A psicologia empresarial compreende o estudo dos problemas organizacionais, no que diz respeito à gestão de pessoas. O objetivo, com isso, é construir nas empresas um ambiente favorável ao trabalho e ao desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, ao alcance dos resultados que a organização almeja.
Também conhecida como Psicologia Organizacional, essa abordagem tem sido fundamental para a melhoria contínua dos processos de gestão dos profissionais e na própria qualidade de vida que as pessoas encontram nas suas carreiras. Nesse sentido, estima-se que, hoje, 23% dos psicólogos trabalhem nas organizações, fazendo esse trabalho essencial.
Neste artigo, você vai compreender o papel do psicólogo empresarial e quais são os benefícios da sua atuação nos ambientes de trabalho. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!
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Psicologia empresarial: conceito e história
Nas empresas, a psicologia empresarial é um setor componente do departamento de recursos humanos, também conhecido como departamento de gestão de pessoas, em algumas organizações. Os profissionais desse setor específico do RH são formados em psicologia e são essenciais na condução das estratégias de gestão. A sua atuação é muito importante para todos.
A psicologia empresarial começou a se desenvolver diante da revolução industrial e da revolução francesa. Esses dois movimentos trouxeram à tona debates sobre a relação entre o trabalho, o relacionamento entre as pessoas e a qualidade de vida. Contudo, foi apenas no período entre as guerras mundiais, na década de 1920, que as primeiras pesquisas oficiais sobre o tema começaram a ser feitas.
As lutas de classes, as manifestações de trabalhadores, o debate sobre a produtividade e a relação homem-máquina começaram a pautar os estudos da psicologia, da antropologia e da própria administração de empresas. Assim, o mundo acadêmico e os próprios departamentos de recursos humanos desenvolveram as pesquisas e ações dessa área, culminando no que hoje chamamos de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
O papel do psicólogo empresarial
As principais funções da psicologia dentro das empresas são:
- Promover processos de recrutamento, seleção e integração dos novos colaboradores;
- Desenhar estruturas de cargos, salários e planos de carreira para os profissionais;
- Avaliar os colaboradores psicologicamente, diagnosticando o seu perfil comportamental, a motivação para o trabalho e a compatibilidade com a cultura da organização;
- Desenvolver, aplicar e avaliar os resultados de pesquisas de satisfação internas;
- Estruturas programas de treinamento e capacitação dos profissionais;
- Auxiliar na definição e na aplicação de normas internas relacionadas à gestão de pessoas;
- Auxiliar na resolução de conflitos e no aconselhamento de colaboradores;
- Desenvolver e aplicar sistemas de avaliação de desempenho e feedbacks humanizados;
- Desenvolver e aplicar medidas de promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde física e mental no ambiente de trabalho;
- Promover um desligamento humanizado de colaboradores;
- Auxiliar nas ações de endomarketing e comunicação interna;
- Assegurar a ética em todos os processos da gestão de pessoas;
- Manter as equipes integradas, avaliar a dinâmica de trabalho e orientar o trabalho dos líderes e dos liderados, de modo que alcancem os melhores resultados possíveis.
Benefícios da psicologia nas organizações
Graças à psicologia empresarial, hoje também é possível identificar, com mais eficácia, as lacunas no que diz respeito aos problemas psicológicos relacionados ao ambiente de trabalho.
Estresse, síndrome de burnout, transtornos ansiosos, depressão, entre outros distúrbios associados a más condições de trabalho podem ser diagnosticados de forma precoce, com o auxílio desse profissional especializado em comportamento humano.
Essa gestão estratégica das pessoas, com certeza, facilita também a atuação das lideranças, a atração e a retenção dos talentos e a formação de um capital intelectual realmente capaz de atender aos anseios das empresas. Por isso, é muito importante que o RH escolha treinamentos de capacitação e aprimoramento eficazes.
É fundamental que as empresas compreendam que o seu sucesso e a sua competência são diretamente proporcionais ao sucesso e à competência de cada um dos seus colaboradores. Tendo isso em mente e sabendo que os profissionais trabalham melhor quando estão física e mentalmente saudáveis, é fato que a presença de um psicólogo empresarial ajuda na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Além da prevenção dos transtornos psicológicos e da promoção da qualidade de vida no trabalho, o psicólogo organizacional também atua de modo estratégico junto ao quadro de colaboradores da organização. Ele fortalece as normas internas, esclarece dúvidas, orienta os líderes, resolve conflitos e ainda tem atuação importante na seleção e na integração de novos colaboradores. Por fim, ele também ajuda na criação de programas de capacitação profissional e planos de carreira.
Coaching: um poderoso auxílio à gestão de pessoas
Nas empresas que contam com psicólogos organizacionais, é comum que haja menos conflitos, mais satisfação interna, mais qualidade de vida e mais motivação, já que cada colaborador visualiza o seu crescimento naquele ambiente. Consequentemente, fica mais fácil reter talentos e amenizar a rotatividade de profissionais.
Além da psicologia, há muitos coaches empresariais que exercem funções semelhantes nas empresas das quais fazem parte. Eles podem ou não ser também psicólogos, mas complementam o trabalho desses profissionais, por meio de consultorias isoladas ou atuando de forma definitiva dentro da área de gestão de pessoas das empresas.
Os cursos de coaching, tanto in company como em grupos abertos, são um diferencial competitivo das empresas na formação dos profissionais. Seja o objetivo formar melhores líderes, seja desenvolver novas habilidades e competências nos colaboradores, o coaching é uma opção extraordinária.
Por isso, destaca-se a formação Professional & Self Coaching, com as suas diversas técnicas e ferramentas que proporcionam a melhoria contínua da comunicação, dos relacionamentos interpessoais, dos processos de liderança, de gestão do tempo e de mudanças comportamentais bastante positivas.
No PSC, o profissional é convidado a expandir a sua visão, conhecer-se profundamente e, desse modo, potencializar os resultados do seu trabalho. Isso aumenta a sua automotivação, eleva a sua autoestima e empodera o colaborador a ir cada vez mais além.
E você, querida pessoa, o que pensa da inclusão dos psicólogos e coaches corporativos nos ambientes de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!