Colega falando ao ouvido do outro, fazendo fofoca no trabalho - um dos maus hábitos que devem ser combatidos sempre

Master1305/Shutterstock A fofoca no trabalho causa sérios prejuízos à empresa e aos seus profissionais e deve ser combatida

Desde o momento do nascimento, todos nós estamos sujeitos a desenvolver maus hábitos. Roer unhas, fumar, criar confusões no transito, todas são atitudes que começam a se tornar rotineiras porque não nos livramos da mente reativa.

Reações exageradas são puramente resultado de nossa mente reativa. Essas reações exageradas, em alguns casos podem ser avessas ao perfil de algumas pessoas.  É como se por um instante o indivíduo entrasse em um estado inconsciente e trouxesse à tona todos os males, medos e angústias já vividos e refletissem em ações toda a sua raiva.

Para que seja possível controlar, ou pelo menos amenizar os comportamentos da mente reativa, devemos dar poder à nossa mente analítica. Com a mente analítica, podemos analisar claramente todas as situações e assim, eliminar maus hábitos, ou substitui-los por bons hábitos.

Maus Hábitos Prejudicam nossa Vida

Cultivar maus hábitos consome nossa energia, nos desgasta e nos impede de atingir metas e objetivos, nos causa bloqueios e cria em nós crenças limitadoras. O fato mais preocupante a respeito dos maus hábitos é que muitas vezes não estamos cientes sobre eles e sobre o quanto eles nos atrapalham, atrasam e geram efeitos ruins em nossas vidas. Isso acontece porque na hora da raiva e do impulso, estamos permitindo que nossa mente reativa comande nossas ações e pensamentos.

A mente reativa é a parte da mente que grava todas as impressões experimentadas durante momentos de:

  1. Inconsciência como: Anestesia, hipnose, efeito de álcool ou drogas;
  2. Dores emocionais como: Situações de baque emocional, perdas, fracassos ou luto;
  3. Dores físicas suficientemente fortes para reduzir a capacidade analítica

Em seguida essa gravação é ativada por um acontecimento na vida do individuo, semelhante à lembrança original. A partir daí a reação poderá ser ativada a qualquer momento, involuntariamente e ocorrências desse tipo passam a ser estimuladores da mente reativa, seja qual for o contexto original da reação.

Por exemplo: um indivíduo que sofreu um assalto numa determinada rua, ao passar pelo mesmo lugar novamente, se sentirá incomodado e amedrontado, consequentemente, pensará imediatamente na possibilidade de estar correndo o risco de ser assaltado, mesmo que não haja perigo algum.

A partir daí temos comportamentos inexplicáveis e reações de raiva, angustia, medos, respostas agressivas e ríspidas das quais nos arrependemos depois, porque a mente reativa entra em ação sem a permissão da pessoa.

 Como Nascem os Maus Hábitos?

Algumas das características geradoras dos maus hábitos são o estresse e os problemas do passado. Muitas vezes misturamos canais e trazemos para o presente: ansiedades, medos, reações que são apenas reflexos de situações passadas.

Uma maneira interessante de quebrar o ciclo vicioso da mente reativa é cultivar a mente analítica. Isso é possível através do estudo e das técnicas da Dianética. Nossa vida é diretamente proporcional ao estado de operação de nossa mente.  Com a Dianética podemos compreender melhor o motivo pelo qual as pessoas fazem o que fazem e o que causa o comportamento irracional em cada uma delas.

As técnicas da Dianética nos permitem descobrir nosso verdadeiro potencial, nos permitindo também compreender melhor a fonte de nossos medos irracionais, nossas ansiedades e inseguranças que muitas vezes nos impedem de vencer na vida.

A mente analítica é o racional, consciente, ciente de que pensa, observa os dados, se lembra e resolve problemas.  A mente reativa é a parte da mente de uma pessoa que trabalha totalmente numa base de estímulo–resposta. Ela não está sob controlo volitivo, e exerce força e o poder de comando sobre a consciência, propósitos, pensamentos, corpo e ações.

Ao cultivar a mente analítica nos tornamos capazes de eliminar crenças limitantes, ultrapassar limites e ir além, nos tornando mais próximos da melhor versão de nós mesmos. Podemos relacionar a mente analítica e a mente reativa com nossos “selfs”. A mente analítica está mais associada ao nosso Self 1, racional, consciente, cautelosa, lógica e olha as partes. Já nossa mente reativa está mais associada a nosso Self 2, inconsciente, intuitivo, imaginativo, impulsivo.

Poderíamos ainda considerar que nossa mente analítica tem certa parcela de participação em nosso pensamento sistêmico, por exemplo, uma vez que ao pensar sistemicamente, analisamos detalhadamente o ambiente que nos cerca, os prós e contras, e também analisamos a maneira como nos enxergamos nesse ambiente.

Outra técnica que pode ser associada ao pensamento analítico é a meditação. Quando silenciamos nossa mente somos capazes de enxergar as coisas e situações com muito mais clareza e serenidade.  Um dos segredos para eliminar maus hábitos é exatamente esse: Cultivar a mente analítica, eliminar crenças limitantes e perceber nossos comportamentos diante das mais variadas situações do dia a dia.

Que hábitos você tem cultivado? Você tem sido mais reativo ou mais analítico? Pense, reflita, seja a melhor versão de você!