Muitas pessoas pensam em empreender ou mesmo em se tornar grandes profissionais, porém não sabem como perder a vergonha de vender suas ideias, produtos ou serviços e transformar suas intenções em grandes resultados. É essa vergonha que amedronta os indivíduos e leva a pessoa acreditar que ao invés de estar fazendo a coisa certa, está cometendo um erro ao arriscar-se realizar o que deseja.
Na prática, numa situação de trabalho, por exemplo, o profissional com vergonha pode ser prejudicado, pois na hora “h” não consegue vender suas ideias ao chefe. Assim, ele perder também oportunidades de mostrar seus conhecimentos e capacidades e de crescer na empresa. Num negócio é também este constrangimento que impede um potencial empreendedor de vender suas boas ideias e de conseguir parceiros que queiram investir nelas.
Por que Sentimos Vergonha?
Existem vários motivos para as pessoas sentirem vergonha. Um deles é a falta de autoconfiança, fator que leva a pessoa a não acreditar em si mesma, a ter baixa autoestima, pensamentos negativos, a boicotar-se e, consequentemente, a ficar inibida de tal jeito que não consegue vender qualquer coisa.
Quando não acreditamos em nós mesmos ou estamos insatisfeitos com nossa autoimagem, tendemos a não nos sentirmos suficientemente confiantes para construir grandes resultados. Isso faz com que, tanto em nosso trabalho como em nossa vida pessoal, os nossos argumentos de vendas não sejam tão convincentes, o que faz com que os outros não se interessem pelo que temos a oferecer.
Outro elemento que faz a pessoa sentir vergonha é a sensação de não merecimento de sucesso. Assim, mesmo que o indivíduo tente ser o melhor vendedor, internamente existe algo mal resolvido que sempre luta contra seus resultados. Em parte, isso acontece em decorrência de experiências negativas ainda não ressignificadas, de crenças sabotadoras herdadas dos pais ou de pessoas próximas, especialmente, na infância e na adolescência.
Como reflexo disso na vida adulta, além do sentimento de culpa por tentar ir além, mesmo que tenha uma excelente formação e capacitação técnica, no que tange fatores emocionais e comportamentais, a pessoa ainda fica bastante limitada e não se sente segura e apta a desenvolver um bom trabalho por conta destas dificuldades, que levam a vergonha de ser grande, bem-sucedido e merecedor do sucesso.
Como Perder a Vergonha? O Coaching Pode Ajudar!
Coaching é um processo magnífico de desenvolvimento humano para aceleração de resultados. Atua fomentando o autoconhecimento para que assim a pessoa consiga conquistar seu empoderamento, conhecer seus pontos fortes, vencer a vergonha e valorizar quem ela é. Para isso, a metodologia apoia a que o indivíduo consiga identificar quais são os fatores que influenciam no sentimento de vergonha e também os comportamentos que ilustram isso.
A intenção é que ao conhecer as origens do problema, o Coaching, com suas ferramentas, técnicas e métodos, ajuda a pessoa a vencer seus dilemas pessoais e profissionais. Isso é essencial para que o coachee (cliente) tenha a oportunidade de rever suas crenças, eliminar pensamentos sabotadores e de reconhecer suas qualidades, competências, habilidades, dons e talentos para vender ou fazer qualquer coisa que deseje em sua vida.
Se você também deseja criar uma nova história e vencer suas vergonhas de forma rápida, planejada e objetiva, minha dica final é – invista em Coaching. Este é um poderoso método que, tenho certeza, apoiará você a conquistar resultados extraordinários!