O psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) é um dos maiores pensadores da área. Suas teorias são estudadas e usadas até hoje. No artigo de hoje, eu trouxe um pouco sobre alguns dos principais pensamentos dele para você o conhecer mais. Acompanhe!
A análise das quatro funções no decorrer do desenvolvimento psíquico, levou Jung (1971 a) a constatar que as funções se diferenciam entre si, tornando-se função dominante ou principal. Enquanto isso, a outra é desenvolvida de maneira menos intensa, virando uma função auxiliar da primeira.
Os demais níveis de funções, ou seja, a terciária e inferior não são desenvolvidas na consciência, e sim, no inconsciente. Jung alerta sobre o perigo da desigualdade profunda entre essas funções, podendo até causar certas perturbações, como afirma esta autora: “se uma função não é empregada… há o perigo de que escape de todo ao manejo consciente, tornando-se autônoma e mergulhando no inconsciente onde vá provocar ativação anormal.” Silveira (1988: 55).
Entenda mais sobre a função dominante
Para o estudioso suíço, entre as quatro funções psíquicas que existem, sempre há uma que é preferencial, pois é usada com mais frequência. A utilização constante a torna mais desenvolvida e diferenciada em relação às demais.
A função dominante surge por meio do exercício de desenvolvimento de traços congênitos. Com o passar do tempo, ela se torna superior às outras. Seu maior uso é o que determina o aspecto funcional do Tipo Psicológico.
Conceitualmente, a função dominante também pode ser denominada como função principal caracterizante do Tipo Psicológico de determinada pessoa, atribuindo a ele suas características psicológicas particulares. Cada um de nós utiliza preferencialmente sua função principal, com o objetivo de obter melhores resultados para viver com mais plenitude, conforme escreveu Jung:
“na luta pela existência e pela adaptação, cada qual emprega instintivamente sua função mais desenvolvida, que se torna, assim, o critério de seu hábito de reação …. Assim como o leão abate seu inimigo ou sua presa com a pata dianteira (e não com a cauda, como faz o crocodilo), também nosso hábito de reação se caracteriza normalmente por nossa força, isto é, pelo emprego de nossa função mais confiável e mais eficiente, o que não impede que às vezes, também possamos reagir utilizando nossa fraqueza específica. Tentaremos criar e procurar situações condizentes e evitar outras para, assim, fazermos experiências especificamente nossas e diferentes das dos outros”. Jung (1971a: 493)
Em algumas obras, como na de Sharp (1993), encontramos estudos que mostram como é quase impossível alguém desenvolver, simultaneamente, todas as suas funções psicológicas. O sucesso social é determinado pelo grau de exigência que obriga o indivíduo a aplicar-se, antes e acima de tudo, à diferenciação da função com a qual esta pessoa terá maior sucesso social.
O autor afirma: “Muito frequentemente… um homem se identifica mais ou menos completamente com sua função mais favorecida e, portanto, mas desenvolvida. É isto o que dá origem aos vários tipos psicológicos”. (1993:73)
A psicoterapeuta analítica e escritora Marie-Louise Von Franz (1915-1998) também fala sobre o desenvolvimento da função principal:
“Por volta da idade do Jardim da Infância, já podemos detectar o desenvolvimento da função principal, através da preferência por alguma ocupação ou pela forma de relacionamento da criança com os seus colegas. A unilateralidade vai aumentando com o desenvolvimento cronológico e o meio, por sua vez, colaborando para reforçá-la, verificando, portanto, o aumento do desenvolvimento da função superior e a lenta degeneração da inferior.” Von Franz (1990: 36)
A autora ainda explica que existem casos em que a unilateralidade é reduzida. Exemplificou utilizando-se de casos em que as pessoas vivem em contextos extremos como camponeses, caçadores e povos primitivos. Ela aponta que estes indivíduos jamais sobreviveriam se não usassem quase todas as suas funções.
Saiba mais sobre a função secundária e a função terciária
O processo de desenvolvimento faz surgir outra função, denominada de função secundária ou auxiliar, distinta em essência da função principal e não necessariamente oposta a ela. Jung caracteriza a função secundária como sendo aquela que, no decorrer do processo de diferenciação, fica distanciada a um plano inferior e sua existência é útil para estar a serviço da função principal.
O processo auxiliar é de extrema importância para apoiar a função superior na dinâmica tipológica como um apoio à função superior, promovendo equilíbrio – e não igualdade – entre extroversão e introversão, do mesmo modo que promove, também, equilíbrio entre o julgamento e a percepção. O bom desenvolvimento do tipo exige que a função auxiliar suplemente a dinâmica processual para o equilíbrio que também deve existir entre a extroversão e a introversão.
“Para viverem felizes e efetivamente em ambos os mundos, as pessoas necessitam de um auxiliar equilibrado que tornará possível a adaptação em ambas às direções – o mundo à sua volta e seu próprio interior.” Myers & Myers (1997: 43)
A função terciária tem como característica principal ser uma função com desenvolvimento primitivo, no qual a importância reside na complementaridade da dinâmica (consciente/inconsciente) outrora atribuída aos quatro elementos da tipologia. A função terciária está na direção diretamente oposta à função auxiliar na escala de preferências.
Veja mais sobre a função inferior
Em total oposição à função dominante, está a função inferior, como exemplo, podemos citar uma pessoa que possui a Intuição como função dominante terá necessariamente a Sensação como função inferior. Vale esclarecer que existem alguns aspectos que caracterizam a função inferior, como grande carga de emoção, suscetibilidade, tirania, acentuado grau de autonomia (por não estar subordinada à autoridade da consciência), concentração vital e, um campo de grande potencialidade.
Para Von Franz, “ A função inferior representa a parte desprezada da personalidade – ridícula, lenta e inadaptada – que constrói a conexão com o inconsciente e que retém, portanto, a chave secreta da totalidade inconsciente. Enfim, ela é a ponte para o inconsciente e sempre dirigida para o mundo simbólico… a função inferior faz a ponte para o inconsciente.” Von Franz (1990: 19)
Metaforicamente podemos, exemplificar, o comportamento da função inferior nos contos de fadas, nos casos em que geralmente o terceiro filho de um rei e a quarta figura do conjunto recebem tratamento diferenciado em relação ao primogênito, e aparentemente apresenta, de acordo os mitos, qualidades superficiais diferentes: ser mais jovem, apresentar comportamento um pouco retardado ou ainda ser tolo por completo.
À medida que a energia psíquica é dirigida em grande parte para a função principal, a função inferior torna-se cada vez mais primitiva e inicia um processo regressivo a ponto de tornar-se não compatível com a função psíquica principal, sobre essa ideia, Jung (1971a) esclarece que, geralmente a função dominante é consciente, menos diferenciada; a função inferior permanece nos domínios do inconsciente de forma bruta, primitiva e arcaica e pode aparecer repentinamente quando uma pessoa está sobre pressão ou doença:
“acontecimentos positivos ou negativos podem trazer à tona a função contrária inferior. Sobrevindo isso, manifesta-se a hipersensibilidade, sintoma da existência de uma inferioridade. Assim estabelecem-se as bases psicológicas da desunião e da incompreensão, não só entre duas pessoas, como também da cisão dentro de si mesmo… a natureza da função inferior é caracterizada pela autonomia; é independente, ela nos acomete, fascina e enleia, a ponto de deixarmos de ser donos de nós mesmos e não nos distinguirmos mais exatamente dos outros.” Jung (1971b: 50)
Precisamos ter clareza de que a função inferior existe e não cair no erro de anular tal função pelo fato dela não ocorrer no campo consciente de nossa mente, quando negligenciada ao extremo, pode interferir no funcionamento consciente.
Conceitualmente, a dinâmica psíquica baseia-se no equilíbrio de opostos, conforme afirma Jung. E ainda nos alerta de que a função inferior deve ser reconhecida, para não ser reprimida no inconsciente e surgir de forma danosa e destrutiva no consciente.
E aí, aprendeu um pouco mais sobre as ideias de Jung e outros pensadores incríveis? Um modo bem interessante de estudar um pouco mais sobre psicologia é ao cursar a Psicologia Positiva, um curso muito interessante para quem deseja se aprofundar mais sobre o que é a felicidade verdadeira e quais são os fatores positivos que influenciam diretamente na nossa vida.
Além disso, a formação ensina a ressignificar situações, criar novas perspectivas, ampliar o seu gerenciamento sobre os seus sentimentos e compreender os eventos psicológicos com mais profundidade. Como se não bastasse, você ainda aprende a história dessa ciência psicológica e sobre a neurociência.
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Até a próxima!
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