Muito tem se falado a respeito de empowerment nos últimos tempos, essa prática de gestão estratégica vem sendo amplamente utilizada. Trata-se de uma forma de descentralizar o poder decisório nas empresas. A partir da delegação de poder a colaboradores chave é reduzida a burocracia e o ritmo de tomada de decisões é acelerado.
O objetivo das empresas que adotam essa estratégia é tornar mais eficiente o aproveitamento do capital humano. Para entender com mais clareza o que é o empowerment e como ele funciona prática continue lendo.
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Entenda o que é Empoderamento (Empowerment)
Em sua composição literal, a palavra em inglês empowerment significa empoderamento, que é um neologismo, designando às relações de hierarquia dentro de uma sociedade. Como fenômeno sociológico, esse termo está, muitas vezes, relacionado a componentes de grupos que sofrem discriminação por causa de sua raça, sexo e/ou religião. Ele se refere ao aumento de força política e social desse grupo ou de um exclusivo indivíduo que sofre discriminação, por meio da fortificação de seus conhecimentos.
Já no âmbito empresarial, empowerment é uma estratégia de gestão focada em delegar poderes para colaboradores, alcançando o seu melhor aproveitamento. É importante esclarecer que a delegação de poderes desse contexto diz respeito ao compartilhamento de informações. Os colaboradores passam a ter conhecimento das estratégias de médio e longo prazo da empresa, tornando-se parte da jornada.
No empowerment os colaboradores recebem, ainda, autonomia para tomar decisões. Há uma participação mais ativa dos funcionários na gestão do empreendimento, pois as responsabilidades e a liderança são compartilhadas. Funciona como uma boa estratégia para libertar as empresas da centralização de decisões. Quantas oportunidades são perdidas pela burocracia para a tomada de uma decisão?
Como o Empowerment funciona?
A estratégia de empowerment se baseia na descentralização da tomada de decisões e em uma gestão mais participativa. Os colaboradores adquirem mais autonomia, fazendo parte diretamente dos projetos da organização. Assim, há significativa redução da burocracia e, como reflexo disso, há mais agilidade, flexibilidade e aumento da produtividade. Na prática, o empowerment é uma estratégia que combina poder e responsabilidade.
O funcionamento do empowerment se baseia na criação de condições para que os colaboradores tomem decisões. O poder e a responsabilidade não podem ser delegados apenas verbalmente. Na prática, esses colaboradores precisam ter como agir em diferentes situações. O ideal é incentivar que os colaboradores atuem como intraempreendedores (ownership), como se fossem proprietários do empreendimento.
Empowerment: como aplicar a estratégia na sua empresa
A seguir apresentaremos algumas dicas de como aplicar a estratégia de empowerment na sua empresa.
1 – Compartilhamento de informações
A base para dar início ao emprego da estratégia de empowerment na sua empresa é estabelecer um compartilhamento de informações efetivo. Acesso às informações reduz as incertezas e contribui para que os colaboradores possam atuar com mais direcionamento.
O gestor deve delinear métodos para compartilhar com seus colaboradores informações relativas a budgets, concorrência, ameaças, desafios, oportunidades, entre outros pontos. As informações mais relevantes devem circular entre as equipes com clareza. Uma forma interessante de trabalhar nesse sentido diz respeito a adaptar o fornecimento de informações as necessidades de cada equipe.
O gestor deve ter em mente que as informações se dividem em duas categorias: gerais e restritas. As informações gerais são aquelas que podem ser compartilhadas com todas as equipes. Por sua vez, as informações restritas são as de caráter sigiloso, ou seja, que se restringem a equipes e pessoas chave.
2 – Condições para a autonomia
A estratégia de empowerment depende da criação de condições para a autonomia dos colaboradores. Além de delegar poder verbalmente para os colaboradores, é necessário criar as condições necessárias para que eles tomem decisões. É essencial investir em um estilo de gestão em que os erros sejam corrigidos, mas não punidos. Se os colaboradores estão sempre apreensivos em relação a uma eventual punição, não se sentirão livres para tomar decisões.
Para facilitar o processo decisório dos colaboradores empoderados, a dica é tornar bastantes claros conceitos como missão, visão e valores corporativos. Quando se tem o conhecimento dessas bases fica mais simples tomar decisões coerentes com a empresa e seus rumos. Além disso, esse entendimento criará por si só os limites para a tomada de decisões.
3 – Horizontalização
Durante décadas, o sistema hierárquico dominou a gestão das empresas, no entanto, agora a tendência é a horizontalização. Para que a estratégia de empowerment possa ser aplicada, é essencial reduzir a hierarquização. O ideal é que as equipes tenham o poder de autogerenciamento. A performance de equipes que direcionam seu próprio trabalho tende a ser muito superior.
Vale ressaltar que a estratégia de empowerment pode ser aplicada em todos os níveis hierárquicos da companhia. A solução de diferentes problemas pode ficar a cargo dos colaboradores. Ao fazer isso, há um movimento de reconhecimento do valor desses funcionários que se reflete em maior produtividade. Inclusive, é uma forma de estimular o surgimento de novas lideranças dentro da empresa.
4 – Fortalecimento dos líderes
No tópico acima, destacamos a relevância de investir num sistema de gestão mais horizontal, ou seja, menos hierárquico. Inicialmente, esse novo sistema pode assustar alguns líderes e gerentes temerosos de perder a sua relevância. Essa é uma preocupação que não se justifica, pois, mesmo que os colaboradores tenham mais poder dentro da companhia, ainda precisarão de um gestor.
É importante que, nesse processo, haja o fortalecimento das lideranças das equipes. Deve ficar claro para os líderes que são eles que irão conduzir o sistema de empoderamento dos colaboradores. Para que os membros de uma equipe possam tomar decisões e direcionar o seu trabalho, é crucial ter alguém para apontar o caminho.
5 – Construção de um ambiente organizacional agradável
Por fim, para que a estratégia de empowerment possa ser aplicada, é essencial que se construa um ambiente organizacional agradável. Os colaboradores devem ter um bom relacionamento entre si para que se deem suporte ao longo dos desafios. É essencial que haja um clima de colaboração e não de competição. O ideal é que os funcionários compreendam que possuem informações e autonomia para tomar decisões.
O trabalho em conjunto dos colaboradores é que leva aos bons resultados. Logo, é positivo que a empresa invista em treinamentos e capacitações internos que promovam maior contato entre as pessoas. A estratégia de empowerment depende da cooperação entre os colaboradores de diferentes equipes. A construção de um cenário organizacional positivo contribui para que se chegue a resultados mais relevantes para a empresa e para os colaboradores.
A importância do Empoderamento no processo de Coaching
Para o processo de Coaching, essa consciência transpõe a tomada de iniciativa individual de conhecimento e de superação da realidade em que se encontra. O empoderamento proporciona a obtenção da emancipação individual e, também, da consciência coletiva essencial para que ocorra a superação da dependência social e dominação política.
O empoderamento transfere poder e dignidade para aquele que deseja o estatuto de cidadania e, especialmente, a liberdade de resolver e controlar o seu próprio destino com responsabilidade e respeito para com o próximo.
Conclusão
A delegação de poderes tem como objetivo despertar nos trabalhadores mais motivação e envolvimento nas decisões da empresa. Quando percebem que têm muitas responsabilidades, os indivíduos buscam por resoluções e se tornam mais produtivos, porque percebem que estão contribuindo com o andamento da empresa e que fazem parte, efetivamente, da organização.
A percepção dessas responsabilidades gera, também, autoconfiança, proatividade, cooperação etc. A empolgação para desenvolver o trabalho alavanca porque a “chefia” é vista de maneira diferente, aberta a recomendações, mas sem abandonar as suas próprias responsabilidades, porque segue desempenhando o papel de liderança.
Você já conhecia o conceito de empoderamento (empowerment) sobre o viés apresentado ao longo do texto? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!