Você sabe o que é um Business Partner? Sabe onde e como ele atua? Pois bem, o Business Partner é um consultor interno de recursos humanos. O termo foi criado por David Ulrich, guru em gestão estratégica de pessoas, e apresentado em seu livro Human Resource Champions, encontrado em português com o título Os Campeões de Recursos Humanos.
Business partner é um termo que vem do inglês, cuja tradução para o português é “parceiro de negócios”. Neste artigo, você vai compreender quais são as funções desse profissional e qual é a sua importância para as organizações. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
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O que é e o que faz um business partner?
O objetivo de Ulrich, ao lançar há mais de 20 anos esta função, era unir o trabalho do RH ao do setor de negócios, envolvendo-o de maneia mais estratégica nas decisões das empresas. Até então, cada setor agia de maneira quase independente, trabalhando sem necessariamente compreender os objetivos sistêmicos da organização.
Para mudar isso, se fez necessária a presença do business partner. Esse profissional, por sua vez, deve compreender profundamente tantos os processos de gestão de pessoas como os de cunho empresarial, ou seja, tudo aquilo que envolve todas as operações da empresa.
O BP atua como um conselheiro dos altos gestores, oferecendo-lhes dados, informações e relatórios que lhes permitam tomar as melhores decisões. Faz também a interface entre os líderes e os liderados, objetivando a manutenção de um bom clima organizacional e o alcance efetivo dos resultados.
Qual a relação entre o business partner e o crescimento da área de recursos humanos?
Como influência da criação do business partner, nos últimos anos, testemunhamos um poderoso crescimento estratégico do departamento de recursos humanos. Atualmente, a gestão de pessoas tem assumido um papel ainda mais importante nas organizações, pois passou a atuar junto à alta hierarquia, aumentando também o seu poder de decisão.
Esse parceiro do negócio atua ainda no estudo e na definição dos melhores cursos de capacitação dos colaboradores. Assim, também ajuda a formatar o planejamento de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) da empresa e a escolher as formações mais adequadas às necessidades dela.
Nesse contexto, se destacam os cursos de coaching, como um dos mecanismos de desenvolvimento humano mais utilizados em todo o mundo pelas organizações. Isso permite que elas desenvolvam de maneira rápida, planejada e eficaz os seus profissionais.
Além disso, também temos na figura do business partner um tipo de analista de processos. Assim, ele tanto observa como identifica quais são as práticas organizacionais mais efetivas e quais são aquelas que podem e que precisam ser melhoradas, ou mesmo eliminadas, no dia a dia da empresa.
Como ser um business partner?
Se você deseja exercer a função de business partner, é fundamental compreender as dinâmicas que estão por trás dessa profissão. Para isso, confira as 5 dicas a seguir.
1. Seja mais generalista nas suas atuações profissionais
Conforme você pôde conferir na descrição acima, a atuação do BP é generalista, no sentido de que, por mais que ele atue na área de recursos humanos, ele deve ter noções gerais do funcionamento da empresa como um todo. Dentro da própria gestão de pessoas, aliás, é importante diversificar o conhecimento acerca das diversas funções do setor: recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, remuneração, planos de carreira, cultura organizacional, feedbacks etc.
2. Adquira conhecimentos sobre os outros departamentos
O business partner deve ser um grande estudioso. Ele não precisa se especializar em algum setor além do RH, mas deve ter noções um pouco mais robustas sobre as demais áreas que compõem a empresa, como o marketing, a produção, a assessoria jurídica, o financeiro, o comercial, a tecnologia etc. Esse conhecimento permite que o BP possa dar sugestões mais eficazes para aperfeiçoar os processos internos e, consequentemente, garantir que a organização alcance melhores resultados.
3. Procure por organizações que adotem o modelo do business partner
O conceito de business partner ainda não é muito difundido pelo Brasil. Por isso, se você deseja exercer essa profissão, procure empresas que já tenham experiência com esse profissional ou que ao menos demonstrem abertura à “adoção” dessa ocupação. Outra possibilidade é propor a criação dessa posição na sua empresa atual. Converse com os líderes da organização, especialmente os que atuam na gestão de pessoas para fazer a sua proposta. Cite a importância do cargo e os benefícios a oferecer.
4. Ajude os gestores da organização continuamente
A contratação de um business partner traz um benefício muito importante, que é trazer um consultor para analisar os processos internos. Muitas vezes, os gestores da organização, por viverem imersos naquele universo, deixam de perceber determinadas ameaças ou oportunidades. Portanto, o BP pode ajudar os gestores a renovar os ares, a atualizar os seus processos e a resolver problemas que ninguém tinha diagnosticado até então. Trata-se de uma posição extremamente analítica e estratégica.
5. Invista em capacitação
Não há uma graduação específica para a formação de um business partner. O ideal, porém, é que eles sejam graduados em administração de empresas ou que tenham algum curso em recursos humanos. O que realmente importa, contudo, é adquirir conhecimento sobre o universo em que a sua empresa atua. É preciso compreender o produto/serviço, os diferenciais em relação à concorrência, o comportamento do consumidor e as próprias áreas em que a empresa se subdivide. Estude!
Com isso, podemos dizer que o BP atua de forma sistêmica, colaborando significativamente com o crescimento de todos os departamentos, a fim de alcançar a melhoria do processo de tomada de decisão, o aprimoramento dos altos líderes e a qualificação contínua do capital humano. Invista em business partner!
E você, querida pessoa, já conhecia a função do business partner nas organizações? O que pensa sobre esse profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!