Todos os dias, assim que amanhece, seu telefone desperta. Você acorda meio sonolento, reclama um pouquinho de não poder ficar mais na cama… você faz sua higiene pessoal, separa a roupa, se veste. Ás vezes toma um café apressado, outras deixa o cafezinho para mais tarde. Se tiver filhos leva-os até a escola, caso não tenha, se encaminha para o ambiente de trabalho.
Você trabalha até por volta das 18h. Ou 19h. Pega o trânsito de volta, reclama novamente… do trânsito, do cansaço, do trabalho. Chega em casa. No outro dia tudo começa novamente. E eu pergunto a você: Qual o sentido de tudo isso? Por que você vive?
Nossa vida entra facilmente no modo automático. Passamos a viver um dia de cada vez, e todos da mesma forma, com a mesma cara. Sem nenhum propósito, sem nenhuma meta, sem nenhum sonho e, por conseguinte, sem nenhum sentido.
Sim, nós perdemos de vista o sentido de nossas vidas e, alguns, sequer souberam desse sentido em algum momento. Nossa vida passa a ser mecânica, um monte de ações sem nenhum significado, nem para os outros, nem para nós mesmos.
Conecte-se com o seu Propósito de Vida
É preciso não perder de vista o sentido de nossas vidas, o propósito que nos faz merecedores de estarmos aqui, vivos, vivendo e convivendo, nos relacionando com as pessoas e com o universo.
O termo “missão” é muito comum nas empresas. Toda empresa elabora sua missão de existir, ou seja, seu objetivo, sua incumbência, aquilo que ela deve realizar. De tempos em tempos é necessário fazer algum trabalho de conscientização da missão, visão e dos valores das empresas. Isso porque as empresas também entram no modo automático e esses elementos essenciais se perdem. Da mesma forma, podemos, também nós, termos mais consciência e foco de nossa missão de vida, nosso propósito, nosso sentido de existir.
Encontre sua Missão de Vida
Claro que essa comparação não coloca as empresas e nossas vidas no mesmo patamar. É muito mais complexo lidar com uma missão de vida, pois a missão de vida de uma pessoa determina seu grau de satisfação com a vida, sua realização pessoal, sua felicidade, sua disposição para estar nesse mundo e, principalmente, determina o seu legado, ou seja, aquilo que ela deixará como marca da sua existência.
Portanto, é importante conversarmos sobre a sua missão de vida, na tentativa de respondermos a algumas perguntas: Qual o seu propósito de sua vida? O que você está construindo no percurso de sua vida? Qual é sua razão de existir? Como você quer ser lembrado pelas pessoas quando não estiver mais aqui?
Nós não criamos nossa missão de vida, nós a descobrimos. Nossa missão de vida está na nossa essência, naquilo que faz de nós indivíduos únicos, singulares e especiais. Se somos conscientes de nossa missão de vida, nosso caminho nesse mundo é mais leve e próspero, pois teremos uma direção acertada.
É possível que você faça exercícios para conseguir encontrar e compreender melhor sua missão de vida. Escrevê-la, por exemplo, é um exercício muito útil que fazemos em nossos cursos em Coaching. Basta responder às perguntas que temos aqui, nesse artigo. Mas, mesmo assim, escrevendo-a, não estamos criando nada, estamos apenas encontrando ela dentro de nós.
Viver esse automatismo do “deixe a vida me levar” nos faz meros espectadores da existência quando, na verdade, devemos ser sempre os protagonistas. Não fique olhando a vida passar. Dê sentido a cada movimento seu.
Quando damos sentido à nossa vida, colocando foco na nossa missão, passamos a usar todo o potencial infinito que existe em nós. Você está usando o maior potencial da sua existência? Você está fazendo sempre o seu melhor e deixando transparecer a sua melhor parte? Você usa sua vida para o bem? Você está contribuindo com a sua existência?