Um plano de vendas tem como objetivo traçar estratégias e planejamentos efetivos para comercialização de produtos e serviços. Ajuda no gerenciamento das ações da empresa, na organização das tarefas, na criação das ações de marketing, na aplicação de técnicas de vendas e na gestão efetiva dos processos e do atendimento ao cliente.
Esta é a parte teórica, mas e na prática – como elaborar um planejamento de vendas? Bem, é exatamente isso que vamos ver neste artigo, onde vou apresentar as melhores formas para você criar o seu plano de comercialização.
Como Montar o Plano de Vendas
Passo 1: Defina seus Objetivos – O que sua empresa deseja alcançar? Quais, produtos ou serviços, vai vender? Qual período de aplicação do planejamento: um ano, seis meses? Como treinar e preparar a equipe de vendas? Estas são algumas das perguntas que devem ser respondidas na hora de planejar suas vendas, pois saber seus objetivos é essencial para guiar suas ações.
Passo 2: Colete Dados – Antes de planejar, busque coletar informações de ações de vendas anteriores e levantar os aspectos positivos e negativos de cada atividade. Além disso, busque conhecer bem seu público-alvo, seu comportamento de compra, os valores médios pagos pelos clientes e os meses de maiores ou menores vendas. Quanto mais dados você tiver, melhor será seu planejamento.
Passo 3: Defina o ROI – Qual é o seu objetivo financeiro ao criar este plano de ação? Quanto deseja ter de retorno sobre investimento? Quanto quer vender? Qual o valor de compra e venda dos produtos e serviços? Definir estas metas e os prazos para alcançá-las é muito importante para que suas vendas tragam a recompensa esperada.
Passo 4: Defina suas Estratégias – Como você pretende impactar o seu público? Como vai reter os antigos e captar novos clientes? Promoções, emails, anúncios, ligação ou atendimento direto dos vendedores? A partir destas definições você poderá criar uma estratégia de vendas efetiva para prospectar e impactar as pessoas de forma assertiva.
Passo 5: Construa seu Plano de Ações – De posse de todas estas informações citadas acima é hora de planejar todas as ações referentes ao seu planejamento de vendas. Reúna estes dados e defina o prazo para começar a vender e também para encerrar cada campanha, treine os vendedores, defina as ações de marketing, os investimentos e comece a agir.
Todos estes passos são apenas exemplos do que precisa ser feito e, pensando estrategicamente, para fazer um planejamento de vendas completo e efetivo. Se você busca aprimorar seus conhecimentos estratégicos, expandir sua visão comercial e construir equipes de vendedores de alta perfomance: invista em Coaching em Vendas.
Esta formação tem como objetivo capacitar os profissionais de vendas, técnica, comportamental e emocionalmente; maximizar a efetividade de suas ações, seu atendimento ao cliente, aumentar o seu poder de argumentação e negociação e, prepará-los, para atender as metas da empresa de modo extraordinário. Leve o Coaching em Vendas para sua empresa!