Quantas vezes, em momentos de necessidade, buscamos nos conectar mais profundamente as palavras com nosso lado espiritual, nossa divindade, recorrendo à Bíblia, a Evangelhos, Salmos, Mantras e Orações? O que todos nós queremos é Felicidade e para que seja plena é importante que ela esteja relacionada ao Sossego, Paz, Confiança, Refrigério, Esperança, Justiça, Propósito, Fortaleza, Segurança e Bondade.
Um dos mais conhecidos Salmos do Velho Testamento é o Salmo 23. Mas quando o lemos, será que estamos sendo capazes de compreender verdadeiramente o significado de cada palavra, de cada frase?
O Poder das Palavras do Salmo 23 –
Do âmbito do Coaching, poderíamos interpretar o Salmo tendo como base fundamentos, técnicas e ferramentas da metodologia que incluem a Pirâmide os 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo e a Psicologia Positiva.
“O Senhor é meu pastor” – Isso é relacionamento. Um dos primeiros níveis da pirâmide do processo evolutivo e faz parte do Coaching Remediativo.
“Nada me faltará” – Isso é suprimento. Está ligado à psicologia positiva, a manter o foco no que é bom e enxergar oportunidades invés de problemas.
“Caminhar me faz por verdes pastos” – Isso é descanso. Está relacionado ao momento em que nos conectamos com nós mesmos, nosso momento de meditação, momento de analisar nossas vidas e desfrutar dos bons momentos. Nem só de trabalho vive o homem.
“Guia-me mansamente por águas tranquilas” – Isso é cuidado. Mesmo quando pensamos estar sozinhos, não estamos. Deus e o Universo cuidam de nós e nos fazem perceber que as coisas só acontecem em nossas vidas quando tem que acontecer. Leis espirituais da Índia. A pessoa que chega é a pessoa certa; O que acontece é a única coisa que podia ter acontecido; Toda vez que iniciamos algo, é o momento certo; Quando algo termina, termina.
“Refrigera minha alma” – Isso é cura. É a capacidade que temos de nos curar por meio de nossos pensamentos e de nossas atitudes, por meio da meditação e da mudança de mindset. É estar em paz com quem verdadeiramente somos, em nossa essência.
“Guia-me pelas veredas da justiça” – Isso é direção. No processo de Coaching o primeiro passo a ser definido é o ponto A (estado atual) e o ponto B (estado desejado), para que possamos saber qual direção seguir e possamos assim alavancar e potencializar resultados. Quando em oração dizemos “guia-me”, estamos solicitando ajuda para identificar o melhor caminho rumo ao que queremos alcançar.
“Por amor de seu nome” – Isso é propósito. Quando fazemos algo estamos realizando uma missão, mas toda missão está ligada a um propósito. Fazemos o que fazemos por algum motivo, por algum propósito. No caso, a frase “Por amor de seu nome” deixa clara que o propósito é o amor divino.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte” – Isso é provação. No coaching está diretamente associada com uma das etapas da jornada do herói e transformar em luz as nossas sombras.
“Eu não temeria mal algum” – Isso é fé. Todos nós vivemos com as provações e intempéries do dia a dia, mas se tivermos fé, persistência e acreditarmos que depois das dificuldades seremos recompensados, teremos forças para continuar.
“Porque Tu estás comigo” – Isso é fidelidade. Além de fidelidade, conseguimos encontrar muita fé, pensamento positivo e crença fortalecedora, porque se temos alguém para nos apoiar, nos sentimos empoderados e muito mais seguros.
“A Tua vara e Teu cajado me consolam” – Isso é esperança. Novamente podemos perceber o pensamento positivo, sentimento de acolhimento e esperança.
“Unge a minha cabeça com óleo” – Isso é consagração. É a representação de nosso contato com o divino. O nosso reconhecimento como sendo filhos de Deus. “Sou filho, logo existo!”
“E o meu cálice transborda” – Isso é abundância. Pode ser interpretado também como sendo prosperidade. Uma pessoa de vida prospera só tem a ganhar, porque ela estará em constante evolução, sempre buscando ser melhor a cada dia.
“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida” – Isso é benção. Se nos sentirmos abençoados e formos gratos pelas bênçãos diárias, seremos capazes de transformar positiva e significativamente.
“E eu habitarei seguro na CASA do Senhor” – Isso é promessa. Está ligado ao comprometimento que nosso coachee tem consigo. A casa da divindade de cada um de nós é o corpo que habitamos. Se cuidarmos bem de nossa saúde física, mental e espiritual, se zelarmos por essa casa estaremos seguros.
“Por longos dias” – Isso é eternidade. Pode ser relacionado ao legado que deixaremos no mundo. O que vai ficar de nós depois que partirmos para o plano espiritual.
Entender o significado desses seis versículos, não puramente do ponto de vista espiritual, mas humano, independente da crença religiosa, nos permite transcender barreiras e nos “empodera” a alcançar nossos objetivos com mais equilíbrio, confiança e sabedoria.