Brian A Jackson/Shutterstock Profissionais caridosos que se dedicam ao bem-estar do próximo são mais felizes e produtivos

Segundo o escritor italiano, Cesare Cantu, a caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividi-lo. Esta frase evidencia a importância de sermos caridosos, não apenas em nossa vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho.

Neste local temos acesso a um grupo maior de pessoas que, na maioria das vezes, também quer contribuir para um mundo melhor. Entretanto, muitos profissionais acham que não tem tempo o suficiente para se dedicarem ao próximo ou então não sabem por onde começar a fazer isso.

Essa é a realidade em muitas empresas, por isso, esta também é uma grande chance para você tomar a frente, mobilizar seus colegas e liderados e incentivá-los a ajudar quem precisa de assistência. Para isso, basta ter alguém que lidere o movimento e que esteja disposto a buscar e somar forças em prol de causas tão bonitas e importantes.

Benefícios da Caridade entre Colegas

Além de levar recursos e doações para pessoas e comunidades menos abastadas, a caridade nas empresas estimula o trabalho em equipe, a colaboração entre profissionais e departamentos, a organização e o planejamento estratégico.

Além disso, a caridade instaura o espírito colaborativo entre as pessoas, proporciona momentos de maior integração, permite conhecer melhor seu colega e eliminar crenças limitantes com relação ao outro. No dia a dia normal de trabalho isso confere maior empatia entre os colaboradores, um melhor clima organizacional e maior abertura para ajudar uns aos outros.

As doações estimuladas pelas organizações ou por colaboradores são bastante positivas também porque mostram outra realidade para os funcionários. Isso lhes proporciona rever seus comportamentos e pensamentos, valorizar suas conquistas e olhar com mais atenção e compaixão para o mundo e as pessoas à sua volta.

 Compaixão Faz a Diferença

Saiba que ajudar seu próximo, com doação de: alimentos, roupas, brinquedos, livros, dinheiro, remédios ou mesmo do seu tempo, é essencial. Vivemos numa sociedade cada vez mais individualista, onde as pessoas olham muito para si mesmas e, muitas vezes, se esquecem de ajudar aqueles que têm menos.

Como passamos muito tempo em nosso trabalho, focados em alcançar grandes resultados e crescer na carreira, nossa profissão também é uma ocupação que estimula a desconexão com o mundo exterior.

Por isso, ao trazer eventos de caridade ou mobilizações sociais para dentro da empresa, o profissional tem uma chance a mais de se envolver com estas questões. Desenvolver sua compaixão e doar o seu melhor pelo bem-estar do outro. Isso é maravilhoso!

Permita-se ajudar e também colaborar para um mundo melhor. Faça sua parte e estimule a caridade tanto em datas comemorativas como no decorrer de todo o ano e leve os benefícios desta corrente de boas ações para a sua empresa!

E você, participa de algum projeto social em sua empresa? Compartilhe!