As mudanças sociais e o advento de novas tecnologias interferem e modificam o mercado de trabalho constantemente. Não somente as empresas devem se adaptar aos novos cenários, como os próprios profissionais precisam estar preparados para oferecer as habilidades e capacitações exigidas no preenchimento de posições.

Considerando os setores em crescimento no Brasil e no mundo, especialistas consideram que o profissional do futuro será aquele com algum conhecimento voltado à globalização, envelhecimento da população, conectividade e sustentabilidade. Diante disso, muitas pessoas ficam em dúvida se devem investir em determinada especialização em vez de outra ou aprender determinado idioma em detrimento de outro, por exemplo.

O fato é que não é possível ditar exatamente qual será o cenário vivenciado pelo mercado de trabalho daqui há alguns anos e somente o investimento em capacitação técnica poderá não ser suficiente para fazer de você um profissional do futuro. Em um ambiente cada vez mais incerto e complexo, aperfeiçoamentos como esses poderão até ajudar, mas o que farão realmente a diferença serão as habilidades comportamentais. Entre elas, a ousadia, coragem e iniciativa para agir assertivamente são as mais valorizadas atualmente e que continuarão a ser, independentemente da área de atuação.

Como o amanhã se faz das atitudes do hoje, o profissional de sucesso é aquele que cria oportunidades, enxerga além do que todo mundo vê e trilha seu próprio caminho naturalmente, se tornando diferenciado e conquistando destaque. Nesse sentido, antecipar-se às necessidades do mercado é uma atitude interessante e favorável para o crescimento e evolução de sua carreira.

Se você deseja aumentar suas chances de ter um futuro promissor, é necessário acompanhar as constantes mudanças  e desenvolver continuamente suas habilidades. Isso permite que você tenha uma visão sistêmica a respeito do mercado e amplie suas possibilidades.

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Características do profissional do Futuro

Analisando as modificações e tendências da atualidade, é possível identificar algumas características que você pode desenvolver para ser um profissional do futuro. Confira:

MULTIDISCIPLINARIDADE

É preciso que o indivíduo seja especialista em um nicho específico, para que ele tenha um nível de excelência acima da média, mas essa segmentação deve ser acompanhada de uma bagagem ampla de conhecimentos. O ideal é que o profissional saiba de tudo um pouco, o que estimula sua criatividade e capacidade de inovação.

CAPACIDADE DE LIDAR COM IMPREVISTOS

As novas tecnologias e outros fatores prometem ainda mais mudanças nos próximos anos. Por esse motivo, o profissional do futuro é aquele que sabe lidar com imprevistos, tem jogo de cintura para conduzir situações de forma positiva e está sempre preparado para propor soluções diante dos desafios comuns no cotidiano das organizações.

PROATIVIDADE

proatividade é uma das habilidades mais requisitadas do mercado de trabalho atual e, pelo visto, continuará sendo. Em um cenário de grande competitividade, as organizações darão preferência aos profissionais que tomam a iniciativa e contribuem constantemente com sugestões e ideias para ajudá-las a melhorar sua performance e se destacarem ainda mais no mercado.

BOA COMUNICAÇÃO

A tecnologia surgiu para acelerar os processos e resultados das organizações. Com ajuda da internet, é possível fazer reuniões e fechar negócios a quilômetros de distância, além de atingir um público mundial, sem estar presente em todos os locais. Apesar disso, as máquinas não substituem o poder do contato pessoal e da reciprocidade de sentimentos.

A tendência é que as empresas invistam cada vez mais em processos humanizados. O atendimento personalizado e o marketing de relacionamento são algumas consequências dessa mudança. Por isso, o profissional do futuro se comunica adequadamente, transmitindo a sua mensagem de forma eficaz. Ao mesmo, sabe ouvir e entender as necessidades de seus líderes, colegas de trabalho e clientes. Com isso, estabelece um bom relacionamento interpessoal.

DESENVOLVIMENTO CONSTANTE

O profissional do futuro deve estar atento a tudo que diz respeito a sua área de atuação, além de se autodesenvolver continuamente. Por isso, precisa manter-se atualizado, investindo em especializações e cursos de desenvolvimento humano que ajudem a aprimorar suas capacidades técnicas e emocionais, como o Coaching. Além disso, deve estar sempre pronto a aprender com as pessoas ao seu redor.

CRIATIVIDADE

As organizações valorizam profissionais que fazem mais do que o feijão com arroz e sempre estão inovando. A criatividade, portanto, é uma das principais habilidades do profissional do futuro, porque eles ajudam e continuarão ajudando a melhorar a performance das empresas em que atuam.

Para quem quer empreender, o empreendedorismo começa com uma ideia. Para ser bem sucedido, você precisa estar sempre pensando em novas ideias e a melhor maneira de executar seus projetos.

O profissional do futuro não deve estar satisfeito com a atual situação. Deve sempre pensar fora da caixa, procurando novas oportunidades, sempre uma nova solução. 

APAIXONADO PELO QUE FAZ

Fazer o que lhe dá retorno financeiro, nem sempre é fazer o que gosta. A verdade é que o segredo do sucesso e do profissional do futuro, é “gostar do que faz”. Ser apaixonado pelo seu trabalho. Essa é uma das características mais importantes para o seu sucesso. Sem paixão, não há solução! Não tem razão de ser qualquer tipo de negócio se você não botar amor no que está fazendo. 

Quando você ama o que faz e é dedicado no negócio, as possibilidades de dar errado minimizam. Coloque confiança em si mesmo e no seu negócio. Seja proativo. 

MOTIVAÇÃO

Como afirmou Steve Jobs, em uma entrevista: “Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso dos não bem-sucedidos é pura perseverança”.

Espelhados em sua paixão e ideias inovadoras, muitos profissionais dedicam longas horas de trabalho em busca de um negócio promissor. O profissional do futuro terá que ter essa habilidade. Ser autodidata, auto-motivado. Ter ideias inovadoras sempre (principalmente se for um empreendedor), ou seja, não esperar que alguém diga o que fazer, e sim fazer você mesmo o que tem que ser feito. Comandar seu tempo e como você gasta ele. 

OTIMISMO

Ser um profissional do futuro é ver sempre a positividade. Vale sonhar também! Ver o lado melhor em tudo e como o mundo também pode se tornar um lugar melhor. Eles nunca se detêm no passado ou no negativo. Em vez disso, eles se concentram em seguir em frente e estar no topo. 

Quando confrontados com desafios, esses profissionais não terão problemas impossíveis de resolver. Vão vê-los como grandes oportunidades. A crise financeira que assola o país é um exemplo de que muitos desses profissionais são resilientes e encontram ótimas oportunidades para empreender. Tudo isso faz com que eles se alimentem de energia para ir além. 

ORIENTADOS PARA O FUTURO

Estão com o foco para o futuro, em seguir sempre em frente. São bem orientados para seus objetivos e sabem o que querem, com exatidão. Como seus objetivos estão sempre bem definidos, é difícil para eles até perder esse foco. Tem uma visão extremamente forte e firme que os ajuda a impulsionar suas realizações. Sempre de olho na meta para não perder o caminho do sucesso. 

PERSUASÃO

Para ter sucesso nos negócios, você precisa conhecer negócios. Se você é perspicaz e sabe falar a língua do seu interlocutor, você terá grandes chances de ter sucesso como empreendedor. Especialmente quando estiver começando. Todo empreendedor precisa ganhar confiança daqueles que estão à sua volta para aprovação de sua ideia. E se é uma ideia com inovações, pode haver algum ceticismo aí antes de alguém querer investir dinheiro no seu negócio. Por isso que esse profissional terá que ser persuasivo para vender sua grande ideia. 

FLEXIBILIDADE

Ser flexível é adaptar-se a situações diferentes e desconhecidas para você. O profissional do futuro terá que acompanhar todas as inovações, inteligência artificial, etc. Talvez você mesmo precise colocar a mão na massa do que contratar um outro profissional para desenvolver pequenas tarefas para você. Mesmo que não vá trabalhar sozinho, e sim para uma empresa, é preciso ampliar esses conhecimentos. Estar sempre disposto e pronto, com mente sempre aberta e dispostos a mudanças. 

LIDAR COM CONFLITOS

No mundo dos negócios, os problemas são rotineiros. Saber não se esquivar dos desafios e conflitos é uma importante habilidade para o profissional do futuro. Ao invés disso, eles terão que enfrentá-los de frente e apresentar uma solução de forma bem eficaz. Também terão que saber aproveitar o que tem: tempo, dinheiro e esforço, com planejamento e um propósito. 

DECISIVO

Um profissional que procrastina não tem espaço no futuro de qualquer negócio ou empresa. Ele deve estar ciente do que tem que ser feito e o tempo que terá que finalizar cada passo. Aproveitar o dia e concluir o trabalho. Essa é sua missão. 

Em sua opinião, qual o perfil do profissional do futuro? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

 

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