A psicologia é a disciplina que trata da alma e suas manifestações, bem como os fenômenos psíquicos e características psíquicas de um indivíduo ou grupo, objetivando a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo — que são, para ela, partes da personalidade dos homens e aquilo que diferencia as pessoas uma das outras.
A palavra “psicologia” é derivada do grego, e vem da junção de psique, que significa alma, com logos (conhecimento). Esta é uma ciência, portanto, que analisa, estuda e avalia o comportamento do ser humano, seus sistemas mentais e sua interação com o mundo.
O profissional da área da psicologia é conhecido como psicólogo, ou cientista social e cognitivo, e sua principal atribuição é entender e estudar a influência dos processos da mente humana no comportamento, sensações, emoções, relações e atitude das pessoas.
Neste sentido, os psicólogos tratam de questões ligadas à personalidade, pensamento, entendimento, percepção, inteligência, aprendizado, sentimentos, comportamentos, relacionamentos, estímulos do consciente e inconsciente e, principalmente, o bom funcionamento do cérebro.
É importante destacar que a psicologia pode ter grande colaboração em diversas esferas e áreas do pensamento, o que pode proporcionar revelações positivas e grandes contribuições para os indivíduos e suas ligações e relações com o mundo.
Ramos da psicologia
Conheça as principais ramificações da psicologia e as áreas em que esta poderosa ciência pode ser aplicada:
- Psicologia positiva e coaching;
- Psicologia experimental;
- Psicologia de personalidade;
- Psicologia clínica;
- Psicologia do desenvolvimento;
- Psicologia organizacional;
- Psicologia comportamental;
- Psicologia educativa;
- Psicologia de aprendizado;
- Psicologia do esporte;
- Psicologia forense
- Neuropsicologia;
- Psicologia motivacional;
- Psicologia social;
- Psicologia familiar;
- Psicologia hospitalar;
- Psicologia militar;
- Psicologia da mulher;
- Psicologia de reabilitação;
- Psicologia de religião;
- Psicologia de trânsito;
- Psicoterapia;
- Psicologia de direitos humanos;
- Psicologia do trabalho;
- Psicologia jurídica
- Psicologia internacional;
- Psicologia institucional;
- Psicologia infantil;
- Psicologia do consumidor;
- Psicologia comunitária;
- Hipnose psicológica;
- Psicologia anormal;
- Psicologia biológica.
Este artigo foi interessante e útil para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais.