Bloomua/Shutterstock A Pesquisa Exploratória permite fazer uma sondagem inicial sobre o assunto que, posteriormente, será abordado

Pesquisa exploratória, como nome mesmo sugere, é uma análise prévia sobre determinado assunto que, posteriormente, o indivíduo queira aprofundar. O objetivo deste tipo de investigação é familiarizar-se com a temática a ser abordada e permitir que, num segundo momento, já exista o embasamento necessário para a continuação do trabalho.

Na prática, podemos dizer que é um reconhecimento do cenário, visando à coleta de informações. A partir disso, podemos começar a desenvolver um estudo ou projeto. Quando, por exemplo, tenho uma ideia para um novo livro da Editora IBC, com certeza, eu e minha equipe fazemos nossa própria pesquisa exploratória, visando trazer para o exemplar, as melhores informações e referências possíveis.

No caso de um livro com vários coautores, definimos o tema central e buscamos os escritores que tenham experiências e conhecimentos condizentes com a temática que será explorada. Cada autor, por sua vez, insere seus relatos, as referências bibliográficas e reúne suas entrevistas com seus clientes (coachees). Em todas estas ações, a pesquisa exploratória está presente dando o pontapé inicial nos projetos e introduzindo informações nos artigos.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Pesquisa Exploratória na Prática

Essa seleção inicial permite delinear cada parte de um livro, pesquisa ou documentário, por exemplo. Quando nosso objetivo é documentar um fato histórico ou a vida de uma pessoa célebre, a pesquisa exploratória orienta por onde começar e quais depoimentos colher. Isso possibilita que o autor conte histórias com o viés que deseja.

Esse direcionamento favorece o pesquisador a manter o foco no tema por ele determinado e a dar seguimento ao seu projeto, tendo como base as informações colhidas durante a pesquisa exploratória. Este tipo de análise também pode ser aplicada quando desejamos criar um produto ou serviço novo.

Antes de investir tempo e recursos numa ideia, é importante sair a campo e colher informações sobre o mercado, os concorrentes e conhecer as vantagens e ameaças pertinentes a este novo negócio. Verificar estas variáveis traz uma dimensão mais realista do cenário e ajuda o empreendedor a decidir quais os caminhos levarão a realização do seu objetivo.

Aplicando este conceito em outras situações do nosso dia a dia, podemos dizer que fazemos pesquisas exploratórias quando, por exemplo, visitamos várias lojas em busca de exatamente aquela roupa que visualizamos em nossa mente, buscamos um produto com determinado preço ou sondamos as condições para comprar aquele carro que tanto desejamos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Esta sondagem proporcionada pela pesquisa exploratória é essencial para conhecer melhor um assunto, encontrar o que desejamos, tomar boas decisões e direcionar nossas ações ao alcance efetivo dos nossos objetivos e resultados. Explore mais e boa sorte!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe este artigo em suas redes sociais!