Seja no trabalho ou na vida pessoal, sempre nos deparamos com decisões que tem impactos não apenas em nossas vidas, mas também na de outras pessoas. Por isso, é muito importante ter consciência de que toda ação tem uma reação, e sempre avaliar cada passo antes de agir.
Para garantir que decisões mal pensadas não impactem negativamente na vida das outras pessoas, devemos sempre ponderar cuidadosamente e avaliar todos os reflexos que determinada decisão pode causar. Nesse sentido, sempre se coloque no lugar do outro e tenha respeito ao próximo.
Como tomar decisões no trabalho?
Quanto maior é a responsabilidade do profissional, maior também deve ser o seu compromisso em tomar decisões assertivas. Isso porque, quando temos o poder de decidir sobre o futuro de alguém, podemos colaborar ou atrapalhar seu desenvolvimento.
Se você é responsável por decidir qual colaborador vai ser demitido ou promovido, por exemplo, o ideal é ter o máximo de informações sobre cada profissional, de modo a chegar a uma decisão racional, justa e honesta com todos os envolvidos.
Quando fatores emocionais — como a amizade com um colega — influenciam na decisão, o processo decisório se torna mais difícil e doloroso. Por isso, quanto mais racional você for, menores serão as chances de se arrepender da decisão tomada.
Tomando decisões pessoais
Tomar decisões que envolvam, exclusivamente, questões pessoais e o futuro da própria carreira parece uma tarefa mais fácil do que envolver terceiros. Entretanto, o que acontece é que temos mais dúvidas e demoramos mais para decidir sobre a própria vida.
Isso acontece porque colocamos muita pressão em nós mesmos para conquistar determinadas coisas, deixar de fazer outras e começar a investir em um algo novo. Daí, surgem as dúvidas, conflitos de valores e problemas entre as vontades e as necessidades.
Do mesmo modo que precisamos ser ágeis e assertivos nas decisões tomadas na empresa, devemos ter esta mesma postura com as resoluções pessoais. O ideal é encarar os dilemas e procurar sempre as melhores formas de alcançar o estado desejado.
Para facilitar isso, invista numa formação em Coaching. Faça o Professional & Self Coaching e aprenda a tomar decisões de forma descomplicada.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe-o em suas redes sociais!