Rawpixel.com/Shutterstock As falhas de comunicação ainda são um dos principais gaps das empresas

O gestor gritou: mantenha a máquina ligada e, de lá, o funcionário escutou – mantenha a máquina desligada! Foi lá e assim o fez e, com isso, perdeu toda a produção daquele dia.  Este é um exemplo simples, porém muito recorrente, e que ilustra como acontecem as falhas de comunicação nas empresas.

De fato, este é um dos principais problemas de organizações que subestimam a necessidade de desenvolver melhor seus processos neste sentido. Como consequência, surgem os famosos e prejudiciais ruídos, fofocas, boatos, erros e retrabalhos por falta de alinhamento na comunicação.

Para evitar isso e estimular a criação de canais e formas de comunicabilidade mais eficazes e assertivas, é importante que a empresa tenha como meta eliminar estes tipos de falhas e ser mais exata e transparente na distribuição de suas informações.

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Consequências das Falhas de Comunicação nas Empresas

O gestor deve estar muito atento ao modo como se comunica com seus liderados. Será mesmo que email é a melhor maneira de atribuir as tarefas? Será que quando você delega presencialmente as demandas é realmente claro, detalhista e objetivo? E mais, será que os seus funcionários entendem bem suas recomendações e sentem-se à vontade para tirar eventuais dúvidas?

Faço todas estas perguntas para que possa refletir e entender que as falhas na comunicação não surgem por acaso. Na verdade elas são o efeito de processos mal estruturados, profissionais maus preparados, de crenças limitantes e da dificuldade do líder em se comunicar com sua equipe ou mesmo identificar estes gaps.

Se, por exemplo, o gestor passa tarefas complicadas e não tem paciência ou tempo para explicar como devem ser executadas, acaba negligenciando informações importantes aos seus profissionais. Depois não adianta reclamar que não conseguiram executá-las, do modo correto, pois este é o risco que se assume ao fazer uma comunicação ineficiente.

O mesmo acontece quando notícias sobre a organização e mudanças na empresa não são comunicadas à equipe. Esta falta de comunicação, na maioria das vezes, resulta em fofocas e interpretações equivocadas dos acontecimentos. No dia a dia, isto se torna um problema real, pois causa medo, insegurança, alvoroço, dissemina um clima negativo e improdutivo no ambiente de trabalho.

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Para evitar estes tipos de situações, todos os líderes devem buscar desenvolver, continuamente, suas habilidades no que tange à sua comunicação. Isso permite delegar as tarefas com mais assertividade, criar canais mais efetivos e garantir que seus funcionários realmente entenderam, o que devem fazer e como fazer, e que irão executar bem seu trabalho.

Também devem criar relações interpessoais mais positivas com seus liderados para que, em caso de dúvida, eles sempre se sintam à vontade para perguntar e buscar o auxílio e orientação do seu gestor. Estas medidas simples fazem toda diferença e, com certeza, ajudarão sua empresa a comunicar-se melhor também. Invista nelas!