Competição e cooperação são conceitos opostos, afinal de contas, um defende a rivalidade entre indivíduos ou organizações, enquanto o outro defende uma relação de ajuda mútua. Assim, algumas empresas se identificam mais com um lado do que com o outro, dependendo dos seus valores e da sua cultura.

Mas e se disséssemos que é possível unir esses dois opostos em um mesmo sistema? Mais ainda, e se disséssemos que isso não só é possível, como também benéfico às organizações? É da junção da cooperação com a competição que surge o termo “coopetição”. Na sequência, vamos entender melhor em que consiste essa filosofia e como ela pode ser aplicada. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O conceito de coopetição

Coopetição é um método inspirado na Teoria dos Jogos que une cooperação e competição, com o objetivo de incentivar empresas a atuarem juntas e profissionais a desenvolverem uma competitividade saudável no seu ambiente de trabalho. A intenção é que, a partir disso, possam unir as suas expertises e gerar grandes resultados conjuntamente.

No âmbito das empresas, a coopetição representa a união de duas ou mais organizações com objetivos comuns, que juntam os seus serviços e conhecimentos complementares para atingirem determinado objetivo. Ainda assim, mesmo cooperando para reduzir custos e otimizar o processo de desenvolvimento, produção e distribuição de um produto ou serviço, elas não deixam de competir pelo seu espaço no mercado.

Exemplo de coopetição entre empresas: Apple e Samsung

Um exemplo do processo de coopetição é protagonizado pela Apple e pela Samsung. Poucos sabem, mas estas duas empresas, conhecidas mundialmente por sua forte competição e concorrência pela liderança no mercado de smartphones e demais dispositivos eletrônicos que produzem, também “coopetem” e trabalham juntas.

Quer uma amostra disso? A empresa coreana já desenvolveu e produziu, por exemplo, telas para o iPhone (Retina Display), componentes para iPad e vários gadgets para a multinacional americana.  Assim, mesmo lançando a cada ano produtos que concorrem pelo mesmo mercado, essas duas empresas também trabalham juntas na produção desses itens.

O conceito de coopetição aplicado a equipes

No ambiente profissional, não é muito diferente, pois, ao mesmo tempo em que competimos pelo nosso espaço, também estamos ajudando e sendo ajudados a realizar o nosso trabalho.

De acordo com a Teoria dos Jogos, para alcançar resultados comuns, cada colaborador deve atuar como um jogador de um time e compartilhar as suas habilidades em prol do resultado final. No futebol, por exemplo, essa meta seria o gol. Assim, se vários jogadores têm uma mesma função dentro de campo, eles competem entre si para ver quem será o titular e quem ficará no banco de reservas. No entanto, essa competição é positiva, pois, quando cada um dá o melhor de si, a equipe inteira prospera.

Em uma empresa, a coopetição pode representar desde a redução de custos na produção de um item ao aumento da sua eficiência operacional. Estando à frente da gestão de uma equipe, é essencial que o líder estimule sempre a cooperação e também uma competição saudável, de modo que os profissionais se ajudem mutuamente e saibam trabalhar em equipe, mas também queiram se destacar individualmente pelo seu desempenho.

Colocando a coopetição em prática

Pode parecer uma ideia contraditória, mas não é, pois, mesmo que todos trabalhem juntos e cooperem com o trabalho uns dos outros, é normal que um colaborador com características e habilidades (técnicas, emocionais e comportamentais) bem desenvolvidas naturalmente acabe se destacando bem mais em relação aos outros funcionários.

Isso acontece com um profissional ou com uma organização, pois, mesmo uma empresa que trabalha no sistema de coopetição com outras, pode ser líder no mercado por ter estratégias de vendas e marketing melhores do que as suas concorrentes. Compreender isso é importante para que não haja conflitos!

Por isso, tanto na coopetição entre empresas quanto na coopetição entre colaboradores de uma organização, é necessário haver regras. Algumas empresas adotam esse sistema, sobretudo no departamento de vendas. Elas oferecem prêmios aos profissionais que mais vendem, estimulando uma competição saudável. Contudo, é importante verificar se todos estão seguindo as regras do jogo, afinal de contas, “puxar o tapete” do colega já não faz parte da proposta da coopetição, OK?

Benefícios da coopetição

Confira, na sequência, os 4 principais benefícios que a estratégia de coopetição oferece.

1. Expansão do mercado

A troca de conhecimentos e tecnologias entre duas empresas concorrentes pode expandir o mercado em que elas atuam. É o caso de organizações que estão chegando agora em outras regiões ou países. Fazer parcerias com empresas locais, mesmo que sejam concorrentes, pode facilitar o processo.

2. Inovação

A inovação é também uma das vantagens que a coopetição promove. Quando as empresas se unem, podem surgir ideias muito criativas, que unem os conhecimentos dos dois lados. O mesmo vale para as equipes: se diferentes times de vendas de uma empresa, por exemplo, competem por um prêmio, isso pode estimulá-los a desenvolver novas estratégias para alcançar os resultados desejados.

3. Redução de custos

A coopetição pode promover um efeito muito positivo nas empresas, que é a redução de custos. Quando todos dão o melhor de si, a produtividade aumenta. Assim, se duas empresas compartilham os seus recursos em um processo de coopetição, isso pode gerar economias para ambas, sobretudo nas áreas de logística, pesquisa e produção.

4. Compartilhamento de know-how

Por fim, é fato que os projetos de coopetição geram um compartilhamento de know-how, ou seja, de conhecimentos. Assim, podemos ensinar e/ou aprender muito com aqueles com os quais estamos competindo, seja da mesma, seja de outra organização. Todos podem sair ganhando dessa estratégia, desde que não haja deslealdade.

Agora que você já sabe o que é coopetição, perceba ao seu redor como esse conceito está em todos os lugares e como este sistema pode ser saudável e positivo, tanto para as equipes no seu trabalho como para as organizações em geral.

E você, ser de luz, o que pensa sobre essa estratégia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!