Programação Neurolinguística é o estudo de como representamos e percebemos a realidade neurologicamente e de como podemos alterar esta representação para atingirmos resultados desejados.
A PNL surgiu, na década, de 70, através de Richard Bandler, na época estudante de Matemática e Sistemas, e John Grinder, estudante de Linguística e Psicologia. Juntos desenvolveram um conjunto de pressupostos, técnicas e modelos denominado: Programação Neurolinguística.
Por Dentro da Programação Neurolinguística
“Neuro” é a parte da PNL que reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos resultantes da experiência perceptiva dos nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato (sensação). Percebemos o mundo por meio dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois entramos em ação.
Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas, as sensações somáticas. Emoção, Cognição e Fisiologia estão intimamente ligadas. Deste modo, corpo e mente, formam uma unidade inseparável.
A parte “Linguística” do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. A “Programação” refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações a fim de produzir resultados.
A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos por meio dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.
Benefícios da PNL no Processo de Coaching
– Desenvolve o autoconhecimento;
– Mudanças de comportamentos, pensamentos e crenças negativas;
– Desenvolve a visão sistêmica;
– Melhoria nos relacionamentos;
– Melhor compreensão do ponto de vista e do comportamento do outro.
– Aceleração de resultados;
– Alinhamento de objetivos pessoais e profissionais;
– Otimiza a comunicação.
No processo de Coaching de Carreira e Programação Neurolinguística tudo isso é fundamental, pois auxilia o profissional a lidar da melhor forma possível com as pessoas que o cercam, seja no ambiente de trabalho ou em casa, potencializando assim suas relações.
Este tipo de habilidade é primordial para todo profissional atualmente, pois quando uma pessoa sabe trabalhar bem em equipe, têm bons relacionamentos com seus pares, compreendendo melhor a perspectiva do outro, passa a ser muito mais valorizada no mercado de trabalho.
Para obter bons resultados o Coaching e a Programação Neurolinguística atuam no sentido de analisar as experiências que fazem com que as pessoas tenham crenças e comportamentos considerados negativos, impedindo-as de modificar visão e pensamentos, bem como que realizemos ações efetivas para chegar ao nosso estado desejado.
As Três Posições Perceptivas da PNL
Para a PNL existem três maneiras diferentes de enxergar uma mesma situação, denominada de Posições Perceptivas. Inicialmente, um indivíduo analisa a questão de acordo com o ponto de vista do “EU” (Como me sinto? Como eu penso? Quais são meus valores e crenças?).
A segunda percepção tem a ver com empatia, ou seja, a maneira como visualizamos o outro, seus sentimentos, pensamentos e crenças. Já a terceira a forma de enxergar uma situação, envolve a maneira como observamos o todo, como analisamos as duas primeiras posições perceptivas para formar uma nova visão sobre a questão.
De acordo com a PNL, ao analisarmos as situações que nos envolvem em nosso cotidiano, levando em consideração estas três posições perceptivas, iniciamos o nosso processo evolutivo e conseguimos desenvolver uma visão sistêmica, que nos permite mudar a forma como visualizamos determinado assunto, bem como pensamento, crenças e comportamentos.
Os benefícios de trazer estas mudanças para o dia a dia são inúmeros e vão desde a melhoria no convívio com as outras pessoas até o aumento na qualidade de vida, na saúde física, emocional e espiritual. Com isso, a carreira de todo profissional é potencializada e bem-sucedida.
Além disso, a união entre o Coaching e a PNL trabalha em diferentes âmbitos da vida do profissional, como autoconhecimento, alinhamento de crenças, valores e missão e definição de metas e objetivos. Ao ter maior clareza referente a estes aspectos, o indivíduo passa a se compreender melhor, compreendendo também o comportamento das pessoas que o rodeiam, e com isso tendo ações e reações mais congruentes com estes fatores.
Outro benefício de se trabalhar com as ferramentas do Coaching e da PNL é que o indivíduo passa a entender melhor o que influencia seus comportamentos, pensamentos e crenças negativas, desenvolvendo uma reprogramação mental, para evitá-los, e com isso obter resultados cada vez melhores na carreira.
Gostou deste brilhante artigo? Curta, comente e compartilhe conhecimentos em suas redes sociais!