Investir na qualificação de funcionários é um dos melhores cartões de visitas das empresas. Organizações que oferecem capacitação aos profissionais são as mais desejadas e, nesses locais, os talentos são retidos com mais facilidade.
O processo de qualificação se inicia desde o momento da contratação dos colaboradores. Nesse sentido, podemos dizer que ele já está vivenciando seu primeiro treinamento quando é apresentado à estrutura da empresa e é ensinado sobre suas novas tarefas e atividades diárias.
Por isso, quanto mais comprometida e organizada a instituição é, melhor será o processo de integração de novos funcionários. Essa boa primeira impressão confere maior confiança aos profissionais que, sentindo essa valorização, sentem-se mais motivados a exercer suas funções.
Continue a leitura para saber mais a respeito de como a qualificação de funcionários ajuda na retenção de talentos.
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Como escolher o treinamento ideal para a qualificação de funcionários?
Cabe ao departamento de Recursos Humanos, em conjunto com as lideranças, identificar as lacunas, no que tange a capacitação. Assim, de acordo com o planejamento estratégico, é possível definir os recursos que serão aplicados, bem como os treinamentos e cursos que melhor atendem seus objetivos.
É fato que cada empresa, dentro de seu nicho de atuação, necessita de formações técnicas distintas para cada uma de suas áreas do conhecimento. Entretanto, quando falamos em desenvolvimento comportamental, o Coaching, que é um processo extraordinário, pode ser usado efetivamente por todas as organizações para qualificar seus profissionais, seja qual for o seu setor. Mais adiante falarei de forma detalhada a respeito.
Relação entre a qualificação de funcionário e a retenção de talentos
O ser humano, de modo geral, tende a se sentir desestimulado quando não consegue vislumbrar uma chance de crescimento. Por isso, profissionais que trabalham para empresas que não oferecem oportunidades de desenvolvimento costumam se manter estagnados, realizando suas tarefas quase que mecanicamente, sem entusiasmo. Então, se um trabalho que pareça mais vantajoso surge, eles não pensam duas vezes e trocam de emprego.
Quando a organização demonstra que deseja investir na qualificação de seus colaboradores, está dando a eles sinais de que terão oportunidades de crescer e se desenvolver, e isso faz com que sintam o desejo de permanecer como parte daquela equipe. Essas possibilidades que se apresentam faz com que vistam realmente a camisa do negócio e não estejam lá apenas para receber um salário ao final do mês.
Existem empresários que têm medo de investir na qualificação de seus funcionários por medo de que, em seguida, eles peçam demissão. E a verdade é que, se a empresa oferece remuneração e benefício compatíveis com o mercado, um clima amigável e a possibilidade de crescimento, as chances de isso acontecer são muito pequenas, simplesmente porque as pessoas costumam permanecer quando se sentem valorizadas.
Investir na qualificação da equipe é investir em crescimento, em profissionais mais capacitados e motivados, o que, invariavelmente, resulta em melhores resultados. Os benefícios desse tipo de ação são muito grandes e amplos, como poderá constatar em seguida.
Benefícios de investir na qualificação de funcionários
Investir na qualificação dos funcionários é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Veja, a seguir, os principais benefícios de considerar essa uma prioridade para o seu negócio.
1 – Ter profissionais capacitados exatamente para suas funções
Peter Schutz tem uma citação que diz: “Contrate o caráter, treine as habilidades”. E essa é uma ideia bastante interessante, porque, por melhor que seja a formação de um profissional, dificilmente ele virá pronto. Afinal de contas, cada companhia tem o seu modus operandi, a sua forma de trabalhar e é através do dia a dia e dos treinamentos oferecidos que os colaboradores irão aperfeiçoar suas habilidades.
Quando se investe em qualificação é possível selecionar cursos que sejam verdadeiramente relevantes para cada tipo de cargo. Assim, poderá considerar nos processos seletivos aspectos que são extremamente relevantes para o bom desempenho profissional e que estão além da parte técnica, ou seja, os valores, o comportamento e a inteligência emocional de cada candidato.
2 – Evita os custos gerados pela alta rotatividade
A alta rotatividade de funcionários custa caro para uma empresa, pois os processos de demissão e contratação geram muitos custos, fora os prejuízos imensuráveis, como o comprometimento do entrosamento da equipe. Sendo assim, ao investir na qualificação dos colaboradores e ter, como consequência, a retenção de talentos se evita muitos gastos.
3 – Aumento da lealdade dos funcionários
Quando os profissionais se sentem verdadeiramente valorizados, tornam-se fiéis à empresa, fazendo dos objetivos dela os seus. Isso gera mais entusiasmo, engajamento e resulta em um trabalho realizado com extrema qualidade e afinco, que é o que toda a organização deseja e precisa.
4 – Maior preparo para lidar com as mudanças do mercado
Todos nós sabemos que o mercado atual está em constante transformação e as empresas que desejam se manter competitivas devem saber se adaptar a essas mudanças conforme elas surgem. Para isso, contar com profissionais capacitados e atualizados em sua área de atuação se mostra essencial para ter essa flexibilidade.
5 – Níveis mais altos de satisfação
Profissionais que percebem que a empresa para a qual trabalham acredita e investe neles alcançam níveis de satisfação muito mais altos. E essa satisfação se transforma em um combustível poderoso que os leva a se dedicarem a cada dia mais para realizarem as suas funções com afinco, buscando sempre a excelência.
Coaching – Uma qualificação completa para os funcionários
Uma formação em Coaching oferece aos profissionais a real oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais.
De maneira rápida e efetiva, esse curso, que pode ser realizado nas empresas ou em turmas abertas, confere aos profissionais melhorias significativas nos seguintes aspectos: comunicação, relacionamento interpessoal, gestão do tempo, liderança, inteligência emocional, foco e concentração.
A metodologia, que é utilizada por empresas de todo mundo para capacitar seus profissionais, é tão efetiva porque proporciona o empoderamento necessário para que os colaboradores se sintam plenamente capazes e confiantes para realizar seu trabalho.
Mais que isso, um treinamento de Coaching oferecido pela empresa, é uma boa maneira de reter os talentos e engajar os colaboradores, porque evidencia, na prática, que a organização se importa com seu desenvolvimento contínuo, acredita em seu potencial e está disposta a investir em seu crescimento.
Podemos concluir com isso que, quanto mais qualificados os funcionários estão, melhores também serão as chances de a empresa conquistar resultados extraordinários. Invista em Treinamentos de Coaching e qualifique seus funcionários que, antes de profissionais, são seres humanos.
Invista na qualificação dos seus funcionários e receba como retorno uma equipe mais engajada e motivada para se dedicar aos objetivos da sua empresa.
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