Com o aumento da competitividade e com a facilidade de pesquisa possibilitada pela internet, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes na hora de escolher marcas, produtos e serviços.

Atualmente, os clientes buscam boas experiências, desde o atendimento personalizado até produtos e serviços que lhes proporcionem atributos diferenciados. Isso exige que as organizações se empenhem para entender mais profundamente o comportamento humano, de modo a criar um relacionamento sustentável, que conquiste novos adeptos e clientes fiéis.

Nesse sentido, os vendedores assumem uma nobre missão: encantar os consumidores. Esse encantamento é conquistado quando o vendedor utiliza a sua inteligência empreendedora, superando as expectativas do cliente, oferecendo a solução para o seu problema e entregando exatamente o que ele precisa, sempre com um atendimento adequado ao seu perfil. Esse trabalho demanda muita coragem, o que pode ser estimulado com frases de motivação, conforme você verá a seguir!

Mais motivação = mais vendas

Embora simples, essa premissa muitas vezes não é entendida na sua totalidade pelos gestores, que acabam tratando os seus vendedores como robôs. Para aumentar os lucros, é preciso parar, observar e enxergar o ser humano por trás das vendas e de todos os números.

É muito importante para o líder conseguir entender que “mais” nem sempre significa “melhor”. O aumento na carga de trabalho dos vendedores, sem que isso seja conversado ou compensado de alguma forma, causa desmotivação e, consequentemente, diminuição do rendimento deles. Se precisar que eles façam mais, o melhor caminho é pelo incentivo, e não pela imposição.

Além disso, de nada adianta que o vendedor converse com 10 potenciais clientes se ele não tiver tempo para dedicar-se e promover conversões. Uma venda demanda algum tempo, com técnicas de informação e persuasão. É melhor dedicar-se a menos clientes, mas com foco nos resultados, do que atirar para todos os lados sem de fato promover as vendas desejadas.

Como manter os seus vendedores motivados?

Na verdade, não existe uma resposta definitiva para esse tópico, pois cada equipe contém pessoas e características diferentes, com atributos que as tornam complexas e únicas, sendo necessário fazer uma adaptação de qualquer técnica antes de aplicá-la à sua empresa. No entanto, conseguimos reduzir toda a teoria científica sobre motivação de vendedores a três pontos principais: recompensa, reconhecimento e incentivo.

1. Recompensa

Vamos começar pelo primeiro lugar da lista, pois esse é um fator fundamental para qualquer estratégia de vendas de uma empresa. Estabelecer recompensas pelas metas batidas é essencial para ter vendedores mais motivados e empenhados em fazer um trabalho melhor. Todavia, para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso que as metas sejam reais e alcançáveis e que a política de bonificação seja clara e possa ser entendida por todos.

2. Reconhecimento

Todo mundo gosta de ter o seu trabalho duro reconhecido. Não há nada mais nocivo à motivação de um vendedor do que ouvir que ele não fez mais do que a sua obrigação depois de se esforçar grandiosamente para conseguir realizar algo. Assim, faça dos feedbacks uma rotina, citando não apenas o que pode melhorar, mas também exaltando os esforços e resultados do colaborador. Enquanto a recompensa é um gesto mais concreto, o reconhecimento é a palavra, o elogio, o cumprimento.

3. Incentivo

Muitas empresas conseguem completar as duas etapas, mas acabam pecando quando chega a hora de incentivar os vendedores. Aqui, não estamos falando apenas do incentivo financeiro, que seria a recompensa, mas de um apoio moral.

Isso mostra que o líder entende que nem sempre as coisas vão bem, mas que ele confia totalmente no trabalho do vendedor e sabe que ele tem capacidade de bater as metas estipuladas. Pode parecer algo menor, mas, muitas vezes, essa palavra de incentivo é tudo o que o vendedor precisa. O reconhecimento se refere ao desempenho passado. O incentivo, por sua vez, é um estímulo ou uma motivação para que o indivíduo se sinta confiante de que pode ser ainda melhor futuramente!

Crie um mantra organizacional de motivação

Acreditar é o primeiro passo para conseguir realizar um objetivo. Por isso, criar um ambiente onde os colaboradores respiraram motivação e sentem que a organização acredita neles é de suma importância. Uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso é por meio da repetição de frases de incentivo. Quanto mais os seus vendedores ouvirem e repetirem esses “mantras”, maior será a motivação de todos.

Exemplos de frases de incentivo para vendedores

É fundamental que o vendedor esteja sempre motivado e bem-disposto para atender os clientes com maestria. Por isso, confira as frases abaixo e inspire-se:

  • “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura para sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” — Zig Ziglar
  • “Sucesso… parece estar conectado com ação. As pessoas de sucesso estão sempre em movimento. Elas cometem erros, mas elas não desistem.” — Conrad Hilton
  • “Você pode ter tudo o que quiser se fizer esforços para ajudar outras pessoas a terem o que elas querem.”— Zig Ziglar
  • “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os seus olhos da sua meta.” — Henry Ford
  • “Se você quer atingir uma meta, você deve primeiro se imaginar alcançando-a, antes de realmente alcançar.”— Zig Ziglar
  • “Se você trata dois clientes de uma mesma forma, pelo menos um deles, você está tratando mal.” — Milton Erickson
  • “Você não fecha uma venda, você abre as portas de um relacionamento se quer construir um negócio duradouro e de sucesso.” — Patricia Fripp
  • “Muitas pessoas pensam que ‘vender’ é o mesmo que ‘falar’, mas vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho.” — Roy Bartell

E você, ser de luz, conhece mais alguma frase que desperta a sua motivação para a vida pessoal ou para a vida profissional? Divida-a com os demais leitores do blog! Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!