Esta geração é formada por adolescentes, nascidos a partir de 1993, depois da popularização do computador e que têm suas capacidades supervalorizadas. Os membros desta geração dão preferência por textos resumidos e a busca por palavras-chave de uma norma geral. Costumam utilizar com frequência o famoso “Crtl+C” e “Ctrl+V” e são bem mais objetivos.
Segundo Rowlands, a Geração Google é uma expressão popular que se refere à geração de jovens, que cresceram num mundo dominado pela internet. Essa nova geração é batizada como a geração copiar e colar e é caracterizada como aquela que recorre constantemente aos meios tecnológicos para suprir as suas necessidades de informação e de relacionamento com os outros.
Vamos “Googlar”
Apesar de manipularem com destreza as novas tecnologias, não dominam com competência as técnicas de pesquisa, seleção, tratamento e transformação da informação. O “copiar e colar” é recorrente e natural. Algumas correntes acreditam que essa ação está reduzindo o intelecto dos estudantes a níveis mínimos de sobrevivência.
O pior é que a maioria considera suficiente a sua capacidade de pesquisar, avaliar e selecionar os resultados para responder às necessidades pessoais e escolares. Essa nova geração é composta quase exclusivamente pelos indivíduos que encontram no Google a sua biblioteca e as respostas para todas as perguntas.
Tivemos a oportunidade de conhecer melhor as características das gerações existentes nas empresas atualmente. Dentro das organizações é possível observar que há profissionais de praticamente todas essas gerações interagindo e trabalhando juntos, dividindo o mesmo espaço, sejam eles superiores ou subordinados. O que, se for bem estruturado e aproveitado, pode agregar bastante valor a qualquer empresa.
Porém, caso não haja essa interação e as diferenças predominem, isso pode gerar problemas de relacionamento que acabam por impedir o funcionamento adequado de equipes e corporações. Nesse caso, será diante desse cenário que o Leader Coach atuará, aplicando diferentes ferramentas do processo de Coaching em grupo, ou trabalhando diretamente com os profissionais de forma individual.
Esta geração, que está na casa dos 2o anos, corresponde a uma importante parte da população jovem brasileira. Presentes em universidades, seus membros já estão se inserindo no mercado de trabalho e buscando suas oportunidades para construir uma carreira de sucesso. Para isso, é claro, contam sempre com uma ajudinha do Google para encontrar vagas de emprego e todas as outras informações que ajudem a potencializar seus resultados.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Geração Y? Deixe sua opinião abaixo e diga a qual geração você pertencente!