No ambiente de trabalho, chamamos de Culture Code (código cultural), as regras que a instituição define como sendo os parâmetros que devem ser seguidos por todos para que a empresa construa sua marca frente ao mercado e aos seus clientes internos e externos. Trata-se da identidade da organização, que é baseada em sua missão, visão e valores, ou seja, no que ela é agora e deseja ser no futuro.
Nas empresas que defendem o culture code geralmente esta ideologia vai além da fala, ou seja, estas regras, posturas, metas e ideologias são sempre documentadas. Assim, todos os stakeholders têm acesso a este documento e podem entender melhor suas diretrizes e buscar incorporá-las ao seu trabalho.
Além disso, por meio do culture code a organização deixa claro quais são os comportamentos que espera de seus funcionários e quais repudia, tornando mais eficiente seu processo de entendimento e balisando melhor suas ações. Para isso, todos os colaboradores devem receber o documento e ter acesso às informações contidas nele, porém ninguém pode ser exigido a segui-lo, se não tiver sido ainda devidamente apresentado ao manual institucional.
Benefícios do Culture Code
Sempre falo da importância de alinhar as pessoas aos processos e vice-versa. No ambiente de uma empresa, o alinhamento de sua cultura organizacional é ponto-chave para o desenvolvimento de suas atividades e para que haja uma maior eficiência operacional. Fazer mais e melhor, com menos, é sempre um dos objetivos.
Por isso, quando tudo fica bem claro, seja por meio das orientações dos líderes ou por meio de uma guia institucional que corrobora seus objetivos, diretrizes e posturas, os colaboradores têm uma base sólida para realizar suas tarefas, ficar mais atento aos seus comportamentos, torná-los mais positivos e para trazer os resultados que a empresa almeja.
Geralmente um dos principais problemas das organizações é a falta de processos claros, falta de parâmetros e regras que orientem os profissionais em seu trabalho e atitudes. Por isso, empresas como Netflix e Ambev, por exemplo, se destacam por terem seus culture code e por fomentar as posturas, filosofias e resultados que objetivam alcançar. Como reflexo desta organização, vemos profissionais mais engajados, conscientes, motivados e também a atração de jovens talentos que, de modo geral, buscam empresas mais organizadas para trabalhar e construir sua carreira.
Sabendo de tudo isso, como você avalia o culture code de sua empresa? Ela possui um documento formal com suas regras, objetivos, desejos e condutas? Sente que ter um direcionamento como esta faz a diferença ou falta? Comente e compartilhe a sua opinião abaixo!