Formulário para avaliar desempenho

O formulário de Avaliação de Desempenho serve para coletar informações sobre os processos e colaboradores, e que servirão para embasar as decisões estratégicas da empresa. / Copyright: Graphicworld.

 

Avaliação de Desempenho é uma poderosa ferramenta que tem como objetivo mensurar a performance dos profissionais de uma empresa. Pode ser realizada a cada três, seis ou doze meses, sendo que esta análise geralmente é aplicada pelo gestor da área.

O objetivo é verificar se o colaborador ou o grupo domina suas funções, compreende os objetivos das demandas, identificar seus pontos fortes e de melhoria e se está desempenhando um bom trabalho.

No que tange à Gestão de Pessoas este tipo de avaliação é um excelente indicador do desempenho geral da empresa. Traz um leque de informações importantes no que tange: os processos, salários, contratações e demissões, promoções e investimentos em capacitação, por exemplo.

A avaliação de desempenho também ajuda numa tomada de decisões mais assertiva, pois apresenta dados que permitem aos líderes traçar estratégias mais efetivas para desenvolver os colaboradores, aumentar a produtividade da organização e crescer cada vez mais.

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COMO APLICAR A AVALIAÇÃO

Cada empresa define dia e horário, bem como quais serão os aspectos avaliados por meio de seu formulário de avaliação de desempenho. Entretanto, questões relativas à: assiduidade, formação, habilidades técnicas e comportamentais, engajamento, produtividade, comprometimento, relacionamento e comunicação interpessoal, atendimento ao cliente e eficiência; estão sempre presentes.

Antes de aplicar o questionário, a empresa e o gestor devem atentar-se a linguagem do documento e certificar-se de que a leitura e o entendimento verbal sejam compreensíveis aos seus colaboradores. Parece uma coisa óbvia, mas é um detalhe muito importante, pois em determinados ramos, utilizar uma comunicação muito rebuscada pode interferir na compreensão das questões e, consequentemente, nos resultados da avaliação.

EXEMPLOS DE CAMPOS EXISTENTES NO FORMULÁRIO

Alguns campos presentes no formulário de avaliação de desempenho, são:

Identificação: Nome do colaborador, cargo exercido na empresa, data de admissão e data da avaliação.

Assiduidade: o colaborador comparece regularmente no trabalho, é pontual, permanece no trabalho durante o expediente, dedica-se às suas atividades, informa caso algo impeça o seu comparecimento ou cumprimento do horário.

Disciplina: o colaborador se atenta para as normas da instituição, respeita a hierarquia, aceita e cumpre ordens, evita comentários desnecessários ou prejudiciais acerca dos colegas de trabalho.

Desenvolvimento pessoal: o colaborador mantém o controle sob pressão, define padrões para si mesmo, estabelece metas, se atualiza e se capacita para realizar suas funções de forma primordial.

Iniciativa: o profissional busca conhecer o funcionamento, estrutura e legislação da empresa, se esforça para solucionar eventuais problemas que podem ocorrer na sua área de trabalho, supera as expectativas do seu cargo, apresenta sugestões de melhorias nos processos da empresa.

Produtividade: o colaborador organiza suas atividades em ordem de prioridade, faz suas tarefas de forma qualificada e organizada, evitando o retrabalho, ensina o trabalho a outros profissionais, compreende e retém informações.

Responsabilidade: o profissional demonstra confiança e honestidade, é imparcial no ambiente de trabalho, utiliza de forma correta e consciente os equipamentos, materiais e maquinários necessários para a sua função, cumpre os compromissos estabelecidos, usa roupas adequadas à sua função, desempenha suas atividades sem a supervisão do gestor.

Após realizar a avaliação de desempenho, a organização e seus líderes devem utilizar as informações coletadas para, se necessário, promover mudanças, melhorar as condições de trabalho, reconhecer aqueles profissionais que demonstram alta performance e investir em programas de treinamento.

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COACHING PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS

Como dissemos, a avaliação de desempenho trará muitos insights poderosos para a empresa sobre seus pontos fortes, de melhoria e os gaps no que tange: capacitação, gestão de pessoas e liderança, por exemplo.

Neste sentido, muitas organizações têm contratado treinamentos de Coaching, a exemplo do Professional & Self Coaching In Company e do Leader Coach Training. Estas são formações diferenciadas que utilizam esta metodologia para desenvolver e aprimorar colaboradores e líderes e eliminar deficiências técnicas, emocionais e comportamentais que estejam prejudicando seus resultados.

Por isso, projete o futuro da sua empresa e invista em sua evolução contínua. Invista em Formações In Company e conquiste resultados extraordinários!