No dia a dia de uma empresa acontece uma infinidade de eventos em todos os seus setores e, tudo isso, envolve diretamente sua comunidade de trabalhadores, que desenvolvem nela, as mais diversas atividades e tarefas. Neste sentido, é essencial à organização buscar ferramentas efetivas para conhecer a opinião de seus profissionais em relação aos seus pontos-chave.

O objetivo, com isso, é melhorar continuamente o seu clima organizacional por meio da pesquisa de clima. A PC faz uma coleta de dados na empresa e avalia, entre muitos fatores, o nível de motivação, satisfação, infraestrutura e também a qualidade do desempenho dos colaboradores.

Além disso, este tipo de pesquisa traz um mapeamento do estado atual da empresa (seus pontos fortes e de melhoria) para que a partir destas informações ela possa definir seu estado desejado e traçar estratégias mais efetivas para conquistar novos patamares, interna e externamente.

Neste artigo eu vou falar mais detalhadamente sobre o que realmente é uma pesquisa de clima organizacional e como ela é feita. Além disso, te elucidar sobre toda a importância que ela possui para o desenvolvimento de qualquer empresa. Confira:

O que é Clima e Pesquisa Organizacional

Antes de falarmos sobre o modo em que se realiza uma pesquisa é importante saber o motivo pela qual ela se faz uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento empresarial. E quando falamos sobre o motivo estamos nos referindo ao Clima Organizacional.

Clima organizacional é o nome que se dá para a percepção que os colaboradores possuem em relação à empresa, aos colegas de trabalho e também em relação às atividades por ele imputadas.

Em outras palavras, ela diz respeito aos níveis de satisfação que são compreendidos e assimilados pelos colaboradores em relação ao seu trabalho como um todo. É o modo como ele enxerga a empresa e interage com ela.

Manter um bom clima organizacional é uma importante estratégia pois à medida que os funcionários trabalham com mais satisfação e comprometimento, os resultados, bem como os níveis de produtividade, são potencialmente maiores.

Nesse sentido, existem inúmeros fatores que influenciam o clima organizacional como por exemplo:

  • Flexibilidade – Livres para exercer sua capacidade criativa e inovadora;
  • Responsabilidade – Sua responsabilidade para com a empresa;
  • Padrões – Níveis de padrão/processos definidos na empresa;
  • Recompensas – Coerência no modo com o qual as recompensas são distribuídas;
  • Comprometimento – Engajamento de todos em prol de um mesmo propósito;
  • Liderança – O modo com qual os líderes atuam na empresa.

E quando falamos de melhorias provenientes do bom clima organizacional não estamos apenas nos referindo a produtividade. Existem diversos outros benefícios, que falarei mais tarde, acerca do bom clima organizacional.

No mais, são motivos mais do que concretos que fazem jus a aplicação de uma Pesquisa de Clima organizacional.

Afinal, seu objetivo é avaliar essa percepção dos colaboradores, identificar os pontos deficientes a fim de que os gestores possam promover mudanças que contribuam para o desenvolvimento de um clima organizacional cada vez melhor.

Está curioso para saber como é feita essa pesquisa? Confira uma lista de 5 passos que vão te ajudar nessa empreitada de conhecer mais profundamente a sua equipe.  

Como é Realizada a Pesquisa de Clima

A pesquisa de clima é realizada pelo departamento de Recursos Humanos com os colaboradores que podem emitir sua opinião de forma anônima, ou seja, sem serem identificados. A intenção é abrir um espaço seguro onde possam expor sua visão sobre a empresa, dar sua opinião e colaborar para melhorar determinados aspectos da organização.

Assim, este tipo de levantamento é uma poderosa ferramenta para a  instituição conhecer a ótica dos seus profissionais sobre suas ações, sua forma de gestão, estrutura e organização do trabalho. Também é uma forma de estar em contato direto com seus funcionários, de alinhar necessidades e possibilidades e conciliar as expectativas de ambos.

Para aplicá-la são realizadas, geralmente, 5 etapas, sendo elas?

Planejamento

O primeiro passo para qualquer projeto que você deseja implementar está ligado à organização e planejamento. Desse modo se deve estabelecer quais critérios serão utilizados para a pesquisa. Caso seja usada alguma ferramenta específica ou se irão criar uma metodologia própria.

Além disso, é preciso também definir metas, estabelecer quais serão os principais aspectos a serem averiguados sejam eles ligados à liderança, remuneração, benefícios. Enfim, essa etapa é fundamental para que a pesquisa de clima organizacional ocorra de modo bastante assertivo, e mais, que ela gere resultados contundentes a fim de que as medidas a serem tomadas, no futuro, possam ser efetivas.

Comunicação

O segundo passo diz respeito a abordagem que será realizada com os colaboradores, informando-lhes acerca da pesquisa que será realizada. Essa etapa é muito importante pois nela é preciso deixar bem evidente qual o objetivo da pesquisa.

Afinal de contas, uma pesquisa de clima implica em saber dos colaboradores qual o seu nível de satisfação. 

Caso os objetivos não sejam divulgados de forma assertiva isso poderá resultar em resultados inverídicos, pois poderão haver colaboradores confusos, sentido-se coagidos, nervosos e com medo. Isso será suficiente para comprometer os resultados de sua pesquisa.

Aplicação da pesquisa

Tendo toda questão prévia já estabelecida é hora de aplicar a Pesquisa Organizacional.

Caso as etapas anteriores tenham sido bem aproveitadas a aplicação da pesquisa dificilmente haverá problemas. As sugestões nessa etapa é que a participação da pesquisa seja voluntária e também que as respostas sejam anônimas.

Isso irá garantir mais segurança para os colaboradores que desejarem participar.

Análise de Resultados

Enfim, com os resultados em mão, é preciso analisar minuciosamente a fim de contextualizá-los. Eles serão de extrema valia para as decisões e medidas que serão tomadas.

É a partir desse ponto que adotamos uma nova etapa de planejamento a fim de sanar os possíveis problemas identificados nos resultados da pesquisa organizacional.

Implementação de melhorias

Para que o clima organizacional possa de fato se desenvolver é preciso agir. Agir efetivamente nos pontos em que a pesquisa organizacional conseguiu identificar déficits.

Promover melhorias que impactem positivamente no clima organizacional, sendo percebidas pelos colaboradores e demais membros de uma empresa. 

Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

  • Melhoria contínua do clima organizacional;
  • Aumento da qualidade de vida no trabalho para os profissionais;
  • Aumento da satisfação e motivação dos funcionários;
  • Melhoria na comunicação interna e melhor alinhamento de informações;
  • Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  • Correção de procedimentos e maior segurança no trabalho;
  • Manutenção da infraestrutura de trabalho para garantir maior segurança e conforto aos profissionais;
  • Desenvolvimento dos gestores, líderes e colaboradores,
  • Descobrimento de talentos entre as equipes e retenção;
  • Implantação ou melhoria dos benefícios sociais espontâneos;
  • Alinhamento dos objetivos dos profissionais com os objetivos da organização;
  • Oportunidades de aprimoramento e crescimento profissional e pessoal para todo capital humano.

Como podemos perceber, a pesquisa de clima traz poderosos benefícios à vida dos profissionais e melhora significativamente o ambiente organizacional. Também confere à empresa novas oportunidades de crescimento, melhorias em sua gestão de pessoas e processos e conquistar resultados extraordinários com o apoio de seus colaboradores.

Se você deseja alavancar os resultados de sua empresa e aproveitar ainda melhor os dados da sua pesquisa de clima, invista em Coaching empresarial. Por meio deste fantástico processo, você terá todas as condições para potencializar seus pontos fortes e eliminar de vez os aspectos que prejudicam o seu negócio.

Seja você gestor, líder ou profissional minha dica é – Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e incorpore esta fantástica metodologia ao seu dia a dia de trabalho, desenvolva novas competências e habilidades e conquiste resultados poderosos.

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