Quem não gosta de uma novidade? Eu adoro e amo mais ainda inovar. Aliás, todo ser humano gosta de novidades, e quando estamos de frente para algo novo, o nosso corpo reage liberando uma série de neurotransmissores, entre eles a dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
As pessoas são tão ávidas pelo novo que só para citar um bom exemplo, todos os anos, milhares de compradores, ficam dias e horas, na porta da Apple, nos Estados Unidos, para comprar o lançamento do último Iphone. Elas querem ser as primeiras a ter e conhecer a novidade e, para isso, não se importam em fazer este que, para elas, não é nenhum sacrifício.
E sabe o que é mais interessante? Embora a novidade seja um artifício muito usado em vendas para nos convencer a comprar, ela também é um convite a vivermos experiências totalmente diferentes. Quando nos abrimos ao novo podemos comprar um celular, conhecer pessoas novas, viajar para um lugar diferente e desconhecido e até mesmo conhecer melhor a nós mesmos.
A Novidade no Contexto de Vendas
Todos os dias acontecem milhões de informações novas no mundo, milhões de postagens nas redes sociais, milhões de produtos são criados e comercializados, milhões de inovações, e tudo é ao mesmo tempo muito novo e muito velho. Mesmo assim, na era da informação, se você perde alguma coisa, parece que está por fora de tudo. Isso faz com que muitas pessoas fiquem conectadas quase que o tempo todo para, é claro, não perder nenhuma novidade interessante. Jesus Toma Conta!
O Ativador Mental da Novidade é muito atraente no universo das vendas. Coloque a palavra – “NOVO” em sua vitrine, propaganda, site, email, que certamente as suas chances de vender serão infinitamente maiores. A novidade ativa a curiosidade natural das pessoas, que por sua vez ativa o interesse, que nos faz dar mais atenção a uma coisa nova, e desencadear o desejo de tê-la.
Se você é empresário como eu ou deseja empreender seu negócio, minha dica é – INOVE! Eu, por exemplo, estou sempre estudando, pesquisando, desenvolvendo e criando produtos e serviços novos para incorporar ao portfólio do Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC.
O Poder da Novidade está na Arte de Inovar
Para isso, eu sempre busco agregar conhecimentos e métodos novos, muitos deles desenvolvidos pessoalmente por mim, para com isso agregar valor e oferecer sempre algo diferenciado e inovador aos nossos clientes. Isso já faz parte da nossa cultura como empresa e que os nossos alunos saibam que sempre terão novidades em meus treinamentos com foco em Coaching, liderança e desenvolvimento humano. Maravilhoso!
Ninguém gosta de ficar para trás e com a sensação de que perdeu o bonde. A novidade é uma oportunidade para você expandir suas possibilidades, conhecimentos e ter novas experiências profissionais e pessoais também. Esta curiosidade, este interesse pelo novo, é perfeitamente natural e um ativador mental poderosíssimo. Isso é o que fez o homem evoluir através do tempo, desenvolver inovações, chegar até aqui e querer muito mais.
E sabe o que é mais interessante em tudo isso? É que, com boas ideias, todo mundo pode inovar, criar algo diferenciado e que desperte o interesse das outras pessoas. Na prática isso pode se mostrar por meio da criação de um produto ou serviço ou mesmo de um estilo de vida totalmente novo. As possibilidades são imensas.
Observe ao seu redor e veja onde você pode inovar em sua vida, no seu trabalho, na sua empresa, nas suas relações interpessoais e nos seus resultados como um todo. Não se conforme em ser apenas um consumidor de novidades. Reflita onde você pode fazer algo novo e desperte este gatilho mental em você e nas pessoas em relação ao seu trabalho e ideias, por exemplo.
Fazer uma coisa nova é mais simples do que parece, pois para ser novo não necessariamente algo precisa ser complexo, mas claro, você precisa começar. Para isso acredite em seu potencial e que você também pode criar ideias extraordinárias, que assim como tantas outras, mudaram o mundo e a vida das pessoas de forma positiva.
O que está esperando então? Permita-se e inove também!