Todos querem saber qual é o perfil de líder ideal. Os jornais, as revistas, estudiosos, os sites especializados: todos se perguntam constantemente se existe um padrão de liderança que é o melhor e como tal, deve ser seguido. Será que o guia certo é aquele mais liberal, que faz questão de que sua equipe participe das decisões? Será aquele que centraliza o poder e tenta controlar todo o trabalho? Ou será ainda o líder coach, a liderança que usa habilidades e competências de Coaching para conduzir a empresa aos resultados? Continue lendo, pois é hora de pensarmos juntos sobre isso.
Qual é o Líder Ideal?
A primeira coisa que precisamos entender é que cada empresa tem seu próprio perfil de líder ideal, pois muito do que ela é corresponde diretamente à personalidade, imagem, comportamento e mentalidade do seu dono. Nos empreendimentos que estão começando agora, por exemplo, em que geralmente o empreendedor além de administrador principal, é também o único líder, podemos ver no início certa centralização das tarefas e uma dificuldade para delegar o trabalho, ou seja, compartilhar o trabalho com sua equipe.
Por outro, não podemos dizer que isso seja uma regra no universo dos empreendedores, uma vez que muitos têm um perfil mais estratégico, planejador e menos executor. Por isso, eles entendem que precisam ser mais democráticos e ter ao seu redor: profissionais capacitados, que lhe deem suporte operacional, colaborem com ideias, sugestões, ajudem a tomar decisões; enquanto pensam nas ações de crescimento do seu negócio.
Nas empresas maiores, com uma cultura organizacional já bem definida, os líderes seguem o perfil que a instituição considera como sendo o mais compatível com o modelo de gestão por ela implementado. Aqui, os líderes são contratados e formados para atender tanto as necessidades da organização como dos seus liderados e, vistos como um meio poderoso de atrair, reter, engajar, desenvolver e motivar os talentos e potencializar a produtividade e os resultados
Sabendo de tudo isso, qual seria é líder ideal então? Bem, já entendemos que cada empresa e gestor têm suas características, mas é preciso entender que a organização também é composta por seus colaboradores, que não querem apenas um salário ao final do mês, e sim ter um líder que os inspire e ajude em seu desenvolvimento e crescimento profissional.
A Importância de Ser um Bom Líder!
Devemos levar em conta também que, segundo diversas pesquisas, as lideranças ruins representam um dos principais motivos de pedidos de demissão nas empresas, são responsáveis por grande parte do turnover, da perda de talentos e inclusive, pelo adoecimento dos funcionários. Portanto, seja qual for o perfil do líder, para que ele seja o melhor para seus liderados, ele deve ter características positivas e que realmente agreguem valor à sua equipe e organização.
Isso quer dizer que, de modo geral, este líder precisa ser um profissional preparado, bem capacitado tecnicamente, com facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, visão sistêmica, humana e estratégica, competências comportamentais positivas bem desenvolvidas como: inteligência emocional, automotivação, resiliência e flexibilidade e, especialmente, ser um bom exemplo para seus profissionais.
Ainda assim, mesmo este perfil pode agradar a uns ou não ser o melhor para outros. A verdade é que cada liderado e empresa têm aquele tipo que considera como sendo seu modelo ideal de gestor e liderança. O certo é que quanto melhor é o líder, melhor é a sua gestão e o respeito, admiração e empatia dos seus profissionais e ,consequentemente, os seus resultados.
Por fim, se você quer se tornar o melhor líder que você pode ser, conte com o Leader Coach Training- LCT, o melhor programa de formação de líderes com habilidades e competências de Coaching do Brasil.