Empreendedora, analisando dados e ousando prever o futuro do seu negócio

Sergey Nivens/Shutterstock Para Prever o futuro é essencial às empresas conhecer seu passado para corrigir erros, aplicar boas práticas em seu presente e estudar seu mercado, concorrentes e clientes para ser bem-sucedido lá na frente

Peter Drucker, um dos maiores gurus do mundo dos negócios, de todos os tempos, afirmava que – “A Melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Acredito nas palavras deste mestre, mas, por experiência própria, creio também que podemos nos antecipar às tendências e nos preparar para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.

Porém, e na prática – Como prever o futuro? Com identificar o que está por vir? Existem diversas formas de estar atento e, com isso, potencializar os resultados do seu negócio ou organização.  A primeira é conhecendo seu mercado de atuação, sabendo o que seus concorrentes estão fazendo e pretendendo fazer e, claro, ouvindo os seus clientes.

Uma empresa existe para atender uma determinada necessidade do mercado, seja por produtos ou serviços. Por isso, é fundamental fazer pesquisas de mercado para avaliar a força da marca, sua influência junto aos consumidores, a eficácia de suas ações de marketing e também para coletar informações que apontem para novos nichos, tendências e oportunidades de expansão.

Prever o Futuro é Estar à Frente

Empresas inovadoras são aquelas que transformam seu trabalho num referencial para as demais. Ao invés de seguir tendências, elas criam valor e diferenciação no que fazem e, por isso, estão sempre à frente das demais. Assim, enxergam antes o que ninguém mais consegue ver.

Esta inteligência competitiva de mercado combinada com uma visão sistêmica de negócios é o que faz com que estas organizações consigam se antecipar e quase não ter concorrentes. O mais interessante, em tudo isso, é que estas empresas são aquelas que não esperam o futuro acontecer; hoje elas criam a necessidade por seus produtos ou serviços, enquanto que as outras esperam que seus clientes digam o que eles querem.

Quem imaginou que precisávamos de Whatsapp, por exemplo? Hoje, a maioria dos usuários não vivem sem. Do mesmo modo, as redes sociais que além de terem se tornando um importante canal de relacionamento, também se tornou uma poderosa fonte de negócios para as empresas. E, quem disse que precisaríamos do Google para saber as “respostas para tudo”?

A resposta é – as empresas inovadoras, com visão de futuro, souberam criar novos comportamentos, enxergar oportunidades onde ninguém mais viu e transformá-las em algo tangível. Esta capacidade de tornar real grandes ideias é outro diferencial importante, pois não adianta simplesmente, coletar informações e identificar tendências, se você não sabe o que fazer com elas.

Por isso, enquanto profissional e empresário, invista em preparação. Procure desenvolver novas competências e habilidades técnicas e comportamentais. Faça pesquisas, aprenda a ler e analisar os diferentes cenários, esteja atento aos seus processos de trabalho e procure melhorá-los continuamente.

Lembre-se – a sua evolução representa a evolução da sua carreira ou negócio. Invista em você, inove e crie o seu próprio futuro!

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