudança interna ou troca no modelo de gestão. Afinal, essas são situações que demandam atenção para outros aspectos e investimentos específicos.
Se for esse o caso, por mais merecedor que o profissional seja, a companhia não poderá atender ao pedido de aumento naquele momento. Por isso, o melhor é se manter atento a uma boa oportunidade. Até porque, se está pedindo é porque deseja alcançar o seu objetivo, então, é preciso manter atenção para épocas com maiores chances de ter o pedido atendido.
4. Demonstre que veste a camisa da empresa
O motivo inicial que leva uma pessoa a buscar um trabalho é o salário, afinal, todos precisam dele para se manter. Contudo, no dia a dia, é preciso que o emprego tenha um significado maior do que o dinheiro.
Pessoas que vestem a camisa da empresa estão mais propensas a receberem aumentos periódicos. Portanto, demonstre durante a conversa que deseja continuar contribuindo e se dedicando aos objetivos da companhia.
5. Tenha um valor em mente
Antes da conversa, pesquise o salário médio pago a profissionais da sua área e com as suas responsabilidades para saber como está a sua valorização na empresa. Caso perceba uma defasagem significativa, poderá mencionar isso na conversa.
Ao fazer essa pesquisa, leve em consideração o tamanho e a atual situação da sua empresa. Se você realiza várias funções, mas está atuando em uma pequena organização, seu salário poderá não ser passível de reajuste devido às limitações financeiras.
Assim, se perceber que não há a possibilidade de melhoria, você pode começar a procurar novas oportunidades. Nesse ponto, a conversa de pedido de aumento é bastante válida, porque permite que saiba quais são as suas reais chances de crescimento, seja para permanecer ou confirmar de que deve procurar trabalho em outro lugar.
6. Esteja preparado para a resposta
Prepare-se para ouvir a resposta do seu gestor. Pode ser que receba um sim acompanhado de uma proposta de mudança de área ou do nível de responsabilidades, um pedido de tempo para concretizar o aumento, e até mesmo uma resposta negativa. Não há como saber o que ele irá responder até que faça a pergunta.
Por essa razão, é muito importante evitar criar expectativas de que alcançará o seu objetivo. Claro, é importante ter o desejo e acreditar que é possível, mas sem se apegar ao resultado. Dessa forma, uma negativa não será um grande baque. Espere para fazer planos apenas depois que a conversa acontecer para evitar se frustrar.
7. Mantenha o foco no seu aperfeiçoamento
Independentemente da resposta obtida com o pedido, a dica é você focar no seu aperfeiçoamento e qualificação. Isso vale tanto para uma resposta negativa quanto positiva. Se for negativa, agindo assim, estará dando motivos para que repensem a decisão. Se for positiva, estará mostrando que fizeram a escolha certa.
O segredo está em se tornar um funcionário que fará falta para a companhia, isso faz com que os gestores valorizem mais seu trabalho e busquem formas de evitar a sua saída. E, claro, os aumentos salariais periódicos e o oferecimento de benefícios e bônus estão entre as principais medidas adotadas.
Discutir salário no local de trabalho: Pode ou não pode?
Como mencionamos no início, quando se trata de aumento de salário, existem profissionais que desejam saber quanto os colegas ganham para fazer comparações. A verdade é que discutir questões salariais no trabalho não é ilegal, mas pode causar certo desconforto.
Outro ponto a ser considerado é que, dependendo da política de remuneração adotada pela companhia, pode não ser permitido no ambiente corporativo. Uma política salarial nada mais é do que o sistema utilizado pela organização para remunerar os seus colaboradores seguindo um acordo predefinido com os profissionais.
Dentre os fatores considerados para determinar o valor do salário estão qualificação profissional, dedicação, cargo, habilidades específicas, entre outros. Algumas empresas utilizam um sistema de definição de remuneração individual, de maneira que não é nem ético discutir os valores com os colegas.
Na busca pela retenção de talentos muitos gestores têm se valido de estratégias de bonificação e benefícios especiais concedidos para os colaboradores de maior destaque do quadro. Esse sistema parcial de distribuição de benefícios e definição de salários fez com que discutir a remuneração no local de trabalho passasse a ser malvisto.
O fato de alguns profissionais terem vantagens em relação a outros, mesmo que isso se justifique por um desempenho acima da média, pode gerar sérios problemas de convivência e desmotivação da força de trabalho.
Portanto, a conclusão a que podemos chegar considerando esses pontos é que o melhor a fazer é pesquisar em sites especializados e conversar com pessoas que trabalhem em outras empresas. Assim, poderá ter uma ideia se o seu salário está de acordo com o mercado, se já está acima da média ou defasado.
Você já fez uma proposta de aumento de salário? Como foi? Compartilhe sua experiência no espaço para comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que estejam pensando em fazer um pedido como esse.
Imagem: Por Creativa Images