De fato, nosso país atualmente passa por mais uma enorme crise econômica. Com isso, todos os setores empresariais também são afetados e passam a enfrentar dificuldades quanto à manutenção de seu capital humano.
Isso se justifica pela queda no consumo e o aumento dos tributos e do custo Brasil. Com isso, as empresas estão tendo que repensar seus modelos de gestão e passam por uma reestruturação que atinge diretamente o trabalhador.
Como consequência deste momento, o número de demissões aumentou consideravelmente, em 2015, o que inflacionou também a quantidade de desempregados em nosso país. Neste sentido, as estratégias de RH se tornam ainda mais importantes, uma vez que são elas que ajudarão as empresas a não perderem seus melhores profissionais e seu espaço no mercado de atuação.
Revolucione o RH de sua empresa agora mesmo!
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para você!
O Papel do RH em Tempos de Crise
Com as constantes notícias de que muitas empresas estão fechando suas portas ou demitindo seus funcionários, é normal que os colaboradores fiquem apreensivos quanto ao seu futuro profissional. Para evitar desmotivação e perda de produtividade, o departamento de Recursos Humanos deve traçar estratégias efetivas para evitar problemas desta natureza.
Para evitar isso, é seu papel entender a real situação da empresa e buscar as melhores formas de adequá-la a este momento. Outro fator importante é buscar compreender as dúvidas e medos dos colaboradores, e explicar de forma clara e aberta, qual contexto e os reais objetivos da organização.
Isso permite um melhor alinhamento de ambos e que trabalhem juntos pela manutenção do negócio. Essa atitude também demonstra respeito pelos profissionais e o compromisso da empresa com eles, o que é essencial.
Coaching como aliado das Estratégias de RH
Para lidar com a crise, o RH pode dispor de várias estratégias. Investir em programas de capacitação, a exemplo daqueles que utilizam o Coaching, como metodologia é uma excelente alternativa, pois este processo pode desenvolver colaboradores e líderes, de forma rápida, efetiva e sistêmica.
Além disso, todas as pessoas próximas ao profissional, que fez um treinamento de Coaching, são beneficiadas por esta cultura inovadora de aceleração de resultados. Neste sentido, benefícios como: aumento da automotivação, engajamento e produtividade, melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais são alcançados.
E mais: o desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais também é um dos resultados percebidos, durante e após a realização de cursos de Coaching. O que está esperando, então? Invista em Coaching a ajude sua empresa a sair da crise!
E sua empresa, o que ela está fazendo para contornar a crise? Comente abaixo!