Como um bom empreendedor, sei que é natural querer fazer de tudo um pouco em seu negócio e abraçar muitas demandas ao mesmo tempo. No começo pode até ser assim, porém quanto mais sua empresa cresce, maior também é a necessidade de especialização. Na prática isso significa que como líder você precisa contratar funcionários com a expertise necessária para ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Para avançar neste sentido é fundamental reconhecer aquelas habilidades, experiências e conhecimentos que você, como dono da empresa, ainda não domina e buscar profissionais que atendam suas demandas neste sentido. Conquistar esta consciência é imprescindível à sua evolução como administrador e para fazer isso de forma mais rápida, lembre-se do que nos aconselhou Steve Jobs – Concentre-se no que você é bom e delegue todo o resto.
Por que o Empreendedor Precisa Reconhecer suas Limitações?
Se, por exemplo, você é muito bom em vendas, mas não entende nada de Marketing, Finanças, Recursos Humanos ou Administração, forme uma equipe de especialistas e aprenda a delegar tarefas a estes profissionais. Isso não representa deixar de lado a responsabilidade, mas pensar seu negócio de maneira mais estratégica e menos operacional, pois é importante que você pense em soluções para sua empresa crescer e não apenas funcionar.
Ao assumir esta postura e desenvolver sua visão empreendedora, de forma alguma você perderá a liderança de sua empresa ou se distanciará dos processos internos. Muito pelo contrário, ao invés de usar seu tempo quebrando a cabeça tentando administrar os processos que você não domina, seu papel será o de definir as metas e objetivos do negócio, escolher bem a equipe e, especialmente, de delegar aos seus liderados a execução do trabalho de modo a conquistar os resultados projetados, no tempo e do modo esperado.
Ao tomar esta consciência de seus pontos de limitação, o empreendedor terá a oportunidade de expandir sua visão do negócio e enxergá-lo de maneira sistêmica. Isto está diretamente relacionado à seleção de pessoas mais habilitadas e experientes, que poderão lhe dar o suporte na tomada de decisões, executar as demandas e mostrar os melhores caminhos para progredir em todas as áreas da empresa.
Isso culmina noutro ponto importante a todo líder que é a necessidade de aprender a delegar as tarefas e atribuir às pessoas certas o trabalho certo para obter o resultado desejado. Isto mostra inteligência empreendedora e do negócio, visão de futuro e que o empreendedor está disposto a aprender com especialistas como melhorar continuamente os processos de sua empresa e, com isso, potencializar seus resultados.