Inteligência Empresarial

Sergey Nivens/Shutterstock A Inteligência Empresarial permite ter dados que ajudam a tomar decisões com mais assertividade!

Quando falamos em Inteligência Empresarial estamos falando em Business Inteligence, que também é a chamada Inteligência de Negócios, qualidade que permite a uma empresa estar atenta ao que acontece à sua volta, reunir uma série de dados, decodificar estas informações e transformá-las em algo que ajude a elevar seus resultados. Isso é que permite estar ligado nas tendências de mercado, implantar melhorias, corrigir falhas e inovar de forma realmente eficiente.

Num ambiente tão competitivo como o das empresas, é difícil imaginar que ainda haja líderes sem esta inteligência empresarial, uma vez que esta competência é essencial para conduzir o crescimento do empreendimento em todas as suas esferas, bem como para gerir efetivamente os processos, liderar as pessoas de modo assertivo e conduzi-las ao alcance dos resultados.

Vantagens da Inteligência Empresarial

Quanto mais preparada à empresa está, menores são os seus riscos e melhor é a sua tomada de decisão, pois o business intelligence é uma espécie de bússola que orienta os passos; aponta os desafios e ameaças; como também mostra como as oportunidades podem ser mais bem aproveitadas.

Além disso, a inteligência empresarial conceito é o que ajuda a construir uma cultura organizacional bem estruturada, sólida e que seja congruente com os valores que a empresa defende. Também ajuda a orientar o trabalho dos colaboradores; que tendo conhecimentos e informações corretas podem desenvolver suas tarefas com excelência, ser mais produtivos e maximizar seus resultados de forma sempre crescente e positiva.

Como a Inteligência Empresarial Pode Ajudar seu Negócio a Crescer

Pense em como seria bom poder tomar decisões com base em dados realistas sobre o mercado e não apenas no seu feeling! De fato, a experiência do empresário e dos seus líderes não pode ser negada, porém, o mercado está cada vez mais profissional e já não se aposta as cartas apenas tendo como base uma intuição ou sentimento. A bola da vez é o que chamamos de Big Data!

Para isso, é preciso munir-se de dados e informações pertinentes ao seu empreendimento; saber analisá-los de forma assertiva e propor as melhorias e inovações a partir de referências factíveis. Além do mais, é essencial conhecer profundamente seu segmento; estar atento às tendências de mercado; observar o que os seus concorrentes estão fazendo, estar a par das mudanças políticas, econômicas e sociais e, especialmente, focar em saber o que seu cliente deseja, como pensa e age e mais ainda o que ele espera da sua empresa.

Inteligência Empresarial é isso – olhar ao mesmo tempo para fora e para dentro do seu negócio, pensar fora da caixa, inovar e buscar melhorias contínuas para sua empresa. A intenção é que ao investir neste componente – chave, os seus resultados possam ser impulsionados por meio de um trabalho mais bem pensado, planejado e estruturado, de uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva, profissionais bem preparados e ações mais eficientes em todos os departamentos.

O que está esperando? Ele os resultados da sua empresa por meio da Inteligência Empresarial. Para isso, procure desenvolvê-la e levar esta mesma mentalidade a todas as pessoas que compõem sua empresa.