De 0 a 10 o quanto você é bom em sua tomada de decisão? Começo fazendo estes questionamentos porque o ato de tomar decisões ou escolher é um poderoso ativador mental. E é justamente sobre ele que vamos falar hoje em nossa série sobre os nossos impulsionadores mentais.
Para muitos pode ser um verdadeiro transtorno ter que escolher entre A ou B. Já para outras pessoas, mais decididas, o bom é ter opções para avaliar e, então, tomar sua decisão. A questão é logicamente quando escolhemos alguma coisa, estamos abrindo mão de outra. Entretanto, é muito importante que ao tomar qualquer decisão, também tenhamos bem claro que não há perda sem ganho e ganho sem perda.
O Excesso de Opções Dificulta a Tomada de Decisão
E sabe o que é mais curioso? Um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, revelou que em se tratando de vendas, por exemplo, quando há menos opções, as pessoas compram mais do que quando há muitas possibilidades de escolha.
Isso mostra que na verdade, as pessoas querem ter mais facilidade para decidir e não um milhão de opções para lhe confundir. Quando vamos ao supermercado ou ao shopping, por exemplo, e nos deparamos com aquela infinidade de produtos, dos mais diversos tipos e marcas, temos que filtrar as nossas escolhas para tomar uma decisão sobre o que vamos levar ou não.
Isso nos ajuda a não perdemos tempo ou a enlouquecer em meio a tantas alternativas. Para simplificar, podemos colocar como elemento de decisão, itens como (preço, marca, loja, validade) de modo a facilitar a nossa vida na hora de fazer nossas escolhas.
A Apple é uma empresa que levou tudo isso em conta e ao criar sua linha de smartphones e, ao invés de fazer como seus concorrentes, que davam nomes complexos aos seus telefones; criou nomes bem simples para seus produtos, apenas com uma letra, nome e um número (Iphone 5; 5S; 6, 6 Plus…) Isso facilita bastante a escolha do modelo e a vida do cliente, que por estas denominações, podem tomar a decisão sobre qual versão vai comprar, sem sofrimento.
Por isso, se você é um vendedor, evite deixar seu cliente confuso. Ofereça somente e, no máximo quatro opções, por vez, e concentre-se em demonstrar, as qualidades, diferenciais e vantagens daquilo que vende.
Ajude seu Cliente a Decidir
Como empreendedor, dono de um negócio, de uma empresa, uma boa dica é simplificar seus processos. Se o seu site tem um formulário enorme, procure deixá-lo mais resumido e objetivo. Do mesmo modo, oriente seus profissionais a serem claros e mais assertivos no atendimento aos seus clientes, a ouvir o que eles querem, para assim, oferecem a eles os produtos e serviços certos.
E sabe por que estas medidas são importantes? Porque muitas pesquisas científicas apontam que diariamente, nós temos que tomar de quatrocentas a mil pequenas decisões. Isso, com certeza, sobrecarrega a nossa mente e pode nos levar ao que os cientistas estão chamando de “cansaço de decidir”.
Por isso mesmo, criamos certos atalhos mentais e, com base em nossas crenças, valores, informações e conhecimentos; usamos este conjunto de ferramentas para guiar a nossa tomada de decisão. É certo que lá na frente algumas delas podem se mostrar não muito efetivas, mas uma coisa é certa: sua decisão foi sempre o melhor que você podia fazer naquele momento.
Então, honre e respeite a sua história, e não sofra ao tomar suas decisões. Use este ativador mental poderoso a seu favor, crie parâmetros que te ajudem a fazer escolhas melhores e mais conscientes e assuma os riscos e também viva os benefícios de decidir.
Isso pode representar crescimento em sua carreira, melhoria nas suas relações interpessoal, menos tempo perdido para escolher uma roupa, menos ansiedade e mais qualidade de vida em todos os sentidos.
Saiba também que se omitir é tomar uma decisão e, isso, como tudo em nossa vida, também tem suas consequências em nossos resultados e em nossa felicidade de modo geral. Encare seus dilemas, avalie suas opções e decida o que é melhor para você em cada momento, pois é como eu sempre digo, é melhor ter opções do que não ter opção nenhuma.