Delegar não é delargar as demandas, ou seja, apresentar a tarefa e deixar que seus funcionários se virem para fazer do jeito que você espera. Jamais deixe sua equipe à deriva e sem direcionamento. De acordo com cada estágio de maturidade, acompanhe direta ou indiretamente a execução das ações, colabore, instrua, oriente, corrija e esteja suficientemente próximo caso precisem tirar alguma dúvida com você.
Quando delegamos corretamente, tornamos o trabalho mais produtivo, eliminamos surpresas desagradáveis e também retrabalhos. Quando a equipe precisa fazer várias vezes uma mesma tarefa é sinal de que a delegação está ineficiente e de que você não soube delegar de modo correto. Esteja atento!
Aprenda a Delegar Responsabilidade e Autoridade Também!
Para que sua equipe sinta autoconfiança para executar as tarefas que você delega a ela, é fundamental que além da demanda em si, da parte prática de saber o que fazer; que você também delegue a responsabilidade e a autoridade para o profissional executar estas atribuições.
Se, por exemplo, você deseja que o funcionário faça um trabalho que depende da contribuição direta de outros profissionais, sobre os quais ele não tem nenhuma autoridade, o colaborador acaba ficando inseguro. Seu colaborador precisa sentir que é “dono do processo” e que possui todas as condições para executá-lo. Você como líder tem o papel de garantir isso aos seus liderados.
Por isso, ao delegar sempre comunique a todos os envolvidos de que a pessoa em questão será a responsável por aquela demanda importante e peça a colaboração de todos de forma irrestrita. O ato de delegar deve fazer parte da cultura da sua empresa, caso não, todos os funcionários e, inclusive você, sempre estarão no operacional e deixando de projetar o futuro da organização por meio de ações mais específicas e da gestão estratégica.
Evite a Delegação Reversa
Não deixe que seus funcionários devolvam uma tarefa por insegurança para realizá-la ou por medo de assumir maiores responsabilidades. Delegar é uma forma de dizer que você acredita e confia em sua capacidade de atender bem o trabalho e que ele também deve crer nisso.
Isso ajuda no desenvolvimento dos seus colaboradores no que tange os aspectos técnicos, emocionais e comportamentais e também a que consigam assumir responsabilidades de forma mais madura e assertiva. Se não bastasse isso tudo, saber delegar e jamais delargar as tarefas faz do líder um exemplo a ser seguido e também com que os liderados aprendam coisas novas e possam agregar outros conhecimentos importantes à sua carreira e vida. Empodere-os!