Grasko/Shutterstock O Marketing Holístico defende que para conquistar os resultados é preciso integrar todas as partes da empresa

Marketing Holístico é um conceito criado por, Phillip Kotler e Kevin Keller, que defende que numa empresa todas as partes devem se relacionar e trabalhar harmonicamente em conjunto em prol dos resultados. Assim, o marketing não pode atuar como um organismo único, mas sim uma das partes deste todo e dialogar com todos os departamentos.

Numa campanha de vendas, por exemplo, o marketing cria as estratégias e peças de divulgação e faz tudo sozinho, certo? Errado, o ciclo é muito maior do que a maioria das pessoas imagina e abrange diversos setores da organização que precisam trabalhar alinhados e em prol do objetivo comum.

Assim, o papel do marketing é encontrar e atrair os clientes para que depois os vendedores ou consultores possam vender os produtos e serviços da empresa, apresentar seus benefícios, diferenciais, as condições de pagamento e fechar as vendas.

Porém, não acaba ai. Depois disso, entra o trabalho do departamento financeiro, trazendo os números obtidos com as vendas realizadas, que foram prospectadas pelo marketing e fechadas pelo departamento de vendas.

Fazendo Marketing Holístico e Inspirando os Departamentos

Este tipo de marketing, também conhecido como Marketing 360º, mostra a importância do profissional desenvolver o pensamento sistêmico e entender que ele é uma parte importante no todo, mas não o todo em si.

O que isso quer dizer? Na prática significa que cada um dos membros da organização deve estar comprometido não apenas com o sucesso do seu trabalho e setor, mas também com o sucesso dos colegas, gestores dos outros departamentos, pois quando todos caminham na mesma direção, melhores são os resultados.

Assim, enquanto o marketing foca em apresentar ao mercado, da melhor forma possível, o melhor dos produtos e serviços da empresa, os demais departamentos devem estar comprometidos em entregar, exatamente, aquilo que foi vendido na propaganda.  O Marketing Holístico entende isso e, como tal, busca integrar as ações para que os resultados sejam plenamente alcançados.

Esta consciência proporcionou uma integração maior dentro das organizações e permitiu que os colaboradores conquistassem maior maturidade profissional no que tange entender os objetivos do trabalho e executá-lo pensando na meta final. Isso é essencial para que se compreenda que neste ciclo ninguém é mais ou menos importante, pois todas as partes são fundamentais e necessitam umas das outras para existir.

Esta valorização de cada fase do processo traz uma visão sistêmica do negócio e alimenta o sentimento de abundância, onde todos constroem juntos os resultados extraordinários que a empresa deseja. Pense nisso e boa sorte!

Excelente artigo, não é mesmo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!