Rapport

Merkushev Vasiliy/Shutterstock o rapport é o elemento mágico que leva ao flow e gera conexão e empatia entre as pessoas

Rapport, sem ele o processo de Coaching, simplesmente não tem início e as conexões internas e externas não acontecem. A palavra de origem francesa, derivada do termo rapporter, representa “trazer de volta”. Na prática, quer dizer criar conexão, ou seja, rapport é o ato de conectar energias, intenções, objetivos e fazê-los caminhar na mesma frequência e direção. Maravilhoso!

Por meio dele é possível criar a empatia necessária a que, por exemplo, juntos, coach e coachee possam desenvolver um processo de Coaching realmente efetivo. Entretanto, não basta apenas estar frente a frente e iniciar uma conversa, é preciso que haja receptividade e que ambos sintam empatia, verdade e confiança nas informações e emoções trocadas.

Se, por exemplo, o cliente não se sente à vontade com seu apoiador e, à primeira vista, tem uma impressão não muito positiva de seu coach, ao iniciar a conversa de Coaching, conhecer seu trabalho, sua forma de comunicação e expressão; em pouco tempo eles podem entrar num profundo rapport e eliminar este bloqueio inicial e substituí-lo por uma conexão sinérgica.

Assim, ao final do encontro ambos terão construindo um ambiente seguro, de confiança, onde cada um pode fazer sua parte em prol dos resultados esperados.  E sabe por que isso acontece? Porque quando estamos em rapport entramos no universo do outro sem sair do nosso, conseguimos identificar seus sentimentos, emoções, visualizar suas experiências e sentir empatia por tudo isso.

O Poder do Rapport na Vida e no Coaching

Não por acaso, quando estamos neste ambiente mágico podemos ficar horas e horas conversando como se estivéssemos em outra dimensão, e o que é mais fantástico é que isso pode acontecer com uma pessoa que estamos vendo pela primeira vez na vida. A sensação que fica é a de que a conhecemos há tempos.

Por isso mesmo, no processo de Coaching é essencial criar um rapport que permita ao coach e ao seu coachee desenvolverem uma confiança, empatia e respeito mútuos. Isso permite que o cliente esteja mais aberto a compartilhar seus sonhos, desejos, medos e receptivo a ouvir os feedbacks que proporcionaram suas evoluções e melhorias em todos os sentidos.

De modo geral, criamos rapport também quando estamos fazendo algo de que gostamos muito, como ouvir nossas músicas preferidas, ao fazer um trabalho pelo qual somos apaixonados, quando estamos conversando com aqueles que amamos e quando estamos mais receptivos a conhecer pessoas diferentes e ficamos, por horas, trocando ideias, experiências e interagindo positivamente.

Então, da próxima vez que você estiver completamente focado em algo que goste muito de fazer ou numa conversa, por horas a fio, saiba que isso também é o que chamamos de rapport. Todas as vezes que ele acontece, algo mágico também nasce dali, pois este é o melhor tipo conexão que fazemos com nós mesmos, com o mundo e as pessoas à nossa volta. Experimente!